quarta-feira, fevereiro 19, 2014

EUROPEUS ESTIVERAM NA PALESTINA HÁ TRÊS MILÉNIOS

Fonte: http://www.pasthorizonspr.com/index.php/archives/01/2014/evidence-of-european-sea-peoples-in-jordan-valley
Arqueólogos suecos da Universidade de Gotemburgo descobriram na Jordânia vestígios da presença europeia nestas terras durante as invasões dos chamados Povos do Mar, gente de origem indo-europeia.
A equipa, liderada pelo professor Peter M. Fischer, escavou num edifício de cerca de sessenta metros, bem preservado, remontando a cerca de 1100 a.c., situado em Tell Abu al-Kharaz.
Os migrantes seriam originários do sul ou do leste europeu e estabeleceram-se no Mediterrâneo Oriental até ao Vale do Jordão. Diz Fischer que «temos provas de que cultura da Europa actual está representada em Tell Abu al-Kharaz. Um grupo de Povos do Mar de ascendência europeia, os Filisteus, estabeleceram-se na cidade. Encontrámos, por exemplo, cerâmica parecida com itens correspondentes da Grécia e do Chipre em termos de forma e decoração e também pesos de tear cilíndricos para produção de têxteis que poderiam ser encontrados na Europa central e sul-oriental mais ou menos na mesma época.»
Esta equipa de arqueólogos estudou um estabelecimento urbano que floresceu aí três vezes: por volta de 3100-2900 a.c. (Idade do Bronze Inicial), 1600-1300 a.c. (Idade do Bronze Final) e 1100-700 (Idade do Ferro). 
Estruturas pétreas notoriamente bem preservadas foram aí encontradas durante as escavações. As descobertas incluem ainda muros defensivos, edificações e milhares de objectos completos produzidos localmente ou importantes do sudeste da Europa. Fischer comenta: «o que mais me surpreende é termos encontrado tantos objectos de terra distante. Isto mostra que as pessoas já tinham muita mobilidade há milhares de anos atrás



2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olha-me só para esta, Caturo:

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2562957/Muslim-leaders-issue-fatwa-against-living-MARS-no-righteous-reason-there.html

19 de fevereiro de 2014 às 21:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ora bem, se os europeus já estiveram na Palestina, isso significa que a Palestina é, de facto, terra indo-europeia. Há que levar a cabo uma vigorosa campanha para expulsar os ranhosos semitas de lá.

22 de fevereiro de 2014 às 02:25:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home