sexta-feira, fevereiro 22, 2013

ITÁLIA E RÚSSIA CONSTRUIRÃO NOVO SUBMARINO

A Rússia e a Itália retomam as obras de projecção de submarinos destinados à exportação. A aplicação de tecnologias e a experiência de ambos os países acumulada nesse segmento poderão proporcionar elevadas receitas na altura em que muitos Estados procedem à criação ou à modernização de submersíveis ao serviço das respectivas Marinhas.
O mercado de submarinos continua a gerar receitas estáveis para os produtores. Os contratos de exportação abrangem praticamente todos os países produtores de submarinos – a Alemanha, a França e a Rússia. A par disso, os submersíveis modernos tornam-se cada vez mais caros e complexos, o que implica a necessária cooperação na sua projecção e construção. A colaboração permite minimizar as despesas com os trabalhos de projecção, bem como tirar proveito dos sucessos alcançados por diferentes escolas de engenharia naval.
A ideia de convergência surgiu ainda nos finais da década de 90 do século passado, enquanto a projecção de um submarino de 1.000 toneladas se iniciou em 2004. Em 2008, os trabalhos foram suspensos devido à crise económica global. Todavia, a situação actual incute otimismo. É que, em face da demanda crescente, sobretudo, nos países da região asiática e do Pacífico, o projecto russo-italiano, a cargo da empresa russa Rubin e a companhia italiana Fincantieri, pode vir a ser um sucesso.
(...)
Um bom exemplo de cooperação autenticamente europeia, modelo para uma indústria e uma economia de futuro.