terça-feira, julho 01, 2014

... INICIA-SE O MÊS DE JÚPITER, PAI DO CÉU, DEUS DO CÉU LUMINOSO...

Estátua de Júpiter no jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa

Júpiter, versão latina do grande Pai Celestial Luminoso, arquétipo do Deus indo-europeuJúpiter, Senhor do Céu, da Justiça e do Raio, protector dos Latinos... e pode ler-se mais aqui sobre a essencialidade da Sua natureza nas diversas culturas indo-europeias.

«Contemplai essa luz que brilha lá no Alto, a Quem todos chamam Júpiter!»
«Àquilo que em mim reside, essa luz ou o que quer que seja, lanço o meu brado.»
Énio, citado por Cícero em «Da Natureza dos Deuses»

«Vês o sublime e ilimitado fluir do éter, que tudo enlaça no Seu terno abraço? Este devemos ter como o sumo Deus. Chama-O pois de Júpiter.»
Eurípedes, citado por Cícero, op. cit..

«Já o próprio nome "Júpiter", isto é, "o Pai que ajuda", quando declinado fica "Iovem", do verbo iuvare ("ajudar"). Dizem os poetas que Ele é "o pai dos Deuses e dos homens" e os nossos antepassados dizem que ele é o Melhor e o Maior (Optimus Maximus), e colocam o epíteto "Melhor" primeiro porque, realmente, Ele é o que mais benefícios traz, e é pois mais digno de reconhecimento ser útil a todos do que ter muitos recursos.»
Cícero, op. cit..

Zeus é o equivalente grego de Júpiter, e a iconografia helénica acabou por muito influenciar a romana, pelo que o aspecto deJúpiter ou de Zeus será, na Arte, basicamente o mesmo; mas não apenas o aspecto e sim também a essência, e isto já não se deve provavelmente à influência grega em Roma, mas sim à comunidade de origem étnica entre Gregos e Romanos, que é indo-europeia ou «ariana». Zeus e Júpiter são pois, respectivamente, a versão grega e a romana do grande Deus indo-europeu do céu luminoso, que é Diaus Pitar na Índia, Dievs no Báltico e, provavelmente, Tiuz na Germânia Tyr na Escandinávia, Dai Patures na Ilíria (actual Albânia), Dezao entre os Kalash (pagãos indo-europeus do actual noroeste paquistanês). Alguns investigadores consideram que o Seu nome original, entre os mais antigos Indo-Europeus, antes da expansão das tribos vários milénios a.c., seria qualquer coisa como *Dyeus Pater, o Pai Céu, Deus do Céu Brilhante. Porque, independentemente da etimologia imaginada por Cícero, que acima se pode ler (e que é importante para compreender a noção que os seus contemporâneos tinham dos Deuses), a Linguística científica identificou a raiz dos teónimos referidos com o radical indo-europeu *Dei-, que exprime um significado de brilho relacionado com o céu, e que originou duas séries de palavras:
- teónimos, como os já mencionados;
- substantivos: «Deus» e «dia». Por exemplo, em Irlandês «Deus» diz-se «Dia», e pronuncia-se, e escreve-se, como em Português...
Coincidentemente, tanto o Diaus Pitar ariano como o Júpiter latino têm consigo relacionada a cor vermelha.