PRAÇA NO SUL DE FRANÇA DEIXA DE TER NOME DE UM FRANCÊS PARA TER NOME DE UM MUÇULMANO INIMIGO DO OCIDENTE
No sul de França, uma câmara municipal anunciou que vai mudar o nome de uma praça - esta deixará de ser nomeada Pierre Loti, escritor francês do século XIX muito interessado em temas orientais, para passar a chamar-se Eyüp Sultan, alegado companheiro do profeta muçulmano Maomé. Sultan morreu no ataque muçulmano a Constantinopla em 670.
De notar que Loti criticava o atraso da civilização otomana...
A iniciativa partiu de um dos vereadores, o jornalista Lionel Serik, que aqui há tempos descobriu que tem ascendência turca (causa própria e vingançazita porca contra um morto?)...
E o resto da elite local, que dificilmente será de ascendência turca, permite-o, insultando assim o Ocidente a um nível particularmente grave - não apenas apaga um nome indígena da via pública, como, para cúmulo da ofensa, glorifica o nome de um dos inimigos do Ocidente.
Claro que Constantinopla era cristã e quem aqui vem sabe que não se considera aqui o Cristianismo como representante verdadeiro do Ocidente... mas é também óbvio que o combate dos muçulmanos nesse contexto - e em todos os outros - é contra tudo o que não seja muçulmano. Atacaram por isso Constantinopla tal como juraram atacar Roma, tal como atacaram a Índia hindu. O tal companheiro de Maomé é pois, para todos os efeitos, um inimigo do Ocidente.
1 Comments:
O que é curioso é que Pierre Loti é ainda hoje uma figura de referência na cultura de Istambul. Existe inclusive um hotel e um café com o seu nome na zona histórica da cidade.
Enviar um comentário
<< Home