quinta-feira, janeiro 16, 2014

A LUA NA RELIGIÃO POPULAR PORTUGUESA - VESTÍGIOS DE CULTO PRÉ-CRISTÃO

Calha bem que hoje é Lua Cheia...

Fonte: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=84&doc=7801&mid=2
Luar, luar,
Toma o teu ar,
Deixa os meus meninos
Crescer e medrar.
(canção cantada em Baião, in Vasconcelos, 1982, V:80)
Ao contrário do que possa parecer, à primeira vista, abordar algumas das superstições (superstitio, "crenças que ficam", "o que está por cima", super+stare), não é um olhar pelo lado superficial do humano, antes pelo contrário, será um "ver" aquilo que ficou, que se transmitiu (traditio), ao longo dos tempos.
Em ano de eclipse lunar [1999, data do artigo - nota do blogueiro], serão despiciendas quaisquer palavras sobre a importância da simbologia lunar na gestação da criança: na tríade mãe-criança-lua, a lua funciona como cone, "luminoso" ou "sombreado", incidindo sobre uma base formada pela díade, mãe-criança.
São várias as expressões, predominantemente idiomáticas, em Língua Portuguesa, nas quais a lua figura: lua de mel, estar na lua, andar aluado, pedir a lua, é de luas, andar nos cornos da lua, pôr os cornos na lua, ladrar à lua, etc... Em todas estas expressões parece predominar uma carga lunar, simbólica, forte. A lua representa, no inconsciente humano, o "terror do tempo": "os ritmos lunares sempre marcam uma "criação" (lua nova) seguida de um crescimento ( lua cheia), de um decrescimento e de uma "morte" (as três noites sem lua) [...] Para o ?primitivo?, consequentemente, o Tempo é cíclico, o mundo é periodicamente criado e destruído, e o simbolismo lunar de ?nascimento-morte-renascimento? é manifestado num grande número de mitos e ritos." (Eliade, 1991:68-69).
A lua constitui, deste modo, uma espécie de foco espacial abrangente de sinal positivo ?benéfico, e de sinal negativo ? maléfico: a lua representa, assim, simbolicamente, uma área do sagrado, enquanto a criança-mãe é uma especificação do profano. A ambivalência lunar vai forçar o ser humano a criar ritos de propiciação à lua benéfica, e de esconjuração à lua maléfica, tendo sempre como objectivo final assegurar um espaço de protecção, através duma espécie de esconde-esconde ou, melhor, mostra-esconde.
É dentro deste quadro que se podem justificar os ritos lunares de exposição à lua: a criança é mostrada, exposta à lua que funciona como a "madrinha do céu". É exemplificativa a seguinte canção à lua nova, cantada em S. Geraldo, Montemor-o-Novo:

Lua Santa!
Minha madrinha!
Não me faças mal a mim
Nem a coisa minha!
(Vasconcelos, 1982:27)

No Brasil, recita-se três vezes a seguinte oração, para que a lua deixe estender ao luar as fraldinhas da criança:
Luar, luar,
Crescei, minguai,
Dá-me o teu bem, tomai o meu mal,
Aqui está o meu menino,
Deixai-mo criar.
(id., ibid.:28)
As doenças da lua, consequências dos "ataques da lua", são várias: mal do afito (diarreia), quebranto (fraqueza), "afègar" (respiração ofegante). Além das canções, para fazer face a estas doenças há toda uma panóplia de rezas, acompanhadas de unções de unguentos de produtos vários com se unta toda a criança. Em alguns lados (Alto Alentejo, por exemplo), procede-se ao "benzer da lua" ("benzedura" ou "bênçoa" da lua) , feito pela avó que acompanha a reza com a aspersão de azeite. Noutros lados, como no Cadaval, efectua-se a defumação, acompanhada de rezas com cruzes na mão e um crucifixo sobre a criança:
Menina (ou o nome da criança),
A lua por ti passô
E a tua cor luvô
E a sua dêxô;
Ela por aqui tornará a passar
E a tua tornará a dêxar
E a sua tornará a luvar.
Em lôvor de N. S. da Concêção,
Pois ela a tem na sua mão. 
(Vasconcelos, 1982:33)

No domínio dos rituais propiciatório-esconjuratórios à lua, predominam essencialmente os amuletos lunares, infantis e maternos. As meias luas de prata, ou de outros materiais, vêm dos tempos romanos, atravessam o período de permanência muçulmana na Península Ibérica, e chegam aos nossos dias na forma de meias luas de prata, de caroços de azeitona, de aroeira ou de loendro ou adelfa, usado este último pela mulher que amamenta, para que a "lua não lhe apanhe os peitos" (Vasconcelos, 1984:254).
Consiglieri Pedroso (1988:149, 201/3, 257) refere o hábito de, para se saber o sexo da criança, ser necessário saber quando a mãe fica grávida: se no quarto crescente, é rapaz; se no minguante, é rapariga; e que as crianças que nascem na lua cheia são sempre do sexo masculino; há a crença também do que as crianças nascem sempre na enchente da maré.

(...)


13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Militares e cientistas russos admitiram recentemente a possibilidade de criação no futuro de uma arma etnogenética, capaz de exterminar uma determinada etnia através de agentes biológicos que, ao mesmo tempo, não sejam nocivos para outras etnias. Mas o director do Instituto de Genética da Rússia, Nikolai Iankovski contrapôs que “pertencer a uma nacionalidade, a uma etnia, é mais um acto cultural que genético”.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=30400&op=all

16 de janeiro de 2014 às 11:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

entalado entre o Mar negro, o Mar Cáspio, a Federação Russa, o Irão e a Turquia é a região europeia, que tem mais etnias e onde se falam o maior número de linguas. Para termos uma ideia, refiro as etnias:Caucasianas, Georgianas, Abcácias, Chechenas, Ávaras, Lezgui, Tsahur, Laz, Svan, Adigué, Dargwa, Aghul, Karachai, Kumik, Azeris, Nogai, Iranianos, Domari, Ossetios, Curdos, Arménios e Tat.
Em geral, as linguas faladas coincidem com as etnias.


http://weber.blogs.sapo.pt/7127.html

16 de janeiro de 2014 às 11:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Em setembro deste ano, durante os encontros para discutir a identidade russa, Putin afirmou que a Rússia não pode avançar sem uma autodeterminação cultural e nacional. Caso contrário, “o país não poderá responder aos desafios internos e externos, não terá êxito na competição global”.
Putin disse que a Rússia deve evitar o exemplo de países europeus que, segundo ele, estão se afastando das suas raízes, incluindo os valores cristãos. “As pessoas de muitos países na Europa estão envergonhados e têm medo de falar sobre suas convicções religiosas. Feriados religiosos estão sendo eliminados ou recebendo outro nome”.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/32044/marcada+por+conflito+com+minorias+russia+tem+regiao+que+reune+pacificamente+etnias+e+religioes.shtml

16 de janeiro de 2014 às 12:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Suíça poderá expulsar milhares de emigrantes portugueses

Milhares de portugueses podem ser expulsos da Suíça por causa da nova lei da imigração. O governo suíço prepara-se para expulsar os emigrantes que estejam há mais de 12 meses sem traballho. Calcula-se que vivam no país pelo menos 250 mil portugueses e 11 mil estejam sem trabalho.

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014/01/16/suica-podera-expulsar-milhares-de-emigrantes-portugueses

16 de janeiro de 2014 às 14:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

As autoridades federais suíças decidiram hoje acabar com os apoios sociais aos cidadãos da União Europeia (UE) que procurem trabalho no território helvético. O partido União democrática do Centro considera que os suíços devem ter prioridade no mercado de trabalho.


http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2014/01/15/cidadaos-da-ue-a-procura-de-trabalho-na-suica-deixam-de-ter-apoios-sociais

16 de janeiro de 2014 às 14:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A luta sino-japonesa está sendo transferida para uma nova arena. Tendo se cansado de estabelecer a soberania das ilhas disputadas no mar da China Meridional, Pequim e Tóquio decidiram medir forças no continente africano

http://portuguese.ruvr.ru/2014_01_16/T-quio-Pequim-luta-pelo-continente-negro-4084/

16 de janeiro de 2014 às 14:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Funcionários de imigração britânicos premiados por recusarem asilo a refugiados

http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_01_16/Funcion-rios-do-servi-o-de-migra-o-brit-nico-premiados-por-negarem-asilo-a-refugiados-8842/

16 de janeiro de 2014 às 14:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo. Estava querendo te enviar este calendário que montei há uns tempos atrás, mas acabei perdendo e só consegui refazê-lo agora. Coloque este código html numa mini-aplicação do teu blog:

http://julianob8.blogspot.com.br/2014/01/calendario.html

18 de janeiro de 2014 às 05:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

Muitíssimo obrigado, não consegui ainda colocar isto no blogue, porque ainda tenho de actualizar o modelo e farei isso com mais tempo, mas fiz uma experiência no blogue Arx e gostei muitíssimo da ideia, assim que puder trato disso.

Saudações e Gentias e muito obrigado.

18 de janeiro de 2014 às 08:34:00 WET  
Blogger Caturo said...

Onde devo colocá-lo? No html apareceu isto escrito quando tentei aplicar o texto:

Ocorreu um erro ao analisar o XML, linha 2176, coluna 2: The markup in the document following the root element must be well-formed.

18 de janeiro de 2014 às 08:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, você conseguiu colocar o calendário no blog sim. Mas ele está lá embaixo de todas estas ligações à direita, abaixo do mapa com o número de acessos do ClustrMaps. O que você poderia fazer é colocá-lo acima de todas estas ligações, perto do ligação "ver o meu perfil completo". Para isso você precisa mudar a ordem das ligações nas configurações de esquemas.

18 de janeiro de 2014 às 15:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Aliás, este calendário era o que eu tinha em meu blog (não este do link, mas outro que estava bem melhor). Disse para você outra vez que eu estava criando um bom conteúdo para ajudar a divulgar o paganismo em Portugal, e estávamos até a discutir algo no LS.

Mas nunca cheguei a lhe dizer que há uns meses atrás tive problemas e acabei perdendo meu blog sem conseguir recuperá-lo, por isso nunca mais entrei em contato contigo. Mas ao mesmo tempo que desanimei de começar outro blog, acabei tendo mais facilidade de pensar em ideias para divulgar a religião. Enfim... Caso ainda esteja interessado posso lhe enviar novas mensagens lá no LS.

Saudações.

18 de janeiro de 2014 às 16:05:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sim, envia, força nisso, que desta vez vou poder responder.

Saudações.

21 de janeiro de 2014 às 02:33:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home