segunda-feira, novembro 12, 2012

INFORMAÇÃO ÚTIL POR VIA LIGEIRAMENTE FOLEIRA - O VÍDEO DE MENSAGEM À ALEMANHA

Já pode ser visionado o vídeo promovido por Marcelo Rebelo de Sousa e que as autoridades alemãs não aceitaram que fosse visionado em Berlim.
Um dia depois de ter sido recusada a divulgação do vídeo na Praça Sony de Berlim, e um dia antes da visita da chanceller Angela Merkel a Portugal, já pode ser visto o vídeo promocional de Portugal que foi impulsionado por Marcelo Rebelo de Sousa.
O vídeo pretende ser um apelo à solidariedade alemã para com Portugal, exemplificando com a solidariedade que Portugal e a Europa tiveram para com a Alemanha na altura da reunificação.
São ainda apresentados vários dados quanto à austeridade sobre Portugal e ao esforço que os portugueses têm sido obrigados a fazer nos ultimos tempos.
A intenção de elaborar um vídeo promocional de Portugal tinha sido anunciada por Marcelo há várias semanas na TVI, e a sua realização foi conseguida com a colaboração de Rodrigo Moita de Deus, blogger e atual dirigente nacional do PSD (faz parte da comissão política nacional).

A coisa assim de repente parece uma lamechice patrioteira similar ao vídeo aqui há tempos dedicado à Finlândia, como se além do pagamento da dívida tivessemos de dar satisfações fosse a quem fosse, ou como se estivéssemos  a pedinchar um perdão, mas o fim é valioso - a fazer fé na informação fornecida, não se pediu, não se ordenou, aos Alemães de há umas décadas que cortassem nos seus próprios salários para que pagassem a sua dívida externa. O bem-estar das populações alemãs foi colocado acima do pagamento da dívida, sem discussão. Que o mesmo critério não seja agora aplicado aos Portugueses e demais sul-europeus, eis algo que cheira a esturro, mas que talvez não seja culpa «dos Alemães», como sugerem as teorias mais publicadas, e sim de alguma outra gente, oriunda de vários países mas ideologicamente desenraizada, a que controla o capital, o qual, como se sabe, não tem pátria.