quarta-feira, dezembro 28, 2011

EM ALMADA - TERRAS RETIRADAS A AGRICULTORES PORTUGUESES PARA CONSTRUÇÃO DE BAIRROS SOCIAIS...

Do Forum Ideologias, no Facebook, uma denúncia de algo que se passa em Almada:

Trata-se de mais um atentado cometido pela nossa autarquia, com a conivência do partido que a suporta.
Esgrimam-se razões de parte a parte e, por vezes, a quem está de fora do processo é difícil conseguir saber de que lado está a verdade... mas a atitude prepotente da Câmara Municipal de Almada em nada abona a seu favor.
Diz a Presidente da CMA que aqueles são terrenos da autarquia e que ali e vai construir um bairro social. Mais afirma, ainda, que os moradores já sabiam o que lhes ia acontecer pois tinham sido todos notificados.
Mas esqueceu-se a Sr.ª Presidente de explicar, afinal, qual terá sido o método utilizado para a autarquia ficar na posse daqueles terrenos que até há bem pouco tempo eram classificados como pertencendo às Reservas Ecológica e Agrícola Nacional e onde, agora, a CMA pretende, em nome do "progresso", plantar betão...
Hoje, previa-se que às 6:00 horas as máquinas e o pessoal da Câmara Municipal de Almada com o apoio da GNR viessem “tomar conta” das terras de uma família de agricultores, nas Terras da Costa (junto à Torre das argolas na Freguesia da Costa da Caparica) com o total desrespeito pelas Leis do País e pela Justiça Portuguesa. Não foi feito qualquer auto de notificação a esta família pela Câmara Municipal de Almada e por isso, a ocorrer tratava-se de uma acção de completo desrespeito pelas pessoas num Estado de Direito. Este acontecimento ainda pode ocorrer durante o dia de hoje ou nos próximos dias.
Passaram poucos dias das comemorações do 25 de Abril e depois dos ilustres discursos de pompa e circunstância, proferidos pelos responsáveis da Autarquia Almadense. Importa que a população Almadense e os Portugueses conheçam a verdade e as reais intenções da Autarquia que em nome do Desenvolvimento (não sustentado), hipotecam o futuro das Pessoas que naquelas terras trabalham e viveram, bem como, de gerações vindouras que poderiam usar este recurso.
Ontem durante a manhã, a GNR e os funcionários Municipais numa brigada pretenderam “ocupar” os terrenos desta família mas não conseguiram fazê-lo, por intervenção da acção popular. Esta brigada Municipal não tinha qualquer documento legal, mas afirmavam os fiscais municipais, que esta “expropriação” se destinava à construção de 10 prédios para habitação social - jogam-se populações umas contra as outras.
Verificamos que desta forma se iniciou, a execução Plano de Pormenor da Frente Urbana e Rural Nascente (PP4) – do Projecto POLIS Costa da Caparica - ainda não colocado á discussão pública e sequer, com um Estudo de Impacto Ambiental que o regule. De referir, que estas terras estavam protegidas porque faziam parte da Reserva Ecológica Nacional (REN), da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica (PPAFCC) e da Reserva Agrícola Nacional (RAN) e que foram sucessivamente desanexadas destas protecções desde 2005. Feitos alguns cálculos simples, serão urbanizadas e destruídas pela construção da estrada ER-377-2 cerca de 50 ha das Terras da Costa. Os agricultores e a população em geral irão defender as Terras da Costa contra o betão e agora, contra esta acção de “expropriação/ ocupação” ilegal e por isso, se concentraram no local para a impedir.
Os especialistas e o próprio Ministério da Agricultura e Pescas, consideram estas terras de grande valor agrícola, defendendo a sua conservação e protecção dado que, pelas suas particularidades edafo-climáticas, conseguem produzir 4 colheitas anuais com uma produtividade muito elevada, sendo o seu escoamento assegurado pelos mercados da Área Metropolitana de Lisboa.
Na verdade, estes agricultores reclamam o uso e a propriedade das Terras da Costa dado que, desde há gerações que ali vivem e foram os seus antepassados que as reclamaram ao mar, por isso, decorre em sede de Justiça processos.
Repudiamos completamente a destruição das Terras da Costa e este acto administrativo, e por isso, já apelámos à senhora Governadora Civil de Setúbal, para que tome as providências necessárias, acautelando as tensões sociais, ambiente de intimidação e até de violência na população nesta área do Concelho de Almada.

Será então que se vão tirar terras a portugueses para aí construir habitações... destinadas a alógenos? Queira Deus que eu pelo menos desta vez me engane...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A RODHESIA AGORA EM PORTUGAL?

TIRA-SE BRANCOS PRODUTIVOS DE UMA AREA PRA ASSENTAR LIXO ANTI-PRODUTIVO..

SIM, A REGIÃO VAI DEIXAR DE PRODUZIR ALIMENTOS PRA EXPORTAR ESTUPROS, ASSALTOS, LATROCINIOS, ETC..

PARABENS AO DESGOVERNO TUGA..

29 de dezembro de 2011 às 00:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não são os Estalinistas da CDU que estão no poder em Almada?

Se algum desses agricultores votou nesses merdas agora aguente.

Quanto aos que não votaram, é absolutamente criminoso se nas terras que lhes estão a ser retiradas os bairros sociais que serão construídos forem destinados a escumalha alógena.

29 de dezembro de 2011 às 15:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

tipica corrupção das camaras...

29 de dezembro de 2011 às 18:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Quanto aos que não votaram, é absolutamente criminoso se nas terras que lhes estão a ser retiradas os bairros sociais que serão construídos forem destinados a escumalha alógena.

29 de Dezembro de 2011 15:47:00 WET

O PROBLEMA É BEM MESMO ESTE..OS DECENTES PAGAM PELAS MERDAS..

30 de dezembro de 2011 às 00:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Que vergonha! prédios para primatas enquanto os portugueses levam 30 anos a pagar uma, e terras de alta qualidade produtiva. Acordem portugueses! pessoal espalhem propaganda nacionalista, do PNR cruzes celtas tudo o que poderem em prol da nossa identidade racial e cultural. Portugal somos nós.

30 de dezembro de 2011 às 20:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Que vergonha! prédios para primatas enquanto os portugueses levam 30 anos a pagar uma, e terras de alta qualidade produtiva. Acordem portugueses! pessoal espalhem propaganda nacionalista, do PNR cruzes celtas tudo o que poderem em prol da nossa identidade racial e cultural. Portugal somos nós.

EXACTO, UM PORTUGAL DE CONGARIA PASSA A SER CONGO E NÃO PORTUGAL..

31 de dezembro de 2011 às 02:50:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home