quarta-feira, novembro 28, 2012

EM ESPANHA - GOVERNO LOCAL QUER ALTERAR BRASÃO HISTÓRICO PARA FUGIR ÀS CRÍTICAS CONTRA A XENOFOBIA...


No município de Vélez-Málaga, Espanha, está instalada a polémica em torno do brasão da cidade (ver imagem acima). Isto porque o governo local, do PP, não quer que nos documentos oficiais continue presente a imagem de um mouro com uma lança cravadas nas costas, em batalha, presente no referido escudo da cidade, concedido pela rainha Isabel a 14 de Setembro de 1499.
O escudo representa a única acção de armas da Guerra de Granada na qual interveio o monarca Fernando o Católico, a da conquista da cidade de Vélez, em 1487. Durante a parada militar dos Castelhanos, um grupo de mouros surpreendeu o monarca, sem armadura. Um palafreneiro, Sebastián Sánchez Pelao, avançou e impediu que o rei fosse atingido com uma lança, pagando por isso com a vida.
«Sinto-me orgulhoso deste escudo e de facto continuará a utilizar-se em actos protocolares, mas hoje em dia Vélez deve dar uma imagem de modernidade, de um município aberto, que não tem nada contra nenhuma raça ou religião», diz o presidente da câmara, Francisco Delgado, como justificação da iniciativa do seu governo de gastar trinta e sete mil euros na realização de um estudo para criar um novo emblema da localidade. Diz Delgado que a ideia é realçar mais a figura do rei Fernando o Católica e suprimir a do mouro, para, «entre outras razões, acabar com as críticas xenófobas».
Na oposição, o PSOE critica duramente esta actuação, argumentando contra tal despesa num momento de crise e de necessidades que oprimem muitas famílias da região.

Mais adulteração do património histórico em nome da «Boa Nova» da Santa Madre Igreja Anti-Racista e Multicuralista dos Últimos Dias do Ocidente...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Qualquer dia querem fazer o mesmo ao de Évora, de Santiago do Cacém entre tantos outros.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/EVR.png

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/20/STC1.png

vergonha

28 de novembro de 2012 às 22:32:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home