quarta-feira, janeiro 28, 2015

NA IRLANDA - ESTÁTUA DE DIVINDADE CÉLTICA É ROUBADA E SUBSTITUÍDA POR UM CRUCIFIXO COM DECLARAÇÃO MONOTEÍSTA CRISTÃ


Agradecimentos a quem encontrou esta notícia e aqui a trouxe: http://www.bbc.com/news/uk-northern-ireland-30919259
*
Na Irlanda do norte (em Ulad ou Ulster, versão anglo-saxónica do nome), desapareceu do seu lugar, no alto de uma montanha junto ao mar, uma estátua que representava um Deus marítimo, Manannán Mac Lir, uma das principais Divindades célticas insulares.
Manannán foi miticamente o primeiro rei da Ilha de Man (Manand, no antigo goidélico, língua céltica da Irlanda), dando-lhe depois o nome, como o próprio topónimo indica. Acreditam as pessoas da região que o espírito de Manannán Mac Lir se liberta durante as tempestades. Os mais velhos da terra costumam ainda dizer que «Hoje Manannán está zangado» quando o rio Foyle, das redondezas, está bravo, e referem-se às ondas do mar mais agrestes como «os cavalos marinhos de Manannán». Diz a mitologia que o Deus tinha um cavalo que podia viajar sobre a terra e sobre o mar e também um barco de metal que obedecia aos pensamentos dos seus viajantes.
No lugar da estátua foi encontrado um crucifixo de madeira com os dizeres «Não terás outro Deus além de mim», que é uma citação bíblica e uma das bases do Cristianismo, do Judaísmo e do Islão, constituindo precisamente o primeiro dos dez mandamentos que Moisés disse ter recebido de Jeová.
A estátua, feita de fibra de vidro e aço inoxidável, encontrava-se na Montanha de Binevenagh, perto de Limavady, no condado de Londonderry. Tornou-se o monumento numa atracção turística desde a sua instalação, há cerca de um ano. O escultor diz-se perplexo e perturbado porque a estátua foi cortada rente da sua base e foi necessário o trabalho de um certo número de homens durante várias horas para conseguir fazê-lo. Algumas estátuas são roubadas para depois se vender o seu bronze, acrescenta, mas o mesmo não se aplicaria neste caso, visto que os materiais usados não valeriam monetariamente o esforço do seu roubo.




Tudo indica que se trata aqui de um caso de vandalismo cristão, eventualmente motivado pelo receio, tipicamente abrahâmico, do recrudescimento dos cultos pagãos politeístas. 
É o tipo de coisa que acontece frequentemente no Paquistão (maioria muçulmana) e nas zonas da Índia com mais muçulmanos - a destruição de estátuas e templos hindus, ou seja, politeístas, porque para o Islão o politeísmo constitui um dos mais graves pecados: é o «chirque» ou adoração de outros Deuses que não Alá.
Ora a Índia e o Paquistão vivem há séculos um dia a dia por vezes conturbado e primitivo e tal e coisa - onde quer que haja muçulmanos com muito número e força já se sabe como é... - mas  a Irlanda deve ser do mais pacífico que há na Europa e portanto no mundo. A sociedade é laica, ocidental, moderna, humanista... e ainda assim a popularidade de um ídolo pagão suscita uma reacção destas, o que só atesta que, de facto, passe o tempo que passar e passe-se o verniz que se passar na sociedade, o Cristianismo continua a ser fonte de intolerância totalitária, tal como há mil e setecentos anos, quando os cristãos politicamente triunfantes começaram a vandalizar estátuas e templos pagãos, orgulhando-se disso. Esta é a grande raiz, senão a única, do totalitarismo na Europa - do pensamento e actuação anti-democráticos e da imposição a outrem dos seus valores, com uso frequente de diversos tipos de violência. Deve recordar-se, por exemplo, que a Islândia foi convertida ao Cristianismo com base na chantagem e que os Prussianos, que resistiram até ao fim à cristianização, foram vítimas de genocídio por parte da Igreja Católica Apostólica Romana, um genocídio que já tinha sido declarado por Bernardo de Claraval que, séculos depois de Carlos Magno, votou aos pagãos do Báltico o mesmo princípio que o monarca franco tinha pronunciado contra os pagãos Saxões: «ou se convertem ou serão exterminados».
O mesmo tipo de comportamento iconoclasta do alheio que se registou agora na Irlanda, observou-se também, aqui há tempos, na Ucrânia e na Rússia, com a destruição, por parte de cristãos, de ídolos religiosos pagãos, nomeadamente a nova estátua de Perun em Kiev mas não só.

Infelizmente para si mesmos, tais adoradores do crucificado acabam por fortalecer uma consciência de restauração pagã europeia.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na Franca menino muculmano de 8 anos declara apoio aos terroristas:

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/menino-de-8-anos-e-interrogado-na-franca-por-apologia-ao-terrorismo/

29 de janeiro de 2015 às 17:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Rússia diz-se disposta a dar ajuda financeira à Grécia

http://observador.pt/2015/01/29/tsipras-dia-3-schulz-em-atenas-bolsa-abriu-mais-calma/

29 de janeiro de 2015 às 19:21:00 WET  
Blogger Caturo said...

Respostas:

http://gladio.blogspot.pt/2015/01/semanario-o-diabo-de-27-de-janeiro-de.html

http://gladio.blogspot.pt/2015/01/sobre-simpatia-de-hitler-pelo-islao.html

http://gladio.blogspot.pt/2015/01/eleicoes-na-grecia-vitoria-relativa-da.html

29 de janeiro de 2015 às 21:02:00 WET  
Blogger Caturo said...

Respostas:

http://gladio.blogspot.pt/2015/01/semanario-o-diabo-de-27-de-janeiro-de.html

http://gladio.blogspot.pt/2015/01/sobre-simpatia-de-hitler-pelo-islao.html

http://gladio.blogspot.pt/2015/01/eleicoes-na-grecia-vitoria-relativa-da.html

29 de janeiro de 2015 às 21:02:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Muculmano invade armado TV publica holandesa:

http://pt.euronews.com/2015/01/30/holanda-policia-tenta-apurar-motivos-de-jovem-armado-que-invadiu-tv-nacional/

30 de janeiro de 2015 às 14:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Portugal concedera cidadania a judeus expulsos do pais:

http://portuguese.ruvr.ru/news/2015_01_30/Portugal-conceder-cidadania-a-descendentes-de-judeus-expulsos-do-pa-s-h-cinco-s-culos-8267/

30 de janeiro de 2015 às 14:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo Anónimo disse...
Rússia diz-se disposta a dar ajuda financeira à Grécia

UE NÃO QUERIA O SYRIZA?AGORA AGUENTEM KK..RUSSIA AVANÇA NOS BALCÃS E JA TENTA UMA PONTE DE TERRA COM A CRIMEIA

30 de janeiro de 2015 às 14:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Qual a opinião de vocês sobre o paganismo crescente no Brasil com base em divindades ibéricas?

31 de janeiro de 2015 às 12:05:00 WET  
Blogger Caturo said...

Acho bem, para descendentes de ibéricos.

31 de janeiro de 2015 às 14:42:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home