terça-feira, abril 22, 2014

«EUROPEUS» E EUROPEUS NA GUERRA DA SÍRIA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2014/04/21/europeus-aderem-a-guerra-santa-na-siria/
Acabam de ser libertados depois de 10 meses de cativeiro na Síria os jornalistas franceses que, este domingo, chegaram a Paris e que confirmam que há pessoas de todo o mundo envolvidas na guerra síria.
Portugueses e ingleses responderam ao apelo de grupos extremistas, mas não são os únicos como explica o ministro do Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius: “Há franceses, belgas, italianos e todo um conjunto de europeus. Muitos franceses partiram para a Síria e aderiram à guerra santa.”
Um relatório das Nações Unidas aponta para quatro tipos de grupos na Síria: nacionalistas democráticos, islamitas sírios, nacionalistas curdos e radicais. Os últimos são considerados responsáveis por vários crimes de guerra.
De acordo com os serviços secretos britânicos pelo menos três portugueses terão partido de Inglaterra para a Síria.
Estima-se que no total uma dezena de portugueses possam estar ligados à Al Qaeda e a outros grupos radicais a operar no país.

Pois, «portugueses» que, como já se viu noutras notícias recentes, são todos eles de origem não portuguesa, nem sequer europeia...
Mutatis mutandis o mesmo se aplicará provavelmente à esmagadora maioria dos outros combatentes «europeus» que vão participar na guerra civil síria...
Não quer isto dizer que todos, todos os cidadãos europeus que aí se encontram a lutar sejam falsamente europeus, bem entendido... como aqui se pode ler, https://www.hate-speech.org/other-volunteers/, há voluntários europeus de Extrema-Direita a dar punho, tiro e sangue em defesa do regime de Assad - russos, polacos, ucranianos, croatas, moldavos, búlgaros e gregos, nomeadamente da Chrysi Avgi ou Aurora Dourada e da Mavros Kinos ou Lírio Negro que, segundo conta o site deste último grupo, notabilizaram-se pelo seu heroísmo na ofensiva de al-Qusayr, lançada pelo governo sírio em Abril do ano passado.



1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«Um rapper alemão, que se juntou aos jihadistas na Síria, foi morto no domingo na guerra que opõe os grupos rebeldes rivais no leste do país, anunciaram hoje as fontes jihadistas e uma organização não governamental.»

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3824618&seccao=M%E9dio%20Oriente

22 de abril de 2014 às 19:26:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home