segunda-feira, setembro 24, 2012

GRUPO ESCRAVIZA CASAL DURANTE VINTE ANOS - E FICA EM LIBERDADE

Durante 20 anos escravizaram um casal, obrigando-os a trabalhar de sol a sol a troco de quase nada. Já o tinham feito anteriormente, foram acusados e pronunciados, mas mesmo assim o Tribunal de Alfândega da Fé mandou-os ontem em liberdade. Eram indiciados pelo crime de tráfico de pessoas, sequestro e escravidão.
O interrogatório acabou já depois das 22h00. A medida de coacção aplicada foi a mais branda – Termo de Identidade e Residência – o juiz não teve em conta o facto de os suspeitos estarem indiciados noutro caso idêntico que corre nas varas criminais do Porto. "Ele chamava--me muitos nomes e ao Manuel batia-lhe muito com a mangueira de rega. Por duas vezes rachou-lhe a cabeça com uma vara de gado", disse Maria de Fátima ao CM. "Ele obrigava-me a cavar na vinha o dia todo e dizia: ‘tens de trabalhar até rebentares o fígado’. Ao jantar dizia que era pecado desperdiçar comida connosco", frisou Manuel dos Santos, a outra vítima.

Mais um insulto particularmente ofensivo da parte da elite jurídica ao povinho - mais um escarro na cara dos indígenas sem defesa. Mais uma crime contra a segurança e a dignidade que um dia terá de ser pago - mais um caso em que a honra da Justiça e do Povo terá de ser lavada em rios e mais rios.

Quanto à identidade étnica de quem escravizou, fica a informação por dar. Sabe-se apenas que costuma haver envolvimento de ciganos neste tipo de situações. E pronto, mais do que isto não é revelado...