XEQUE SAUDITA QUER QUE SE CONDENE A CONSTRUÇÃO DE BONECOS DE NEVE
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=755261#.VLQHTKWGMcs.facebook
*
Um proeminente clérigo da Arábia Saudita levantou polémica ao declarar que a construção de bonecos de neve é um comportamento «anti-islâmico» que deve ser condenado.
Quando perguntaram num site religioso se era permitido aos pais fazerem bonecos de neve com os filhos, o Sheikh Mohammed Saleh al-Munajjid respondeu «Não é permitido fazer uma estátua de neve, nem como meio de brincadeira e diversão», de acordo com as informações da agência Reuters.
Citando académicos muçulmanos, o Sheikh argumentou que construir bonecos de neve era como criar uma imagem humana, uma acção considerada «pecado» segundo o «wahabismo», interpretação conservadora do islamismo sunita.
«Deus deu às pessoas espaço para fazer o que quiserem que não tem alma, incluindo árvores, barcos, frutas, edifícios e por aí adiante», escreveu no seu «decreto» religioso.
A atitude de Munajjid originou diversas respostas no Twitter de utilizadores a escreverem em árabe e com nomes árabes.
«Eles têm medo de tudo pela sua fé... mentes doentes», acusou um utilizador.
Outro publicou uma foto de um homem em trajes árabes a segurar a «mão» de uma «noiva» de neve, completa com sutiã e batom. «O motivo de banir [bonecos de neve] é o medo da sedição», escreveu.
Um terceiro disse que o seu país estava infestado por dois tipos de pessoas: «Um povo à procura de fatwa [leis religiosas] para tudo nas suas vidas; e um clérigo que quer interferir em tudo nas vidas dos outros através de fatwa».
Também houve quem apoiasse o decreto do Sheikh: «Se construir bonecos de neve é imitar os infiéis, então promove a luxúria e o erotismo», escreveu um apoiante.
«Que Deus preserve os académicos, pois eles gozam de uma visão afiada e reconhecem problemas que nem passam pela cabeça de Satã».
Mohammed Saleh al-Munajjid perdeu no ano passado um filho. Anas al-Munajjid foi apunhalado até à morte na Arábia Saudita, reportaram vários meios locais em Abril.
A neve cobriu várias zonas da província de Tabuk, perto da fronteira saudita com a Jordânia, pelo terceiro ano consecutivo.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home