quarta-feira, dezembro 12, 2012

PRODUÇÃO DO FILME «O HOBBIT» ACUSADA DE RACISMO


«Não nos podem deixar em paz, só com europeus?... Vá lá...»
 
Fonte: http://entretenimento.r7.com/cinema/noticias/o-hobbit-e-acusado-de-racismo-20101130.html
A produção do filme O Hobbit, prelúdio da trilogia O Senhor dos Anéis, foi acusada de racismo após recusar uma figurante de origem paquistanesa, segundo o site Worst Previews. A garota teria ficado na fila por três horas, numa selecção realizada na Nova Zelândia, e teria sido rejeitada pela cor da sua pele.
Uma gravação em vídeo mostra a situação em que o director de elenco diz que está procurando pessoas de pele clara para interpretar hobbits. Após isso, a figurante Naz Humphreys não se conformou com a humilhação.
- Estamos em 2010 e eu não acredito que estou sendo discriminada por ter pele mais escura.
Embora JRR Tolkien, o autor da saga, nunca tenha especificado a cor da pele dos hobbits, as fontes que ele usou como influência para a construção da Terra Média foram anglo-saxónicas, celtas e nórdicas, o que tornou de comum senso o uso de pessoas com pele clara.
Um assessor do director Peter Jackson disse que eles não tinham conhecimento da restrição de cor e tinham apenas especificado tamanho e idade, informa o site AceShowbiz. Segundo o director, ele nunca emitiu qualquer tipo de instrução nesse sentido e chamou o incidente de um "equívoco muito inconveniente".
Naz Humphreys lançou uma campanha no Facebook intitulada de "Contratem hobbits de todas as cores! Diga não ao racismo por hobbits!". A produção do filme ainda deixou claro que ninguém do alto escalão estava ciente desse tipo de comportamento do director de elenco e que "qualquer pessoa dentro da idade e altura requisitados poderiam participar da selecção".
O responsável pelo problema já foi demitido.

Falou de mais, o sujeito... talvez por ingenuidade. Nos tempos que correm, um branco que tenha a criminosa, nazi e holocáustica pretensão de viver exclusivamente entre entre brancos e fazer arte só com brancos, precisa de ter muito cuidadinho, actuar pela calada, nunca declarando a sua intenção... neste caso, por exemplo, era preciso que o responsável agora demitido tivesse arranjado algum outro pretexto para excluir quem não fosse europeu...
Enfim, eu fiquei foi estupefacto por a trilogia do Senhor dos Anéis não ter incluído entre os actores nenhum não branco, isso é que foi obra, o que, aliás, despertou alguns rangidos dentários e suspeitas de racismo... E muita sorte terão os europeus de bom gosto se nesta trilogia que agora se inicia, a do Hobbit, não aparecer nenhum não europeu. E, se o não europeu que de qualquer modo venha a surgir for só a paquistanesa até o caso não fica mal de todo... Porque isto hoje em dia desde que um filme made in States pôs um negro a fazer de Deus nórdico (Heimdall, no filme «Thor»), tudo é possível...

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O facto de não haver pretices já faria o filme merecer um óscar.

13 de dezembro de 2012 às 01:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Lembrei-me do Thor, um deus preto, sabendo que os deuses nórdicos eram brancos. Por causa desta palavra "racismo" pisam-se e adulteram-se velhas tradições e costumes.

Acho que na trilogia do Senhor dos Anéis" não havia pretos.

13 de dezembro de 2012 às 07:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É assim: a rapariga até podia ser aceite, mas só no caso de o enredo incluir os Haradrim, descritos por Tolkien como possuindo tez escura, porque eram nativos do Sul (Harad, na sua língua).
Ora isso só acontece em "As Duas Torres"; neste caso, tudo bem, era aceitável, agora fazer como no "Thor", sinceramente...

13 de dezembro de 2012 às 10:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Acho que na trilogia do Senhor dos Anéis" não havia pretos."

Pois não havia, mas a inquisição anti-racista não tolera isso e de certa que vai meter pretos no "Hobbit".

13 de dezembro de 2012 às 18:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

*certeza

13 de dezembro de 2012 às 18:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Senhor dos Anéis é clássico, não existe nada mais europeu que aquela carga a fazer lembrar a Reconquista e a cavalaria europeia.

http://www.youtube.com/watch?v=OyCbBqGcm94

Espero que Hobbit mantenha o nível.

14 de dezembro de 2012 às 19:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Enfim, eu fiquei foi estupefacto por a trilogia do Senhor dos Anéis não ter incluído entre os actores nenhum não branco, (...)"

Ué!? Mas como não?! E os Orkys eram o quê?

Para aqueles que se interessam pelo tema, artigo públicado hoje no Legio Victrix tratando sobre Tolkien.

http://legio-victrix.blogspot.com.br/2012/12/tolkien-mestre-da-terra-media.html

15 de dezembro de 2012 às 22:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois, mas esses eram figurantes, não propriamente actores, como os actores mesmo...

17 de dezembro de 2012 às 00:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois, mas esses eram figurantes, não propriamente actores, como os actores mesmo actores... e mesmo assim esses não têm feições negróides. Os únicos figurantes que por vezes pareciam negros, talvez porque fosse mesmo essa a intenção, eram os bárbaros do sul, Haradrim.

17 de dezembro de 2012 às 00:25:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home