quarta-feira, fevereiro 13, 2013

«DE REDITO - IL RETORNO»

Recomendo que na medida do possível se veja e divulgue este filme italiano,


intitulado «De Redito - Il Retorno» ou «O Retorno» (da autoria de Cláudio Bondi, em 2003), baseado no poema do mesmo nome, da autoria de Cláudio Rutílio Namaciano, erudito pagão do sul da Gália, aristocrata viajante, que exprimiu o seu desprezo pelos Judeus, motivado talvez sobretudo pelo facto de ter sido desse Povo que brotou o Cristianismo, inimigo da tradição pagã.



Já aqui se fez um tópico sobre esta figura da última resistência pagã antiga à invasão bárbara cristã: http://gladio.blogspot.pt/2008/04/opinio-dum-celto-romano-pago-sobre-os.html


29 Comments:

Anonymous Wergeld said...

Mas não está formalmente correcto desprezar-se o povo judeu por eventualmente dele ter saído um profeta de vertente universalista. É a mesma coisa que alguém detestar Portugal por ter sido um país expansionista no passado, ou a Alemanha por causa do Hitler ou a Rússia por causa do Estaline. Devem-se separar as águas e estabelecer com rigor os nexos causais.
Porque a impressão que releva daqui é a de anti-judaísmo primário, ou então um certo euro-centrismo sem sustentação.

14 de fevereiro de 2013 às 10:25:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Acredite-se ou não, conheci há uns anos um nacionalista que gostava de jazz, e tinha montes de discos do Coltrane e do Miles em casa. Era do mais anti-preto, anti-judeu e anti-comuna que já vi. Que me caia o céu em cima...

14 de fevereiro de 2013 às 12:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Coplas a Santa Águeda (Basco e Castelhano)

Zorion, etxe hontako denoi!
Oles egitera gatoz,
aterik ate ohitura zaharra
aurten berritzeko asmoz.
Ez gaude oso aberats diruz,
ezta ere oinetakoz.
Baina eztarriz sano gabiltza,
ta kanta nahi degu gogoz.


Santa Ageda bezpera degu
Euskal Herriko eguna,
etxe guztiak kantuz pozteko
aukeratua deguna.
Santa maitea gaur hartu degu
gure bideko laguna.
Haren laguntzaz bete gentzake
egun hontako jarduna.

Traducción:
¡Felicidad a todos los de esta casa!
venimos a saludar,
llamando de puerta en puerta como una vieja costumbre
con intención de renovarla este año.
No somos muy ricos en dinero,
ni en zapatos.
Pero andamos con la garganta sana,
y queremos cantar con fuerza.


Tenemos la víspera de Santa Águeda
como el día de Euskal Herria,
El día que hemos elegido
para llenar las casas de alegría cantando.
a la querida Santa hoy hemos cogido
como amiga para el camino.
Con su ayuda podemos llenar
el jornal de este día.

14 de fevereiro de 2013 às 14:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Memorial Verses

Goethe in Weimar sleeps, and Greece,
Long since, saw Byron's struggle cease.
But one such death remain'd to come;
The last poetic voice is dumb—
We stand to-day by Wordsworth's tomb.

When Byron's eyes were shut in death,
We bow'd our head and held our breath.
He taught us little; but our soul
Had felt him like the thunder's roll.
With shivering heart the strife we saw
Of passion with eternal law;
And yet with reverential awe
We watch'd the fount of fiery life
Which served for that Titanic strife.

When Goethe's death was told, we said:
Sunk, then, is Europe's sagest head.
Physician of the iron age,
Goethe has done his pilgrimage.
He took the suffering human race,
He read each wound, each weakness clear;
And struck his finger on the place,
And said: Thou ailest here, and here!

He look'd on Europe's dying hour
Of fitful dream and feverish power;
His eye plunged down the weltering strife,
The turmoil of expiring life—
He said: The end is everywhere,
Art still has truth, take refuge there!
And he was happy, if to know
Causes of things, and far below
His feet to see the lurid flow
Of terror, and insane distress,
And headlong fate, be happiness.

And Wordsworth!—Ah, pale ghosts, rejoice!
For never has such soothing voice
Been to your shadowy world convey'd,
Since erst, at morn, some wandering shade
Heard the clear song of Orpheus come
Through Hades, and the mournful gloom.
Wordsworth has gone from us—and ye,
Ah, may ye feel his voice as we!
He too upon a wintry clime
Had fallen—on this iron time
Of doubts, disputes, distractions, fears.
He found us when the age had bound
Our souls in its benumbing round;
He spoke, and loosed our heart in tears.
He laid us as we lay at birth
On the cool flowery lap of earth,
Smiles broke from us and we had ease;

The hills were round us, and the breeze
Went o'er the sun-lit fields again;
Our foreheads felt the wind and rain.
Our youth return'd; for there was shed
On spirits that had long been dead,
Spirits dried up and closely furl'd,
The freshness of the early world.

Ah! since dark days still bring to light
Man's prudence and man's fiery might,
Time may restore us in his course
Goethe's sage mind and Byron's force;
But where will Europe's latter hour
Again find Wordsworth's healing power?
Others will teach us how to dare,
And against fear our breast to steel;
Others will strengthen us to bear—
But who, ah! who, will make us feel?
The cloud of mortal destiny,
Others will front it fearlessly—
But who, like him, will put it by?

Keep fresh the grass upon his grave,
O Rotha, with thy living wave!
Sing him thy best! for few or none
Hears thy voice right, now he is gone.

MATTHEW ARNOLD

14 de fevereiro de 2013 às 17:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Zorion, etxe hontako denoi!
Oles egitera gatoz,
aterik ate ohitura zaharra
aurten berritzeko asmoz.
Ez gaude oso aberats diruz,
ezta ere oinetakoz.
Baina eztarriz sano gabiltza,
ta kanta nahi degu gogoz".


A sensação, ao ler ou ouvir euscara, parece-me a mesma de um americano ou canadiano brancos a ouvir uma história em comanche ou sioux.

14 de fevereiro de 2013 às 19:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, chegaste a ver o documentario "O legado celta" que eu falei á dias?

Eu vi e reparei que eles a certa altura fizeram menção a xamans e druidas na Galecia!

O que tens a dizer sobre isto?Nao dizias que druidas era so na Galia e Inglaterra?

14 de fevereiro de 2013 às 19:39:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sim, e também reparei nisso, e pareceu-me ousado da parte de quem fez o programa. Há quem afirme que existiriam provavelmente druidas na Galécia, e noutras partes da Hispânia céltica, com o argumento de que há druidas em toda a «Celtandade», por assim dizer. O chato é que para cá dos Pirinéus ainda não se encontraram provas concretas da existência do Druidismo, nem uma só referência dos autores antigos.

14 de fevereiro de 2013 às 19:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, prepare seu coração. :D

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/lifestyle/2013/02/13/319375-um-dos-mais-fortes-candidatos-a-papa-e-homofobico-e-defende-pena-de-morte-para-gays-diz-site

E se tal coisa ocorrer, aposto meu pescoço numa corda que vai haver "nacionalistas" beatos a apoiar este novo Papa apesar de ser negro, afinal ele é contra os gays e tal e por isso não é "tão mau assim"...

14 de fevereiro de 2013 às 22:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, noticias da situacao na Grecia em relacao ao nacionalismo e Aurora Dourada?Aquilo estagnou?

14 de fevereiro de 2013 às 23:49:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não creio. Ainda vai dar muito que falar...

15 de fevereiro de 2013 às 00:42:00 WET  
Blogger Caturo said...

«vai haver "nacionalistas" beatos a apoiar este novo Papa apesar de ser negro, afinal ele é contra os gays e tal e por isso não é "tão mau assim"...»

Não me admirava absolutamente nada que até gostassem muito de o ter como líder espiritual supremo.

15 de fevereiro de 2013 às 00:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, os povos das Cíclades e os Minoanos eram proto-indoeuropeus?
Obrigado.

15 de fevereiro de 2013 às 10:39:00 WET  
Blogger Caturo said...

Penso que não. De acordo com a visão dominante, seriam pré-indo-europeus. Os primeiros Indo-Europeus da Grécia terão sido os Aqueus, que fundaram Micenas.

15 de fevereiro de 2013 às 16:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Era do mais anti-preto, anti-judeu e anti-comuna que já vi. Que me caia o céu em cima...

14 de Fevereiro de 2013 à0 12:37:00 WET

e por que existem incoerentes no movimento todos o são?..é tipo os koshers pegando um caso isolado no meio animal e dizendo que é a regra natural..no facelixo é só o que tem, incoerentes alienados que curtem trojanices do zog sem perceber e acabam sendo agentes do inimigo..mas isso por qye ha 51 anos é isso mesmo o que o inimigo faz..infiltra o lixo dele em quase tudo a ponto de muitas vezes consumirmos lixo sem pecebermos

15 de fevereiro de 2013 às 23:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A sensação, ao ler ou ouvir euscara, parece-me a mesma de um americano ou canadiano brancos a ouvir uma história em comanche ou sioux.

baboseira..os pre-aryas eram caucasicos

15 de fevereiro de 2013 às 23:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

alias basco, ibero e pelasgo (que muito influenciou a lingua arya grega) possuem muito em comum

15 de fevereiro de 2013 às 23:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...


O chato é que para cá dos Pirinéus ainda não se encontraram provas concretas da existência do Druidismo, nem uma só referência dos autores antigos.



14 de Fevereiro de 2013 à0 19:52:00 WET

foi das primeiras zonas celticas a terem sua cultura original destruida pelo ex-lazio, mas então os celtas da zona r1b-norte tinham cultura mais sofisticada?..

15 de fevereiro de 2013 às 23:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

14 de Fevereiro de 2013 à0 22:46:00 WET

obvio, o cerne do politicamente correcto são os pretos e secundariamente os judeus, então pros koshers e beatoides primos cernicos isso é algo comum

15 de fevereiro de 2013 às 23:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

agora imagina o escandalo que seria um candidato falando que era a favor da morte de todos os negros pra reduzir a criminalidade mundial..daí ja tinha de renunciar..hehe

15 de fevereiro de 2013 às 23:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

afinal falar verdades sobre negroides é em demasia incorrectinho..hehe

15 de fevereiro de 2013 às 23:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, noticias da situacao na Grecia em relacao ao nacionalismo e Aurora Dourada?Aquilo estagnou?

sim, o aurora dourada sozinho vai salvar o hemisferio inteiro se o resto do hemisferio não se mobilizar tambem..

15 de fevereiro de 2013 às 23:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ou melhor, o que dele restou

15 de fevereiro de 2013 às 23:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não me admirava absolutamente nada que até gostassem muito de o ter como líder espiritual supremo.

óbvio, afinal não tocou nos grupos do nucleo do politicamente correcto-mc..principalmente os pretos, pois judeus eu ja vi até uma catolica colombiana anti-semita abertamente e ninguem se importava muito, mas se ela fosse anti-negros, aí ja seria um drama só..hehe

15 de fevereiro de 2013 às 23:45:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, os povos das Cíclades e os Minoanos eram proto-indoeuropeus?
Obrigado.

minoanos eram pre-aryas assim como pelasgos, etruscos, íberos e cia, mas eram nostraticos ocidentais

15 de fevereiro de 2013 às 23:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Penso que não. De acordo com a visão dominante, seriam pré-indo-europeus. Os primeiros Indo-Europeus da Grécia terão sido os Aqueus, que fundaram Micenas.

pensei que tinham sido os dorios quem a partir do sul do peloponeso via proto-esparta e cia invadiram creta

15 de fevereiro de 2013 às 23:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

Os Dórios foram, creio, os últimos indo-europeus helénicos a chegar, depois dos Aqueus e dos Jónios. Entre estes todos houve diversas misturas, mas genericamente diz-se que Micenas é a grande cidade dos Aqueus, Atenas a dos Jónios e Esparta a dos Dórios.

15 de fevereiro de 2013 às 23:58:00 WET  
Blogger Caturo said...

«então os celtas da zona r1b-norte tinham cultura mais sofisticada?..»

Mais sofisticada, mercê de ter mais contactos com rotas de comunicação - enquanto na Ibéria os Celtas seriam de uma onda mais arcaica e não teriam recebido por exemplo tanta influência de La Tene, a segunda idade do ferro céltica, atenção ao facto de na Ibéria as terminações dos topónimos serem «-briga», enquanto na «Celtandade» de além Pirinéus predomina a terminação equivalente «-dunum» - ou então até se pode dar o caso de os Celtas da Ibéria não aerem bem celtas ou serem-no mais superficialmente e terem por baixo um gorte substracto pré-céltico, o problema é a celticidade dos Celtiberos e afins ser tão clara na língua. É uma questão problemática, até ver.


16 de fevereiro de 2013 às 00:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

sendo assim não parece que os kalaikoi e os lusitanoi fossem a mesma etnos e sim etnos vizinhas e primas de nostraticidade (até por que tem muita coisa pre-arya no idioma lusitanoi)

17 de fevereiro de 2013 às 04:57:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não, não há muito de pré-indo-europeu no idioma lusitano. E este mostra tal nível de proximidade com o galaico que até há quem considere ambos os idiomas como constituintes de um só bloco étnico, que a comunidade de cultos religiosos principais confirma.

17 de fevereiro de 2013 às 20:08:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home