terça-feira, novembro 22, 2011

MAIS SOBRE O CRESCIMENTO DO NACIONALISMO NA RÚSSIA


Basicamente, a sondagem, realizada pelo Centro Levada, agência de sondagens, diz que frases-força como «A Rússia para os Russos» têm cada vez mais apoio por parte da população russa. E na recente manifestação nacionalista, a Marcha Russa do Dia da Unidade Nacional, a 4 de Novembro, que contou com milhares e milhares de nacionalistas, ouviram-se este e outros brados: «Parem de alimentar o Cáucaso» e «Liberdade, Nação, Ordem». O SOVA, Centro de Informação e Análise, que se especializa em vigiar a xenofobia na Rússia, alega que muitos participantes gritaram slogans a incitar ao ódio étnico, proibidos e puníveis por lei, mas a polícia nada fez.
Vale a pena prestar atenção ao que diz o sociógo Lev Gudkov, director do Centro Levada: «O problema não é sequer a disseminação do sentimento xenófobo das classes mais baixas ao público geral, mas o facto de que a resistência social à xenofobia está a enfraquecer.»

Mais um típico representante do sistema assustado por ver que quanto mais os Nacionalistas falam, mais o povinho adere ao Nacionalismo...

E mostra mais do seu receio, o sujeito: «A Europsa tem instituições e movimentos públicos que se opõem oficialmente a isto; há debate acalorado, o que em larga medida atenua a natureza agressiva do Nacionalismo. A Rússia não tem nada disso.» O Nacionalismo é portanto mais agressivo em terra russa, não se limita, como no Ocidente, a querer restringir a imigração: «Em Londres, Lisboa e Paris, ninguém está a dizer que os novos imigrantes devem ser expulsos», enquanto em Moscovo mais de quarenta por cento da população é a favor da expulsão forçada dos imigrantes que vivem na cidade.

Uma das razões para o aumento do Nacionalismo russo é, segundo Nikolai Petrov, do Centro Carnegie de Moscovo, a busca russa da identidade nacional, desde o final dos anos oitenta, quando a União Soviética começou a desabar. Aos movimentos de libertação em várias repúblicas soviéticas, correspondeu um fortalecimento do apelo nacional na Rússia propriamente dita. Por outro lado, o Nacionalismo será difícil na Rússia, segundo Petrov, visto que há aí cerca de cento e quarenta grupos étnicos: «Cada grupo étnico na Rússia tem o seu próprio território histórico; portanto, o Nacionalismo significaria a desintegração do País.»

E é por isso que a dimensão imperial da actual Rússia é talvez o maior obstáculo ao Nacionalismo propriamente dito, o etnicismo russo, que, visto daqui da Europa Ocidental, continua a parecer a mais verosímil esperança de futuro para o mundo branco.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

EU ACHO QUE A RUSSIA IRIA SE CONTAMINAR NO LAMAÇAL DO OESTE TAL COMO EM PARTE JA ESTA QUASE LA, CLARO QUE NÃO NA MESMA PROPORÇÃO POIS O LIXO LA COMEÇOU MAIS TARDE; É MELHOR ELES FICAREM BEM LONGE DA MA INFLUENCIA DO EX-OESTE..É TIPO COMO ALGUEM QUE TENTA TIRAR ALGUEM DO LAMAÇAL E ACABA CAINDO JUNTO NA AREIA MOVEDIÇA COM CORDA E TUDO..É MELHOR UM SÓ SE SALVAR DO QUE DOIS DESTRUIDOS..

22 de novembro de 2011 às 21:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o ideal era os 2 salvos, claro..

22 de novembro de 2011 às 21:39:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

estranho, tem alguem sabotando o blog..os comments aparecem nos topicos como zero mesmo com postagens aprovadas..antes era o inverso..aparecia o numero de comments mesmo não-aprovados..

22 de novembro de 2011 às 21:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

*eram

22 de novembro de 2011 às 21:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Jos%C3%A9+Pimentel+Sosa&gs_sm=e&gs_upl=1192l1192l0l1732l1l1l0l0l0l0l0l0ll0l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=911&bih=403&wrapid=tlif132200073915410&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi

alguem aí viu o nigger das caraibas que tentou um atentado?

por que o celso não postou topico?

22 de novembro de 2011 às 22:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Parem de alimentar o Cáucaso"

Caturo, por falar nisto, os caucasianos (como os chechénos) são considerados brancos e/ou europeus?

23 de novembro de 2011 às 01:57:00 WET  
Blogger Caturo said...

Penso que sim, de tipo mediterrânico e armenóide. Não são é indo-europeus.

23 de novembro de 2011 às 02:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Um bom exemplo de cultura branca sendo valorizada na Russia é a banda folk ARKONA, vcs deveriam dar uma olhada que vale a pena.

23 de novembro de 2011 às 12:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Penso que sim, de tipo mediterrânico e armenóide. Não são é indo-europeus.

são pre-indo-europeus

alias o tutancamon tinha r1b do caucaso de acordo com testes genicos de uma emissora de canal fechado que o kemp divulgou no blog dele..

23 de novembro de 2011 às 14:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, por falar nisto, os caucasianos (como os chechénos) são considerados brancos e/ou europeus?

o noroeste do caucaso era considerado pelos gregos e romanos como sarmatia europeia pre-islamica, claro..

ja o norte do irão, armenia e cia era a sarmatia asiatica..ao menos nos mapas antigos..

23 de novembro de 2011 às 14:40:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home