AMEAÇAS TERRORISTAS CONTRA PORTUGAL - AMEAÇA TERRORISTA ISLÂMICA
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/eta-e-al-qaeda-ameacam-o-pais
Membros da al-Qaeda no Magreb Islâmico e da al--Qaeda na Península Arábica – movimentos conotados com o terrorismo jihadista – "poderão desenvolver actividades em Portugal nos próximos anos". O alerta consta do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI 2011), que chama a atenção para o possível "estabelecimento de novos santuários" na Europa e em Portugal.
No caso do separatismo basco da ETA, o RASI 2011 indica que apesar do anúncio do fim da actividade armada, tal "não afasta o risco de reutilização do território nacional como base de recuo ou de fuga de operacionais ou como local de rectaguarda para a sua eventual reorganização operacional".
Segundo o RASI 2011, "a promoção da jihad individual" – semelhante ao caso de Mohamed Merah, que sozinho matou sete pessoas em Toulouse, França – "constitui preocupação permanente". A ameaça islâmica, lê-se no documento, "deverá merecer maior esforço operacional no decurso dos próximos anos dada a proximidade geográfica ao Norte de África e a facilidade de movimentação de extremistas através das fronteiras da União Europeia".
A pirataria informática também é uma das ameaças elencadas pelo RASI 2011.
Segundo os dados do Relatório Anual de Segurança Interna, Portugal é o segundo país da União Europeia com menos crimes participados pelos cidadãos às autoridades por cada mil habitantes. E ao contrário do que se poderia pensar – tendo por base todas as notícias da violência que se tem registado desde o início da crise económica e financeira – a Grécia é o país com a menor taxa de criminalidade participada.
Apesar destes dados, Antero Luís, secretário-geral de Segurança Interna, reconhece que "é difícil combater a insegurança sentida pelos cidadãos". (...)
Pois, pudera, com a impunidade observada na actuação da escumalha criminosa, que até se dá ao luxo de atacar forças da autoridade e mesmo assim andar em liberdade, como se viu por exemplo em Odivelas, recentemente, quando uma tropa de negros tentou atacar uma esquadra, e mesmo assim ficou à solta, não admira que haja «insegurança sentida pelos cidadãos»...
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home