quarta-feira, outubro 26, 2011

NA CATALUNHA - ESTUDO INDICA QUE ELEVADA TAXA DE IMIGRANTES NAS ESCOLAS PREJUDICA OS RESULTADOS ESCOLARES

Sim, é mais uma dádiva da imigração maciça...


Na Catalunha, o catedrático de Educação Comparada da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), Ferran Ferrer, declarou no programa Els matins de TV3, que “a elevada concentração de alunos imigrantes (acima de 25%) numa escola, ainda que haja excepções, dificulta a obtenção de bons resultados”.
Ferrer, director de PISA 2009: Avaliação das desigualdades educativas na Catalunha, indicou que “no caso da privada, os alunos imigrantes obtêm melhores resultados. Temos feito uma análise abstraindo a influência da situação sócio-económica e observamos que apesar de tirar esta influência, os resultados são melhores“.
Mas temos que deixar claro que isto não é culpa do aluno, mas sim das políticas e da práctica educativa que o permitem”, sublinhou. “Cremos que a redução das aulas de acolhimento não é uma boa estratégia”, acrescentou.
Segundo Ferrer, “se observamos o relatório PISA de 2009 vemos que não cumprimos este padrão de qualidade, porque foram excluidos demasiados alunos. Não sabemos quais são, mas podemos supôr que se tivesse participado, a nota teria sido algo inferior”.
"Podem-se excluir escolas ou uma percentagem de alunos de um centro, e o certo é que na Catalunha não temos uma alta percentagem de escola excluída.. Isto, esta exclusão de 5,95%, não invalida o relatório PISA", rematou.