quarta-feira, janeiro 04, 2012

PINGO DOCE ZARPA PARA A HOLANDA...

A família Soares dos Santos, que controla o Grupo Jerónimo Martins (dono da cadeia Pingo Doce), decidiu mudar a sede da sua holding para a Holanda, país que tem um tratamento fiscal mais favorável.
Um comunicado, ontem divulgado na página da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, dá conta dos contornos do negócio entre as duas sociedades de Alexandre Soares dos Santos. A Sociedade Francisco Manuel dos Santos, SGPS SA (com sede em Portugal) vendeu mais de 353 milhões de acções, correspondentes a 56,1% do capital do Grupo Jerónimo Martins, à Sociedade Francisco Manuel dos Santos BV (com sede na Holanda).
Apesar de a sede ficar na Holanda, o controlo do grupo continua a pertencer à sociedade portuguesa através de um acordo parassocial. Isto significa que as mais-valias e os dividendos são atribuídos à sociedade holandesa, mas o controlo é exercido pela sociedade portuguesa.
Para o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro, trata-se de uma operação com várias motivações: "O regime fiscal das SGPS em Portugal tem sofrido várias alterações, o que não favorece a estabilidade dos negócios. Além disso, o risco de Portugal aumentou muito, o que favorece este tipo de estratégias de protecção patrimonial. O direito comercial holandês é muito mais sofisticado do que o português, e qualquer tipo de conflito entre accionistas é rapidamente solucionado."
O administrador executivo da sociedade Francisco Manuel dos Santos, José Soares dos Santos, disse à Lusa que a venda da posição que a empresa detinha na Jerónimo Martins "não tem implicações fiscais". Fonte oficial do grupo justificou ao CM a mudança com a estratégia de crescimento: "A vantagem é estar sediado num país da Zona Euro com um sistema financeiro que passa por menos dificuldades do que o português."

Para além de todas as tretas mais ou menos tecnocráticas, a verdade está à vista - o Estado colhe assim os resultados de ter andado a pura e simplesmente lixar o pequeno comércio em prol das grandes superfícies como o Pingo Doce e outras.
Comprova-se também que o capital não tem pátria, mesmo que alguns dos seus detentores possam gostar de armar ao pingarelho patriótico, como até foi o caso do Sr. Santos. Em Fevereiro de 2011, numa crítica justa dirigida ao governo anterior, por não reconhecer que Portugal já estava em recessão, Soares dos Santos exclamou que "os truques é para o Sócrates. Eles, os políticos, é que gostam de truques" (fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/opiniao/um-pingo-amargo)  Pois, é giro dizer que a culpa «disto tudo» pertence aos «políticos!», esses malandros troca-trintas, o que tem por resultado enfraquecer a Política em si - e, como «a Natureza tem horror ao vazio», e, por mais que queiram os românticos mais ou menos anarquistas, o Poder tem de existir sempre, há sempre quem mande, se não são uns, são outros, o que acontece é que, fragilizando-se a classe política em si (não apenas os políticos em concreto, mas a própria noção de homem político), dá-se automaticamente poder a outras forças, não democráticas, nomeadamente à hoste plutocrática. E não há absolutamente nada que garanta a superioridade ética desta gente sobre a classe política, há é algo que garante o oposto - porque a classe política tem, em Democracia, de prestar satisfações ao povo eleitor, a classe plutocrática não responde perante ninguém senão perante os seus pares, a elite da alta finança.

57 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«Comprova-se também que o capital não tem pátria, mesmo que alguns dos seus detentores possam gostar de armar ao pingarelho patriótico»



E que substância é essa que o capital possui que impede todo o seu detentor de ser patriota?

4 de janeiro de 2012 às 23:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

DAQUI A POUCO PORTUGAL VAI PERDER EMPRESAS ATÉ PRA BANGLADESH..LOL

5 de janeiro de 2012 às 07:38:00 WET  
Blogger Matos said...

http://blasfemias.net/2012/01/05/temos-de-decidir-o-pais-que-queremos-ser-disse-ele/

5 de janeiro de 2012 às 11:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

«E que substância é essa que o capital possui que impede todo o seu detentor de ser patriota?»

Eu não disse que o detentor só por ser detentor não pode ser patriota. O que eu disse é que o grande capital tem a sua lógica, materialista e mercantilista, logo, internacionalista (porque numa óptica materialista, a pátria só por ser pátria não faz sentido, a pátria é somente uma «zona de conforto», enquanto o for) e, quando é só por si um poder autónomo, não respeita fronteiras nacionais. Quando me referia aos detentores, estava a querer referir, não quem simplesmente tenha dinheiro, mas quem tenha por função na vida a movimentação do capital, como estes grandes empresários. Quando o dinheiro não é herdado mas sim ganho em desenvolvimento laboral, o indivíduo que o possui está usualmente embrenhado num mecanismo que formata a visão do mundo de uma certa maneira economicista e portanto apátrida. E quando começam a armar em patriotas, de imediato despertam suspeitas. Pode havê-los patriotas, até nacionalistas (já ouvi Belmiro de Azevedo a falar contra a imigração, parece-me), poderão existir excepções, mas, regra geral, mais vale jogar pelo seguro - não se pode nunca atribuir a um poder económico privado demasiado poder sobre o País. E, se tal poder tiver, deve limitar-se a sua autonomia quando quiser escapar aos seus deveres nacionais. Numa sociedade nacionalista, o sr. Soares dos Santos se queria ir para a Holanda ia sozinho, ou com a mulher e os filhos, não levava era a empresa para lá, isso era limpinho.

5 de janeiro de 2012 às 17:25:00 WET  
Blogger Matos said...

se o Sr Soares dos Santos tem assim tanto poder como você afirma, de que forma isso se demonstra ?
Existem provas do seu envolvimento em casos de corrupção activa ?
por ter enriquecido ?
Que eu saiba os lucros mais significativos do seu grupo económico não são obtidos em Portugal, mas sim na Polónia.

5 de janeiro de 2012 às 18:15:00 WET  
Blogger Caturo said...

«se o Sr Soares dos Santos tem assim tanto poder como você afirma, de que forma isso se demonstra ?»

Na disseminação das lojas Pingo Doce por toda a parte, dificilmente se pode consumir em supermercados nacionais sem lá ir.


«Existem provas do seu envolvimento em casos de corrupção activa ?»

Sei lá. Mas o que é que isso interessa? Só por via da corrupção é que se tem mau comportamento?

5 de janeiro de 2012 às 18:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Quando o dinheiro não é herdado mas sim ganho em desenvolvimento laboral, o indivíduo que o possui está usualmente embrenhado num mecanismo que formata a visão do mundo de uma certa maneira economicista »


Sim, mas se uma pessoa à partida fosse nacionalista e depois se tornasse empresária, não iria perder o seu nacionalismo só porque entretanto passou a estar envolvida nesse meio onde se têm uma visão puramente economicista do mundo.

5 de janeiro de 2012 às 20:27:00 WET  
Blogger Matos said...

"Na disseminação das lojas Pingo Doce por toda a parte, dificilmente se pode consumir em supermercados nacionais sem lá ir."

então nesse caso, a culpa é das opções individuais dos consumidores, que preferem o serviço oferecido pelo pingo-doce em vez do comercio local, ou do continente, inter-marché , Lidl , Jumbo, etc

neste caso, o poder do Sr Santos, deriva da preferência dos consumidores e não por um qualquer esquema ilícito ou de alguma forma sujo.

O que sugeria em vez do pingo-doce? que o estado criasse uma cadeia de hipermercados que concorresse directamente?

Vídeo: "Querem criticar a Jerónimo? Falem de concorrência e do 'esmifrar' de produtores, não de impostos"

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=529703

5 de janeiro de 2012 às 21:06:00 WET  
Blogger Matos said...

Como impedir a deslocalização de empresas:

http://blasfemias.net/2012/01/04/como-impedir-a-deslocalizacao-de-empresas/

Por JoaoMiranda

5 de janeiro de 2012 às 21:28:00 WET  
Blogger Titan said...

"http://blasfemias.net/2012/01/04/como-impedir-a-deslocalizacao-de-empresas/

Por JoaoMiranda"

Bastam leis para se impedir a deslocalização das empresas.

6 de janeiro de 2012 às 18:43:00 WET  
Blogger Caturo said...

Na disseminação das lojas Pingo Doce por toda a parte, dificilmente se pode consumir em supermercados nacionais sem lá ir.

«então nesse caso, a culpa é das opções individuais dos consumidores,»

Ou de quem sobrecarrega os pequenos comerciantes com tal carga de impostos que estes não aguentam e vão fechando, o que só deixa aos consumidores de determinada área a escolha do supermercado mais forte e privilegiado que ali se estabeleceu.

6 de janeiro de 2012 às 21:41:00 WET  
Blogger Matos said...

O pequeno comércio que fecha não é por causa de impostos, é por falta de clientes que optam livremente por consumir em outros estabelecimentos.

E se fosse como diz, que é por causa dos impostos altos., então que culpa tem o Sr Soares dos Santos? Nesse caso a culpa seria do legislador.

6 de janeiro de 2012 às 22:13:00 WET  
Blogger Caturo said...

«O pequeno comércio que fecha não é por causa de impostos,»

Não, também é por causa de impostos, aplicando-se o mesmo às pequenas empresas, brutalmente exploradas pelo Estado em proveito das grandes e dos bancos, que pagam comparativamente muito menos.

6 de janeiro de 2012 às 22:15:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não sei até que ponto será do Sr. Santos, se porventura o Sr. Santos tiver andado a pressionar nos bastidores para que o legislador fizesse isto ou aquilo. Uma coisa é certa - depois das benesses que lhe foram concedidas em Portugal, é feio ir dar a parte do leão à Holanda.

6 de janeiro de 2012 às 22:17:00 WET  
Blogger Matos said...

Claro que sim Sr Titan, e a seguir nacionalizava-se tipo prec, e vinha algum iluminado providencial dizer o que o mercado teria de fazer e a população consumir. Excelente.

6 de janeiro de 2012 às 22:18:00 WET  
Blogger Matos said...

Os impostos são iguais para pequenas e grandes superfícies, apenas as grandes obtém mais lucros porque cortam nos intermediários, o que é dificil fazer um pequeno comerciante. Moral da estória, preço final para o clinte mais baixo. Mais pessoas a irem às grandes superfícies devido aos preços mais aplativos.

6 de janeiro de 2012 às 22:25:00 WET  
Blogger Caturo said...

Logo, os impostos que os pequenos pagam tornam-se na prática mais altos, o que prejudica o pequeno comércio em prol dos Pingos Doces e afins. A lei na Tugaria é assim.

6 de janeiro de 2012 às 22:35:00 WET  
Blogger Titan said...

Este comentário foi removido pelo autor.

6 de janeiro de 2012 às 22:56:00 WET  
Blogger Titan said...

"Os impostos são iguais para pequenas e grandes superfícies, apenas as grandes obtém mais lucros porque cortam nos intermediários, o que é dificil fazer um pequeno comerciante."

Como se vê por este exemplo do Pingo Doce, os impostos não são iguais para as pequenas e grandes superfícies, é que os pequenos não tem arcaboiço para utilizarem manhas legais para pagarem menos impostos, mas com os grandes a história é bem outra.

6 de janeiro de 2012 às 23:00:00 WET  
Blogger Titan said...

"Claro que sim Sr Titan, e a seguir nacionalizava-se tipo prec, e vinha algum iluminado providencial dizer o que o mercado teria de fazer e a população consumir. Excelente."

Bastava que existisse uma lei que dissesse que as empresas tinham que pagar os mesmos impostos seja para onde fosse que deslocassem as suas sedes que este tipo de deslocalizações deixaria de ser tão atractiva ou de fazerem mossa nos impostos arrecados pelo Estado.

6 de janeiro de 2012 às 23:21:00 WET  
Blogger Matos said...

"Como se vê por este exemplo do Pingo Doce, os impostos não são iguais para as pequenas e grandes superfícies, é que os pequenos não tem arcaboiço para utilizarem manhas legais para pagarem menos impostos, mas com os grandes a história é bem outra."

Você está a dizer uma enormidade de todo o tamanho, o pingo-doce vai continuar a pagar exactamente os mesmos impostos em Portugal que pagava e que paga qualquer pequeno comerciante .

7 de janeiro de 2012 às 00:00:00 WET  
Blogger Matos said...

"Logo, os impostos que os pequenos pagam tornam-se na prática mais altos, o que prejudica o pequeno comércio em prol dos Pingos Doces e afins. A lei na Tugaria é assim."

A lei deve ser igual para todos, como é óbvio. As excepções, casos particulares e PIN´s que por aí andam é que minam a nossa democracia com corrupção e clientelismo .

O mercado que decida, o povo que escolha através da sua decisão de compra, quais os produtos que quer adquirir e o tipo de empresas que quer favorecer e estimular. A democracia também passa por aí.

7 de janeiro de 2012 às 00:07:00 WET  
Blogger Matos said...

E tem mais a questão do financiamento, uma empresa que queira se financiar no mercado internacional, tem muito mais facilidades se tiver sede num país em que as leis e sistema fiscal tenham credibilidade .

Vocês preferiam que a empresa abrisse falência e mandasse todos os empregados para o desemprego, por não conseguir financiamento, liquidez ? Ou que mudasse a sede para um país de confiança para os investidores , e dessa forma conseguir salvar os empregos de imensa gente ?

7 de janeiro de 2012 às 00:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

“Segundo a Bloomberg, a ‘sanduíche holandesa’ é um método (legal) que consiste em transferir montantes de uns estados para outros para beneficiar dos regimes fiscais mais favoráveis.

A Google atribui todos os lucros obtidos fora dos Estados Unidos à sua subsidiária na Irlanda. Esta subsidiária transfere os lucros sob a forma de dividendos para uma firma na Holanda, não pagando impostos por se tratar de dois países da União Europeia. A partir da Holanda, o dinheiro é transferido para as Bermudas, um paraíso fiscal.”

8 de janeiro de 2012 às 16:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

maçónico filhodaputa:

«O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, defendeu hoje que Portugal deve “olhar para outros mundos” e menos para a Europa e valorizou a existência de uma nova emigração protagonizada por uma “juventude bem preparada”.»

8 de janeiro de 2012 às 16:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Claro que sim Sr Titan, e a seguir nacionalizava-se tipo prec, e vinha algum iluminado providencial dizer o que o mercado teria de fazer e a população consumir. Excelente."

Bastam leis que façam as empresas que se descolizam pagar sempre os mesmos impostos indepentemente de onde tenham a sede da empresa, que estas deslocalizações tornam-se pouco atractivas ou pelo menos ficam a não fazer mossa nas contas do Estado.

9 de janeiro de 2012 às 11:13:00 WET  
Blogger Titan said...

O último comentário é meu.

9 de janeiro de 2012 às 11:13:00 WET  
Blogger Matos said...

ainda me lembro de outros tempos , quando o movimento nacionalista era mais liberal :

Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão!!!
Rouba ao Estado!

Um nacionalista revolucionário deve, sempre que possível, evitar contribuir para o estado sob ocupação sionista e/ou maçónica, porque tais verbas servem para o regime opressor continuar e intensificar a sua luta contra a raça branca e quem trabalha.

Não temos que pagar impostos para os alienígenas terem habitação gratuita, e os nativos pagarem à banca 2 ou 3 casas em juros. Não temos que pagar impostos para os traidores no parlamento terem reformas milionárias ao fim de 8 anos, e os trabalhadores ao fim de 40. Não temos que pagar portagens para circular no nosso solo, porque ele foi herdado por direito e não pode ser taxado.

Anunciaram-nos a crise mas os Bancos todos os anos aumentam os seus lucros, e somente pagam 12% de IRC enquanto o merceeiro da esquina paga 20%!

Revolucionários, recusem-se a pagar!!! A rebelião é um dever, pactuar com o Sistema é acto de traição, o dinheiro que os Maçons te roubam será usado contra ti...LUTA E RESISTE!

Tu achas-te um patriota por pagares todos os impostos e pedires sempre factura, mas ainda não compreendeste que eles não te representam, eles são o INimigo e tu o OTArio.

Não temos que ser sociais num Estado que não é nacional!

9 de janeiro de 2012 às 19:55:00 WET  
Blogger Titan said...

"Você está a dizer uma enormidade de todo o tamanho, o pingo-doce vai continuar a pagar exactamente os mesmos impostos em Portugal que pagava e que paga qualquer pequeno comerciante ."


http://aeiou.expresso.pt/jeronimo-martins-passa-a-pagar-impostos-na-holanda=f697565

9 de janeiro de 2012 às 20:33:00 WET  
Blogger Matos said...

http://aeiou.expresso.pt/jeronimo-martins-passa-a-pagar-impostos-na-holanda=f697565

É confrangedor ver alguém supostamente informado, dar uma explicação tão simplista e pouco aprofundada sobre a situação que envolve este caso da Jerónimo Martins, como esta suposta jornalista deu.

Fico a aguardar que você me diga onde é que a Jerónimo Martins vai pagar menos impostos .

9 de janeiro de 2012 às 20:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Matos disse...
ainda me lembro de outros tempos , quando o movimento nacionalista era mais liberal :

Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão!!!
Rouba ao Estado!

Um nacionalista revolucionário deve, sempre que possível, evitar contribuir para o estado sob ocupação sionista e/ou maçónica, porque tais verbas servem para o regime opressor continuar e intensificar a sua luta contra a raça branca e quem trabalha.

Não temos que pagar impostos para os alienígenas terem habitação gratuita, e os nativos pagarem à banca 2 ou 3 casas em juros. Não temos que pagar impostos para os traidores no parlamento terem reformas milionárias ao fim de 8 anos, e os trabalhadores ao fim de 40. Não temos que pagar portagens para circular no nosso solo, porque ele foi herdado por direito e não pode ser taxado.

Anunciaram-nos a crise mas os Bancos todos os anos aumentam os seus lucros, e somente pagam 12% de IRC enquanto o merceeiro da esquina paga 20%!

Revolucionários, recusem-se a pagar!!! A rebelião é um dever, pactuar com o Sistema é acto de traição, o dinheiro que os Maçons te roubam será usado contra ti...LUTA E RESISTE!

Tu achas-te um patriota por pagares todos os impostos e pedires sempre factura, mas ainda não compreendeste que eles não te representam, eles são o INimigo e tu o OTArio.

Não temos que ser sociais num Estado que não é nacional!

9 de Janeiro de 2012 19:55:00 WET



QUERES FALIR O ESTADO?

SIONISTA!

10 de janeiro de 2012 às 04:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E POR QUE TEU ODIO A ISRAEL?

O UNICO DEFEITO DE ISRAEL É POR QUE MAIS DA METADE DOS ASKENAZITAS CONTINUAM EM NY PARASITANDO E DESTRUINDO O OESTE..

SEM FALAR QUE ELES PODEM METER BOMBA H ROUBADA DO OESTE EM GAZA QUE TA TUDO BEM, MAS SE A GENTE FIZER O MESMO NO CONGO OU EM MECA OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR TA TUDO MAUZINHO..

10 de janeiro de 2012 às 13:19:00 WET  
Blogger Titan said...

"http://aeiou.expresso.pt/jeronimo-martins-passa-a-pagar-impostos-na-holanda=f697565

É confrangedor ver alguém supostamente informado, dar uma explicação tão simplista e pouco aprofundada sobre a situação que envolve este caso da Jerónimo Martins, como esta suposta jornalista deu.

Fico a aguardar que você me diga onde é que a Jerónimo Martins vai pagar menos impostos ."

Bem, com esta jogada a Jerónimo Martins vai pagar menos 10% de impostos ao Estado português e não vai sofrer tanto com os possíveis aumentos de IRC que vêm aí pois uma grande fatia dos seus impostos vai passar a ser paga na Holanda.

10 de janeiro de 2012 às 19:44:00 WET  
Blogger Titan said...

"ainda me lembro de outros tempos , quando o movimento nacionalista era mais liberal :"

Eu ainda me lembro das lições que se retiraram da grande Depressão e do Capitalismo Selvagem do sec. XIX.

10 de janeiro de 2012 às 19:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"ainda me lembro de outros tempos , quando o movimento nacionalista era mais liberal :"

OU PSEUDO-NACIONALISTA QUE SÓ PENSAVA EM CAPITAL E FODA-SE O RESTO..

11 de janeiro de 2012 às 15:49:00 WET  
Blogger Caturo said...

«FALAR QUE ELES PODEM METER BOMBA H ROUBADA DO OESTE EM GAZA QUE TA TUDO BEM,»

PODEM O CARALHO, NEM SEQUER PODEM REVIDAR A UM ATAQUE TERRORISTA SEM QUE OS MÉ(R)DIA OCIDENTAIS LHES CAIAM EM CIMA.

12 de janeiro de 2012 às 16:14:00 WET  
Blogger Caturo said...

«financiamento»

Não me venhas dizer que o Pingo Doce não conseguia financiamento em Portugal... essa nem o próprio Santos teve a lata de dizer.

12 de janeiro de 2012 às 16:43:00 WET  
Blogger Matos said...

"Não me venhas dizer que o Pingo Doce não conseguia financiamento em Portugal... essa nem o próprio Santos teve a lata de dizer."

"Soares dos Santos(...)realçou que "a banca está simplesmente incapaz de nos ajudar".

"Desde 2008 que sabemos que não podemos contar com a banca portuguesa para financiamento [de investimentos]", sublinhou."

e nem era preciso ele dizer, a falta de liquidez dos bancos é um dos sintomas óbvios devido ao "downgrade" dos títulos de divida publica e respectivo "downgrade" das entidades bancárias, que na prática impossibilita os bancos portugueses de conseguirem eles próprios financiamento no exterior .

12 de janeiro de 2012 às 20:19:00 WET  
Blogger Matos said...

"Bem, com esta jogada a Jerónimo Martins vai pagar menos 10% de impostos ao Estado português"

qual imposto ? todos os negócios que tenham em território nacional, pagam exactamente os mesmos impostos que qualquer negociante de esquina ...

a única diferença é nos lucros obtidos, que irá pagar uma percentagem na Holanda, mas é exactamente o mesmo que paga aqui em Portugal. ou seja, não é correcto dizer que ele vai para a Holanda para pagar menos impostos , quando na realidade, vai pagar igual

"e não vai sofrer tanto com os possíveis aumentos de IRC que vêm aí pois uma grande fatia dos seus impostos vai passar a ser paga na Holanda."

aqui especula-se, não se sabe ao certo se os impostos vão subir, e pode ser até que a Holanda suba também os impostos, e nesse caso continuaria a pagar o mesmo que cá.

12 de janeiro de 2012 às 20:35:00 WET  
Blogger Caturo said...

«a única diferença é nos lucros obtidos, que irá pagar uma percentagem na Holanda, mas é exactamente o mesmo que paga aqui em Portugal»

E que deixa de pagar a Portugal, pois se o paga à Holanda, o dinheiro fica na Holanda, como é óbvio.


«não é correcto dizer que ele vai para a Holanda para pagar menos impostos ,»

Não, vai para pagar mais... é por pagar mais impostos na Holanda que vai para a Holanda...

12 de janeiro de 2012 às 20:40:00 WET  
Blogger Matos said...

"Não, vai para pagar mais... é por pagar mais impostos na Holanda que vai para a Holanda..."

Mais importante do que o que se paga de impostos, são as garantias fiscais e a seriedade das politicas de um país .

"E que deixa de pagar a Portugal, pois se o paga à Holanda, o dinheiro fica na Holanda, como é óbvio."

se ele paga o mesmo de impostos, aqui ou na Holanda, então a explicação para a sua saída de Portugal, não é fuga aos impostos.

12 de janeiro de 2012 às 21:07:00 WET  
Blogger Titan said...

"qual imposto ?"

O IRC tal como Soares dos Santos disse.

"a única diferença é nos lucros obtidos, que irá pagar uma percentagem na Holanda,"

Pois, essa percentagem dantes era paga em Portugal e portanto Portugal ficou com menos receita fiscal.

"mas é exactamente o mesmo que paga aqui em Portugal. ou seja, não é correcto dizer que ele vai para a Holanda para pagar menos impostos , quando na realidade, vai pagar igual."

"Lisboa, 03 jan (Lusa) - A venda de 56 por cento da Jerónimo Martins pelo seu principal acionista a uma filial holandesa explica-se pelos regimes "mais favoráveis" para as SGPS (sociedades gestoras de participações sociais) na Holanda, afirmou o fiscalista António Carlos Santos.

"À primeira vista, penso que [o acionista] o faz para beneficiar de regimes de SGPS e de 'rulings' [informações prévias] muito favoráveis. Essa é a razão-tipo pela qual muitas empresas -- não só portuguesas -- deslocalizam sedes para a Holanda", disse à Lusa, por e-mail, o professor na Universidade Autónoma de Lisboa e antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do primeiro governo de António Guterres.

Na segunda-feira, a Jerónimo Martins (JM), proprietária da rede de supermercados Pingo Doce, anunciou que a Sociedade Francisco Manuel dos Santos vendeu a totalidade do capital que detinha no grupo à sua subsidiária na Holanda, mantendo os direitos de voto."


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/jeronimo-martins-holanda-tem-regime-de-sgps-muito-favoravel-fiscalista=f697705#ixzz1jHsnsTa4

12 de janeiro de 2012 às 22:56:00 WET  
Blogger Matos said...

O IRC continua a ser igual.

"A decisão da família Soares dos Santos pode ser criticada mas não pelas razões que ontem se ouviu. A Jerónimo Martins não vai pagar menos impostos. E a família que a controla também não - até porque já pagava poucos. Uma empresa tem lucro e paga IRC; depois distribui lucro pelos accionistas, que pagam IRC (se forem empresas) ou IRS (se forem particulares). Neste caso, a Jerónimo continua a pagar o mesmo IRC em Portugal (e na Polónia); o seu accionista de controlo, a "holding" da família Soares dos Santos, transferiu-se para a Holanda. Por ter mais de 10% da Jerónimo, essa "holding" não pagava cá imposto sobre os dividendos e continuará a não pagar lá. Já quando essa "holding" paga aos membros da família, cada um pagaria 25% de IRS cá - e pagará 25% lá. Com uma diferença: 10% são para a Holanda, 15% para Portugal. "

13 de janeiro de 2012 às 16:40:00 WET  
Blogger Titan said...

Se o IRC vai passar a ser 15% para Portugal e 10% para a Holanda, então o IRC não continua igual. E depois tens fiscalistas a dizerem que a Holanda tem um regime fiscal para as SGPS mais favorável que o nosso.

"Segundo o fiscalista Rogério Fernandes Ferreira, apesar desta operação da maior accionista da Jerónimo Martins, a empresa vai continuar a pagar os mesmos impostos em Portugal. Mas, de facto, a Holanda oferece vantagens fiscais, motivo pelo qual muitas empresas que estão cotadas na bolsa de Lisboa, têm lá subsidiárias."

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/aa---videos---economia/holanda-jm-jeronimo-martins-pingo-doce-fisco/1314219-5797.html

14 de janeiro de 2012 às 00:20:00 WET  
Blogger Titan said...

Camarada Caturo, eu não tenho aqui um comentário pendente?

16 de janeiro de 2012 às 17:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

Creio que não, mas vou ver.

16 de janeiro de 2012 às 17:04:00 WET  
Blogger Caturo said...

Já cá está...

16 de janeiro de 2012 às 17:06:00 WET  
Blogger Matos said...

"Se o IRC vai passar a ser 15% para Portugal e 10% para a Holanda, então o IRC não continua igual"

eu escrevi IRS, que é diferente de IRC.

Todas as empresas da Jerónimo Martins a operarem em território nacional, vão continuar a pagar exactamente o mesmo IRC, por isso o que você disse sobre a fuga ao IRC é falso, e só demonstra a sua falta de cautela ao abordar matérias que não domina.

17 de janeiro de 2012 às 20:49:00 WET  
Blogger Titan said...

"eu escrevi IRS, que é diferente de IRC."

Não, tu escreveste IRC, até que o IRS não é para empresas e portanto não faz sentido neste caso.

"Todas as empresas da Jerónimo Martins a operarem em território nacional, vão continuar a pagar exactamente o mesmo IRC, por isso o que você disse sobre a fuga ao IRC é falso, e só demonstra a sua falta de cautela ao abordar matérias que não domina."

Fiscalistas, especialistas no assunto, dizem todos que é vantajoso fiscalmente uma empresa ir para Holanda mas você que não é especialista em fiscalidade insiste que o Pingo Doce vai continuar a pagar os mesmos impostos como se não tivesse ido Holanda, enfim, parvoíce.

19 de janeiro de 2012 às 13:18:00 WET  
Blogger Titan said...

«A Holanda é o país que melhores garantias oferece à iniciativa privada». Estas são palavras de Alexandre Soares dos Santos, que, apesar de admitir as vantagens fiscais de que a Jerónimo Martins - dona do Pingo Doce - tem naquele país, nega que a decisão da transferência de 56% do capital da JM, para a subsidiária na Holanda, tenha tido por base questões ligadas a impostos.»

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/jeronimo-martins-soares-dos-santos-pingo-doce-capitais-empresas-agencia-financeira/1314758-1728.html

Até o próprio Soares dos Santos admite que o Pingo Doce vai ter benefícios fiscais com esta transfêrencia para a Holanda, está tudo dito.

19 de janeiro de 2012 às 13:36:00 WET  
Blogger Matos said...

"Não, tu escreveste IRC, até que o IRS não é para empresas e portanto não faz sentido neste caso."

eu perguntei-lhe qual era o imposto ao qual a Jerónimo Martins ia fugir e você respondeu:

"Bem, com esta jogada a Jerónimo Martins vai pagar menos 10% de impostos ao Estado português e não vai sofrer tanto com os possíveis aumentos de IRC que vêm aí pois uma grande fatia dos seus impostos vai passar a ser paga na Holanda."

e respondeu mal, porque eu de seguida tentei-lhe explicar que o IRC vai se manter igual, só altera no IRS:

"Já quando essa "holding" paga aos membros da família, cada um pagaria 25% de IRS cá - e pagará 25% lá. Com uma diferença: 10% são para a Holanda, 15% para Portugal. "

mas depois disso, depois de ter ficado explicado que o IRC não se vai alterar, apenas o IRS accionistas, você continuou a insistir no IRC, ou seja, para além de não perceber o mínimo sobre o que está a falar, também tem dificuldades em perceber as respostas que lhe são dadas.

e agora diz-me: "Não, tu escreveste IRC, até que o IRS não é para empresas e portanto não faz sentido neste caso."

ou seja, é confrangedor tentar argumentar com alguém que diz tal enormidade com uma leveza destas.

Tente perceber mais uma vez. As empresas da Jerónimo Martins a operarem em território nacional, não vão pagar menos IRC, independentemente de "Fiscalistas, especialistas no assunto" ou "mães de santo" dizerem o contrário, o IRC continuará a ser igual para todas as empresas , grandes ou pequenas.

19 de janeiro de 2012 às 19:24:00 WET  
Blogger Titan said...

"e respondeu mal, porque eu de seguida tentei-lhe explicar que o IRC vai se manter igual"

Há quem diga que não vai continuar igual:

"Uma decisão que para o vice-presidente do grupo parlamentar do PS, José Junqueiro, significa que "essa empresa vai pagar em IRC muitíssimo menos, quatro por cento segundo o conhecido, do que aquilo que deveria pagar em Portugal". ""

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2219042&page=-1

"mas depois disso, depois de ter ficado explicado que o IRC não se vai alterar, apenas o IRS accionistas, você continuou a insistir no IRC, ou seja, para além de não perceber o mínimo sobre o que está a falar, também tem dificuldades em perceber as respostas que lhe são dadas.

e agora diz-me: "Não, tu escreveste IRC, até que o IRS não é para empresas e portanto não faz sentido neste caso."

Está bem cometi ai um erro que não tem relevância nenhuma.

"Tente perceber mais uma vez. As empresas da Jerónimo Martins a operarem em território nacional, não vão pagar menos IRC, independentemente de "Fiscalistas, especialistas no assunto" ou "mães de santo" dizerem o contrário, o IRC continuará a ser igual para todas as empresas , grandes ou pequenas."

Tente perceber você que ninguém mas mesmo ninguém diz que o regime fiscal Holandês não é melhor para as empresas do que o nosso, e que isso significa, sem margem para dúvidas, que nesse país as empresas pagam menos impostos do que em Portugal.

19 de janeiro de 2012 às 21:55:00 WET  
Blogger Titan said...

Ah, e perceba de vez que até o próprio Soares dos Santos diz que vai beneficiar fiscalmente com esta transferência para a Holanda e que portanto você está completamente errado pois o Pingo Doce vai, à conta desta operação, pagar menos impostos.

19 de janeiro de 2012 às 22:00:00 WET  
Blogger Matos said...

"você está completamente errado pois o Pingo Doce vai, à conta desta operação, pagar menos impostos."

parece que estou a falar com uma parede...

O pingo-doce continuará a pagar exactamente o mesmo IRC que qualquer outra empresa em Portugal. Quanto a Isto, você pode trazer quem você quiser, que não há volta a dar. E desafio-o para fazer-mos uma aposta , no valor que você quiser, em como a empresa Pingo-Doce a operar em território nacional, continuará a pagar o mesmo IRC que todas a outras empresas a operarem em território nacional. Salvo regimes de excepção ou alinhas furtivas que abram alguma excepção para alguma empresa, que não é o caso do Pingo-Doce.

O desafio fica feito.

20 de janeiro de 2012 às 18:32:00 WET  
Blogger Matos said...

"Ah, e perceba de vez que até o próprio Soares dos Santos diz que vai beneficiar fiscalmente com esta transferência para a Holanda"
Eu sempre disse que iam haver benefícios fiscais, um regime estável fiscalmente, mais credibilidade e facilidade de obter crédito, e mais importante, não existem duplas tributações nem esse risco , sobre os lucros das SGPS´s.

20 de janeiro de 2012 às 18:35:00 WET  
Blogger Matos said...

"Está bem cometi ai um erro que não tem relevância nenhuma."

Apenas demonstra quão titubeantes são os seus argumentos.

20 de janeiro de 2012 às 18:38:00 WET  
Blogger Matos said...

"e que isso significa, sem margem para dúvidas, que nesse país as empresas pagam menos impostos do que em Portugal."
Sim, mas neste caso não é uma empresa, é uma holding. As empresas do grupo Jerónimo Martins a operarem em território nacional, vão continuar todas por cá , nenhuma sai.

20 de janeiro de 2012 às 18:41:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home