CRIME DO GRAFITI ALASTRA
O MP criou um grupo de trabalho para analisar um fenómeno que não pára de aumentar: a pintura de graffiti nos comboios da CP e do Metro. No ano passado, só em Lisboa, a PSP identificou 140 graffiters. Mais 133 do que em 2011.
Há quem percorra um túnel ou uma conduta de ar, sujeito a uma descarga de 750 volts, só para pintar um comboio. A quantidade de graffiti nas carruagens da CP e também do Metro aumenta a olhos vistos. Só na área da grande Lisboa, a PSP registou no ano passado 68 actos de vandalismo e identificou 140 suspeitos. Só na sexta-feira, dia 15, foram detidos cinco rapazes com idades entre os 17 e os 19 anos suspeitos de causar danos de 2.400 euros ao pintar graffiti na estação de metro do Saldanha - ficaram sujeitos a termo de identidade e residência. Um cenário bem mais grave do que em 2011, ano em que a Polícia investigou apenas sete suspeitos num total de 45 situações. Na mira das autoridades estão «grupos de jovens delinquentes», com «necessidade de demarcar território». Mas não só. Fonte oficial da PSP adiantou ao SOL que este fenómeno está a crescer na proporção das «redes sociais» e tem outros protagonistas: «Existem diversos concursos entre graffiters europeus, que se deslocam de propósito ao nosso país. Depois, colocam as imagens no Youtube e assim ganham mais uma ‘estrela’».
E quanto mais inacessíveis são os locais, maior é a projecção internacional que ganham. Para estes artistas, não há locais proibidos. Muitos não hesitam em «danificar portas das saídas de emergência» durante as intrusões no Metro. Outros saltam para a linha quando as composições estão paradas nas estações.
O problema, sublinha a PSP, é «grande impunidade» dos infractores em grande medida por causa das molduras reduzidas dos crimes que cometem, em especial o de dano – que depende de queixa e é punido com pena até três anos de prisão: «Segundo o entendimento de algumas sentenças judiciais o grafitismo é uma arte, sendo os arguidos frequentemente absolvidos». Até hoje só é conhecida uma condenação de quatro jovens que, em 2011, entraram numa estação do Metro para dar rédea solta à criatividade: foram condenados a multas e penas de trabalho a favor da comunidade.
Isso mesmo já reconheceu a procuradoria-geral distrital de Lisboa – que criou um grupo de trabalho com a PSP e a CP para analisar a dimensão do problema nas linhas de Sintra e Cascais. Desde Setembro que procuradores destas duas comarcas se têm reunido com a Polícia e representantes da empresa com uma missão: analisar, um a um, os 32 inquéritos abertos nos últimos dois anos que tiveram origem em actos de vandalismo sobre os comboios daquelas linhas.
«Estamos a verificar o que é que permitiu, ou pelo contrário inviabilizou, o exercício da acção penal contra os participados», disse ao SOL a procuradora da República Elisabete Matos, admitindo que tem havido uma «escassez de acusações e condenações face ao número de casos denunciados». A solução, diz, passará por «aperfeiçoar o conteúdo das queixas e a própria intervenção do Ministério Público (MP) nos inquéritos».
Além do crime de dano, que pode ser qualificado (uma vez que estão em causa bens de valor elevado e de utilidade pública), os infractores arriscam penas por outras condutas proibidas por lei: a entrada em lugar vedado ao público (prisão até três meses) e, o mais grave, atentado à segurança de transporte (entre um a oito anos de prisão).
Enquanto o Governo se prepara para criminalizar estas condutas, a CP faz contas aos prejuízos de um fenómeno que atinge a rede ferroviária em todo o país – em média, todos os dias é vandalizado um comboio. O último balanço disponível mostra que, em 2011, a empresa pagou mais de 360 mil euros só para remover as pinturas. Mas os custos vão além disso. «Os graffiti estão conotados com actos de vandalismo e delinquência, gerando sentimentos de insegurança nos clientes», refere fonte oficial da CP, acrescentando: «Geram-se problemas de segurança, dado que algumas pinturas atingem espaços da maior importância para a operação ferroviária, caso das cabines de condução dos comboios».
Questionado pelo SOL, o Metro não revelou o valor dos prejuízos sofridos. Mas, segundo a PSP, esta empresa tem uma política muito mais intransigente: «Qualquer comboio com danos deste género é suprimido e posto fora de circulação, de forma a minorar o sentimento de insegurança nos passageiros». Para a Polícia, o desafio é outro. «As imagens de videovigilância não ajudam muito, porque geralmente os suspeitos actuam de cara tapada. Ou conseguimos chegar a tempo de fazer uma detenção em flagrante ou teremos um processo de investigação normal», sublinha fonte policial. Nos últimos dois anos, a PSP fez apenas duas detenções-relâmpago.
Tanto trabalho e dinheiro do Povo gasto para depois os «senhores» juízes mandarem os meninos em liberdade, na maior parte dos casos, como acima se viu...
E quanto mais inacessíveis são os locais, maior é a projecção internacional que ganham. Para estes artistas, não há locais proibidos. Muitos não hesitam em «danificar portas das saídas de emergência» durante as intrusões no Metro. Outros saltam para a linha quando as composições estão paradas nas estações.
O problema, sublinha a PSP, é «grande impunidade» dos infractores em grande medida por causa das molduras reduzidas dos crimes que cometem, em especial o de dano – que depende de queixa e é punido com pena até três anos de prisão: «Segundo o entendimento de algumas sentenças judiciais o grafitismo é uma arte, sendo os arguidos frequentemente absolvidos». Até hoje só é conhecida uma condenação de quatro jovens que, em 2011, entraram numa estação do Metro para dar rédea solta à criatividade: foram condenados a multas e penas de trabalho a favor da comunidade.
Isso mesmo já reconheceu a procuradoria-geral distrital de Lisboa – que criou um grupo de trabalho com a PSP e a CP para analisar a dimensão do problema nas linhas de Sintra e Cascais. Desde Setembro que procuradores destas duas comarcas se têm reunido com a Polícia e representantes da empresa com uma missão: analisar, um a um, os 32 inquéritos abertos nos últimos dois anos que tiveram origem em actos de vandalismo sobre os comboios daquelas linhas.
«Estamos a verificar o que é que permitiu, ou pelo contrário inviabilizou, o exercício da acção penal contra os participados», disse ao SOL a procuradora da República Elisabete Matos, admitindo que tem havido uma «escassez de acusações e condenações face ao número de casos denunciados». A solução, diz, passará por «aperfeiçoar o conteúdo das queixas e a própria intervenção do Ministério Público (MP) nos inquéritos».
Além do crime de dano, que pode ser qualificado (uma vez que estão em causa bens de valor elevado e de utilidade pública), os infractores arriscam penas por outras condutas proibidas por lei: a entrada em lugar vedado ao público (prisão até três meses) e, o mais grave, atentado à segurança de transporte (entre um a oito anos de prisão).
Enquanto o Governo se prepara para criminalizar estas condutas, a CP faz contas aos prejuízos de um fenómeno que atinge a rede ferroviária em todo o país – em média, todos os dias é vandalizado um comboio. O último balanço disponível mostra que, em 2011, a empresa pagou mais de 360 mil euros só para remover as pinturas. Mas os custos vão além disso. «Os graffiti estão conotados com actos de vandalismo e delinquência, gerando sentimentos de insegurança nos clientes», refere fonte oficial da CP, acrescentando: «Geram-se problemas de segurança, dado que algumas pinturas atingem espaços da maior importância para a operação ferroviária, caso das cabines de condução dos comboios».
Questionado pelo SOL, o Metro não revelou o valor dos prejuízos sofridos. Mas, segundo a PSP, esta empresa tem uma política muito mais intransigente: «Qualquer comboio com danos deste género é suprimido e posto fora de circulação, de forma a minorar o sentimento de insegurança nos passageiros». Para a Polícia, o desafio é outro. «As imagens de videovigilância não ajudam muito, porque geralmente os suspeitos actuam de cara tapada. Ou conseguimos chegar a tempo de fazer uma detenção em flagrante ou teremos um processo de investigação normal», sublinha fonte policial. Nos últimos dois anos, a PSP fez apenas duas detenções-relâmpago.
Tanto trabalho e dinheiro do Povo gasto para depois os «senhores» juízes mandarem os meninos em liberdade, na maior parte dos casos, como acima se viu...
E porquê?
Por causa da mentalidade reinante na elite. Há aqui a necessidade de perceber a diferença, subtil mas absolutamente crucial, entre a mentalidade reinante e a lei instituída.
Obviamente que a lei instituída é, aliás, foi, instituída pela elite reinante. Mas a lei em si é menos firme e profunda do que possa parecer - muito mais condicionante, a longo prazo, é a mentalidade da elite que reina. Institucionalmente, subsistem ainda numerosos elementos do tradicional pensamento e do conservadorismo de senso comum, de simpatia popular, que condena naturalmente o fenómeno do «grafitismo». E a elite reinante não colide frontalmente, preto no branco, com esse senso comum, que diz que o grafiti é crime - no entanto, esta mesma elite não sente que o grafiti seja realmente um crime ou algo que deva acabar. Esta elite, de cultura cosmopolita e mundialista, amante incondicional do Sagrado Outro, está há muito habituada a adorar tudo o que tenha a ver com a vivência afro-urbana promovida pelos seus pares: o jazz (ah, o jazz, quem na elite não gosta de jazz... não é da elite...), o rap (apesar da origem marginal quando não criminosa deste), o presidente mulato dos EUA, o soul, o funk, e claro, o grafiti, que, mesmo que seja feito por brancos, tem nas suas formas distorcidas e tendencialmente anti-forma aquela sensibilidade que mistura a estética negróide, ou neo-negróide afro-americana (com referência aos gangues e aos guetos, e aos «dreads») com a repulsa pela forma bem definida, sensibilidade que caracteriza o gosto estético da elite reinante.
2 Comments:
Basta ver os inúmeros videos no youtube, existe um cá que se vê os vandalos no gabinete do segurança e outro em espanha que existe um enfrentamento contra os seguranças.
http://www.lizchristine.net/delicato_senses/edicao08/roberto/Arte_Degenerada.htm
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