«EUROPEUS» E EUROPEUS NA GUERRA DA SÍRIA
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2014/04/21/europeus-aderem-a-guerra-santa-na-siria/
Acabam de ser libertados depois de 10 meses de cativeiro na Síria os jornalistas franceses que, este domingo, chegaram a Paris e que confirmam que há pessoas de todo o mundo envolvidas na guerra síria.
Portugueses e ingleses responderam ao apelo de grupos extremistas, mas não são os únicos como explica o ministro do Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius: “Há franceses, belgas, italianos e todo um conjunto de europeus. Muitos franceses partiram para a Síria e aderiram à guerra santa.”
Um relatório das Nações Unidas aponta para quatro tipos de grupos na Síria: nacionalistas democráticos, islamitas sírios, nacionalistas curdos e radicais. Os últimos são considerados responsáveis por vários crimes de guerra.
De acordo com os serviços secretos britânicos pelo menos três portugueses terão partido de Inglaterra para a Síria.
Estima-se que no total uma dezena de portugueses possam estar ligados à Al Qaeda e a outros grupos radicais a operar no país.
Pois, «portugueses» que, como já se viu noutras notícias recentes, são todos eles de origem não portuguesa, nem sequer europeia...
Mutatis mutandis o mesmo se aplicará provavelmente à esmagadora maioria dos outros combatentes «europeus» que vão participar na guerra civil síria...
Não quer isto dizer que todos, todos os cidadãos europeus que aí se encontram a lutar sejam falsamente europeus, bem entendido... como aqui se pode ler, https://www.hate-speech.org/other-volunteers/, há voluntários europeus de Extrema-Direita a dar punho, tiro e sangue em defesa do regime de Assad - russos, polacos, ucranianos, croatas, moldavos, búlgaros e gregos, nomeadamente da Chrysi Avgi ou Aurora Dourada e da Mavros Kinos ou Lírio Negro que, segundo conta o site deste último grupo, notabilizaram-se pelo seu heroísmo na ofensiva de al-Qusayr, lançada pelo governo sírio em Abril do ano passado.
1 Comments:
«Um rapper alemão, que se juntou aos jihadistas na Síria, foi morto no domingo na guerra que opõe os grupos rebeldes rivais no leste do país, anunciaram hoje as fontes jihadistas e uma organização não governamental.»
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3824618&seccao=M%E9dio%20Oriente
Enviar um comentário
<< Home