sexta-feira, dezembro 23, 2011

SOBRE AS RAIZES DA ÁRVORE DE NATAL

Agradecimentos a quem aqui trouxe este bom trabalho jornalístico, de qualidade e profundidade verdadeiramente surpreendente nos dias que correm: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/arvore-de-natal-natal-tradicao-tvi24-ultimas-noticias/1310904-4071.html - Artigo cujo grosso da matéria se encontra no vídeo incorporado.
(...)
Mas de onde vem esta tradição? Povos antigos tinham por hábito enfeitar árvores em datas comemorativas, como as Saturninas festas pagãs em honra de Saturno deus da agricultura e das colheitas. Para eles o pinheiro representava a vida e a esperança, talvez por ser uma árvore resistente que mantinha o verde e a beleza mesmo no Inverno.
(...)
D. Fernando II foi quem trouxe símbolo da festa para Portugal, no século XVI e desde então a árvore de Natal não mais abandonou as nossas casas e as nossas ruas.

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sim, eu não me incomodo nada com àrvores de Natal nem pinheirinhos, pois soube sempre desde cedo que essa merda não tinha raízes cristãs.

23 de dezembro de 2011 às 10:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

sim, eu não me incomodo nada com àrvores de Natal nem pinheirinhos, pois soube sempre desde cedo que essa merda não tinha raízes cristãs.

QUASE NADA TEM RAÍZ CRISTÃ..VC´S ROUBARAM QUASE TUDO DOS OUTROS..A UNICA COISA QUE VC´S FORJARAM FOI O OUTRIXO INFERIORISTA SIMIESCO PRE-VERSÃO MATERIAL PRA FUDER COM TODO O NOSSO HEMISFERIO..

23 de dezembro de 2011 às 18:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

vocês? lol não me ofendas caralho...
lê bem o que eu disse.
pelas minhas palavras, achas mesmo que sou cristão?

23 de dezembro de 2011 às 20:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ah deves ter percebido mal, porque chamei «merda» à àrvore de Natal, mas não foi no sentido insultuoso do termo, e sim para exprimir a minha indiferença. a àrvore não me aquece nem arrefece.
até disse que não me incomodo, por isso pensei que tivesse ficado claro que não sou cristão (foda-se!)

23 de dezembro de 2011 às 20:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

23 de Dezembro de 2011 20:22:00 WET

sim, a ultima parte deu impressão de cristão chateado pela arvore ser pagã..

23 de dezembro de 2011 às 22:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

que essa merda não tinha raízes cristãs.

note vc proprio o tom..

23 de dezembro de 2011 às 22:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

sim, eu não me incomodo nada com àrvores de Natal nem pinheirinhos, pois soube sempre desde cedo que essa merda não tinha raízes cristãs.

.

Por acaso até tem raizes Cristãs.

24 de dezembro de 2011 às 23:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

QUASE NADA TEM RAÍZ CRISTÃ..VC´S ROUBARAM QUASE TUDO DOS OUTROS..

.

É o que os neo-pagãos estão a fazer.

24 de dezembro de 2011 às 23:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

bom trabalho jornalístico, de qualidade e profundidade



Bom trabalho jornalístico... como a reportagem a comemorar a invasão islâmica (a jornalista parecia uma musla).

24 de dezembro de 2011 às 23:15:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sim, tem tudo a ver - a primeira invasão semita, que foi o Cristianismo, e agora a segunda, que é o Islão. :)

24 de dezembro de 2011 às 23:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Por acaso até tem raizes Cristãs.

24 de Dezembro de 2011 23:12:00 WET

a arvore desde eras pagãs representava a arvore da vida e o natal advem de mitra, co-relatado ao solsticio do fim de ano, ao deus-sol do egito via transferencia persa pos-imperial, a chama de zoroastro e ormuz, etc..

25 de dezembro de 2011 às 20:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É o que os neo-pagãos estão a fazer.

ERRADO, OS NEOPAGÃOS SÓ ESTÃO A TOMAR DE VOLTA O QUE VC´S NOS ROUBARAM..

A UNICA COISA DESSA MERDA QUE É VOSSA É O NUCLEO PODRE ALIEN..

OS DESVALORES NÃO-NOSSOS IMPOSTOS E INFILTRADOS PELA LOBOTOMIA ALIENANTE IRRACIONAL PODRE VOSSA..

25 de dezembro de 2011 às 20:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

CLARO, FALO DO PAGANISMO A SERIO PRE-CERNICO ARYA ORIGINAL/ETC E COMO SIMPATIZANTE DOS PAGÃOS ETNICOS NOSSOS

25 de dezembro de 2011 às 20:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

bem, desde que os pagãos não se armem em proselitistas e/ou totalitários com as outras pessoas da mesma raça/etnia/nação...por mim, tudo bem.

podem ficar no seu cantinho, e eu a rir-me das suas palhaçadas :)

26 de dezembro de 2011 às 19:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

«eu a rir-me das suas palhaçadas»

Para saberes o que são palhaçadas, precisarias de um sentido crítico, e, se o tivesses, não farias tu as palhaçadas que fazes. :D

29 de dezembro de 2011 às 18:36:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home