sexta-feira, junho 22, 2012

I ENCONTRO DE HARPA CÉLTICA EM PORTUGAL

Zéfiro - Sintra será palco do I Encontro de Harpa Céltica em Portugal. Este evento, único no nosso país, terá lugar na paisagem idílica dos jardins verdejantes da Casa do Fauno, localizada na Quinta dos Lobos, junto da Quinta da Regaleira em Sintra, e acontecerá durante o dia de Sábado, 23 de Junho, véspera do Solstício de Verão.
O evento inclui palestras sobre a história e o simbolismo da harpa – por Alexandre Gabriel e John Dalton -, uma exposição de  harpas construídas por luthiers portugueses e galegos, um encontro aberto a harpistas – tanto profissionais como amadores – e terminará com um concerto dos Dryade, um trio de harpa céltica composto por John Dalton, Ana Isabel Dias e Alexandre Gabriel, que apresentará um repertório de inspiração celta, com base nas composições tradicionais da Irlanda, País de Gales, Escócia, Inglaterra e Bretanha.
Um encontro que procura dar a conhecer a harpa, um instrumento hoje pouco conhecido em Portugal, mas que tem acompanhado a nossa história pelo menos desde a Idade Média, sendo um instrumento de predilecção dos antigos bardos e trovadores, até aos harpistas clássicos das grandes salas de concerto dos nossos dias.

PROGRAMA
14h | PALESTRAS & EXPOSIÇÃO DE HARPAS:
- A HARPA NA MITOLOGIA CELTA com Alexandre Gabriel – HISTÓRIA E SIMBOLISMO DA HARPA com John Dalton
A harpa é um dos instrumentos com maior carga mítica e simbólica da Antiguidade, sendo associada, por exemplo, à harmonia e ao eixo primordial em torno do qual se movem as constelações e os mundos.
Estas palestras abordarão a sua importância e significado para os povos celtas, onde era tocada pela classe dos bardos, bem como a sua história antiga, que remonta ao Antigo Egipto e à Suméria, vindo a assumir uma miríade de formas e variantes ao longo dos séculos e das regiões por onde passou.
15h – 18h | ENCONTRO DE HARPISTAS
Toca harpa? Quer seja um profissional virtuoso ou um amador a dar os primeiros passos na sua aprendizagem, junte-se a nós neste encontro harpístico único no nosso país!
Conheça outros colegas harpistas e traga o seu instrumento, pois serão tocados alguns temas em conjunto, sob a orientação de John Dalton.
20h | CONCERTO: DRYADE – TRIO DE HARPA CÉLTICA com John Dalton, Ana Isabel Dias e Alexandre Gabriel
Na antiga civilização grega, a Dríade era uma ninfa da floresta, sendo também considerada como uma emanação do espírito do carvalho, aquela que é a sua árvore-mãe por excelência. Também Eurydice, filha de Apolo e mulher de Orfeu – lendário músico, poeta e profeta da Magna Grécia que com a sua lira divina encantava os animais -, era uma ninfa ligada a esta árvore.
O simbolismo da lira grega é transportado para a harpa na cultura céltica, cuja mitologia nos fala da importância deste instrumento para os Bardos e Druidas (termo que se origina na palavra céltica para carvalho). Ao deus irlandês Dagda é atribuída uma harpa mágica feita da madeira dessa árvore, que ao ser tocada rege a passagem cíclica das estações e o movimento dos mundos. Na cosmogonia druídica, o número 3 é considerado especial e exemplo disso são as conhecidas tríades bárdicas, um legado da antiga sabedoria deste povo.
Assim, nos jardins da Casa do Fauno em Sintra, através desta singular tríade ou dríade composta pelos harpistas John Dalton (Glastonbury, Inglaterra), Ana Isabel Dias (Madredeus, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian) e Alexandre Gabriel (Avalon Ensemble, Strella do Dia), será apresentado um repertório de inspiração celta, com base nas composições tradicionais da Irlanda, País de Gales, Escócia, Inglaterra e Bretanha.

PARA MAIS INFORMAÇÕES I Encontro de Harpa Céltica – Programa | Cartaz em Alta Definição | Casa do Fauno

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ao menos é musica humanoide a serio e feita por humanoides a serio..

23 de junho de 2012 às 22:18:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home