segunda-feira, julho 12, 2010

MAIS DE UM MILHÃO DE CATALÃES SAEM À RUA EM MARCHA PELA SUA NAÇÃO - CATALUNHA

Mais de um milhão de pessoas manifestaram-se ontem em Barcelona contra a sentença do Tribunal Constitucional espanhol sobre o novo Estatuto da Catalunha. O protesto foi liderado pelo presidente do governo autónomo catalão (Generalitat), o socialista José Montilla.
Um dia depois de o Tribunal Constitucional ter determinado que é "inconstitucional e nulo" o artigo do Estatuto da Catalunha que faz equivaler a língua catalã à castelhana, representantes de milhares de organizações catalãs, incluindo partidos e associações cívicas, bem como cidadãos comuns, encheram as ruas da capital, liderados por uma enorme bandeira vermelha e amarela. No desfile participaram, por exemplo, representantes de partidos políticos, de universidades e do actual campeão de futebol, FC de Barcelona. Lá estiveram também, além de Montilla, o líder do Parlamento catalão, Ernest Benach, e os ex-presidentes catalães Jordi Pujol e Pasqual Maragall.
Recorde-se que, além da questão da língua, o Tribunal Constitucional colocou várias objecções ao Estatuto da Catalunha, por exemplo quanto à gestão dos impostos.
Reagindo à deliberação judicial, Montilla afirmou que "a sentença não resolve o problema catalão, mas cria outro".
Este mais de um milhão de catalães não se deixou ficar quieto - sendo verdade que «amigos, amigos, negócios à parte», é muito mais verdade que «futebóis, futebóis, Nações à parte», que é outra maneira de dizer que estes catalães não vão em futebóis... A selecção de Espanha é um orgulho para o País, e para a Europa, mas acima dessas brincadeiras - e o Desporto é uma brincadeira para todos os não profissionais - está a Nação.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E ontem estavam todos s festejar a vitória da Espanha.hahah

12 de julho de 2010 às 15:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

UMA COISA NÃO PRETEXTUA A OUTRA; FICAMOS FELIZES PELAS NAÇÕES IBERICAS HISPANICAS TEREM GANHO A COPA NUMA SELEÇÃO CONFEDERADA, MAS ISSO NÃO PRETEXTUA QUE MADRID CONTINUE ACIMA DE UMA REGIÃO SUPERIOR A ELA INCLUSIVE DEMOGRAFICAMENTE..!!

E ontem estavam todos s festejar a vitória da Espanha.hahah

12 de julho de 2010 às 16:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E ontem estavam todos s festejar a vitória da Espanha.hahah

UMA COISA NÃO PRETEXTUA A OUTRA; FICAMOS FELIZES PELAS NAÇÕES IBERICAS HISPANICAS TEREM GANHO A COPA NUMA SELEÇÃO CONFEDERADA, MAS ISSO NÃO PRETEXTUA QUE MADRID CONTINUE ACIMA DE UMA REGIÃO SUPERIOR A ELA..!!

12 de julho de 2010 às 16:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

e se eu não me engano dois jogadores catalães na final da copa ficaram com uma bandeira catalã no campo pequena

12 de julho de 2010 às 16:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.abril.com.br/noticias/esportes/base-selecao-catalunha-exalta-seus-jogadores-1166927.shtml

12 de julho de 2010 às 16:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Com base da seleção,

Catalunha exalta seus

jogadores

12 de julho de 2010 às 16:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Nova campeã mundial de futebol, a Espanha tem em seu território particularidades que foram esquecidas em campo pela equipe comandada por Vicente Del Bosque. Dividida por regiões bem distintas, a Fúria foi liderada na África do Sul por oito jogadores que atuam na Catalunha, que possui idioma e cultura próprios.

Em meio à festa, parte dos catalães exalta mais seus jogadores do que o próprio conjunto espanhol. Xavi, Iniesta, Puyol, Piqué, Pedro, Busquets, Valdés e o recém-contratado David Villa atuam pelo Barcelona, clube da capital da comunidade autônoma.

"A seleção espanhola de futebol rompeu o malefício e se proclamou campeã do mundo pela primeira vez de sua história. É um triunfo de todos os jogadores, mas em grande parte dos oito do Barcelona que integram esta maravilhosa equipe", destaca o jornal catalão Sport.

A seleção é bastante elogiada justamente por seguir o estilo do Barcelona, que aposta em um jogo ofensivo. Já as outras equipes têm um espaço menor no elenco de Vicente Del Bosque, até mesmo o Real Madrid.

Neste domingo, na decisão contra a Holanda, apenas três titulares eram do clube merengue: o capitão Casillas, Xabi Alonso e Sergio Ramos. Já os barcelonistas estiveram em peso, com sete em campo desde o início, somente com Valdés no banco de reservas.

Além da Catalunha, o país Basco também tem suas particularidades, mesmo fazendo parte da Espanha. O Athletic Bilbao só aceita jogadores bascos em seu elenco e enviou para a África do Sul o meio-campista Javier Martinez e o atacante Llorente.

12 de julho de 2010 às 16:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

todos??? não sei...tenho algumas duvidas.

ass: Thor

12 de julho de 2010 às 16:29:00 WEST  
Blogger Thor said...

"e se eu não me engano dois jogadores catalães na final da copa ficaram com uma bandeira catalã no campo pequena"


sim, Puyol e Xavi

12 de julho de 2010 às 17:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Será que os comunistas do país basco independentistas também foram festejar ontem a vitória da Espanha? não me parece, eles querem é droga

12 de julho de 2010 às 17:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
Será que os comunistas do país basco independentistas também foram festejar ontem a vitória da Espanha? não me parece, eles querem é droga

12 de Julho de 2010 17h59min00s WEST

comunista por comunista; em madrid vive um - quem sabe se o que restar da espanha não fique melhor sem tanta merda vermelha destes dois antros?onde comunista toca vira merda, pois o apice é igualado ao lixo simioide da pior latrina por baixo; dizem que a maioria dos bascos não são comunistas e que o eta é meia duzia da extrema esquerda minorica por la; quanto a catalunha ja não sei!

12 de julho de 2010 às 18:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O quanto antes a Espanha se dissolver por completo e cada região autônoma se tornar um país independente, mais esta palhaçada incoerente deste governo esquerdista de merda acaba!

15 de julho de 2010 às 22:57:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home