sábado, setembro 13, 2014

NO DIA 11, DIA NACIONAL DA CATALUNHA - GRANDE MANIFESTAÇÃO EM BARCELONA A EXIGIR REFERENDO PELA INDEPENDÊNCIA

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4119596&seccao=Europa&page=-1
* * *
Centenas de milhares de catalães responderam hoje à tarde ao apelo de associações independentistas, manifestando-se nas ruas de Barcelona pelo terceiro ano consecutivo por ocasião do Diada, o "dia nacional" da Catalunha.

O objectivo da manifestação deste ano é o de formar um enorme V humano por, pelo menos, meio milhão de pessoas. Mas os organizadores estimam que a afluência total de manifestantes ultrapasse o milhão de manifestantes que "vão encher as ruas antes de encher as urnas".
O V representa as ideias de Voto e Vitória e a manifestação deste ano assume particular significado, pois coincide com o 300.º aniversário da conquista de Barcelona pelas tropas do rei Filipe V, em 1714, que levou à abolição das leis e instituições da Catalunha.
Ao início da tarde era já visível uma enorme multidão, a esmagadora maioria envergando camisolas e T-shirts com as amarela e vermelha, ou apenas uma destas cores, muitas delas com a palavra de ordem: "Ara es l'hora" - chegou a hora, em catalão.
Além da população de Barcelona e localidades vizinhas, os organizadores anunciaram terem alugado 15 mil autocarros para transportar pessoas de toda a Catalunha para participarem na manifestação.
O presidente da Generalitat, Artur Mas, reafirmou que o referendo de 9 de Novembro é mesmo para realizar e que Madrid "não pode impedir eternamente a Catalunha de se pronunciar sobre o seu futuro".
Mas tenciona fazer aprovar nos próximos dias no Parlamento catalão uma lei que lhe permita organizar o referendo de Novembro, mas o Governo de Madrid indicou que, caso isso suceda, solicitará de imediato uma apreciação do Tribunal Constitucional sobre a adequação desta lei à Constituição e leis do Estado espanhol.
Em 2012, uma primeira manifestação reuniu mais de um milhão de pessoas; no ano seguinte, foi formada uma cadeia humana ao longo de mais de 400 quilómetros, do Norte ao Sul da Catalunha. Após estas duas manifestações na data da Diada, o governo da região comprometeu-se a realizar um referendo sobre a independência.

Outras fontes, tais como esta, http://xatoo.blogspot.pt/2014/09/11-de-setembro-no-dia-nacional-da.html, falam em cerca de um milhão e oitocentas mil pessoas na manifestação.