quarta-feira, junho 19, 2013

PNR NA FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA EM SANTARÉM

O PNR visitou, de modo oficial, a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, tendo a nossa comitiva sido recebida pelo Secretário-Geral da CAP, Eng.º Luís Mira, e acompanhada em visita à feira pelo Eng.º Vasco Garcia (responsável pelo “espaço” CNEMA), com quem tivemos longa conversa. Nesta, apresentámos questões e trocámos impressões, numa perspectiva de queremos de facto aprender mais sobre a extremamente complexa questão da agricultura, ouvindo quem sabe mais do assunto e manifestando as nossas preocupações.
Mais uma vez, fomos tratados de forma extremamente agradável e atenciosa, sendo que, ao fim do dia, ainda recebemos um telefonema por parte de um membro da CAP, que fez questão de manifestar que deixámos uma imagem de simpatia genuína e real interesse pela questão da agricultura.
Os mais de dez apoiantes do PNR que compareceram na acção fizeram uma distribuição de propaganda temática junto da população que encheu as instalações da feira, no meio da qual muitas pessoas seriam certamente de municípios onde apresentaremos candidatura autárquica (nomeadamente Alcobaça e Torres Vedras) e onde o tema da agricultura é evidentemente importante.
Almoçámos na Feira, distribuímos propaganda, visitámos com interesse a exposição e inteirámo-nos de realidades relevantes. Simultaneamente, demos a conhecer a mensagem do PNR a mais pessoas do distrito de Santarém.
Saldou-se assim de modo positivo mais esta acção, que consolidou as linhas principais de preocupação do PNR no que se refere ao sector agro-pecuário, tendo em vista a defesa de modo inequívoco três grandes objectivos:
- o incremento da Agricultura, moderna e optimizada, como factor de produção nacional, criação de emprego e riqueza;
- o apoio à produção local como forma de combate à desertificação das zonas rurais e à emigração ou à migração para as cidades, e também como factor de sinergia que vise optimizar recursos beneficiando a qualidade de vida (reduzindo, por exemplo, as necessidades de transporte e distribuição, o que contribui para uma menor poluição do ambiente);
- o objectivo fundamental de se constituírem reservas alimentares e de se reduzir a dependência externa em matéria de alimentação como importante desígnio nacional, e que está esquecido pelos sucessivos governos que não vêem para lá da lógica economicista.