quarta-feira, junho 30, 2010

PELA SAÚDE DOS PORTUGUESES, O PNR CONTRA O ENCERRAMENTO DAS URGÊNCIAS

A decisão do Ministério da Saúde, de encerrar as urgências pediátricas no turno da noite nas unidades hospitalares de Setúbal e Barreiro, embora adiada por enquanto, não deixa de emitir mais um sinal preocupante que mantém a lógica de se encerrar os serviços segundo critérios numéricos, que são arbitrários por natureza.
Tratando-se, neste caso, da margem sul, talvez esteja ainda sob o efeito da afirmação do ex-Ministro Mário Lino, de que "ali é um deserto"…
Seja como for, o argumento de que a procura é escassa, revela-se assustador por mais uma vez se submeter a critérios economicistas, de rentabilidade e total insensibilidade para com o drama humano das famílias que sentem a aflição de uma criança que necessite de serviços de saúde urgentes. E é intolerável o argumento adicional de que a cerca de 40 quilómetros há outras unidades disponíveis.
Também o argumento da falta de médicos, não pode justificar o encerramento de unidades cuja procura afinal é “escassa”… As soluções devem passar sempre pela resolução dos problemas e nunca por varrer o problema para baixo do tapete.
Quando o ser humano deixa de ter qualquer valor transcendente e passa a ser encarado como número ou estatística, então todas as atrocidades e irresponsabilidades se tornam possíveis….
Toda e qualquer decisão política que vise encerrar serviços, fundamentada na lógica da rentabilidade ou de critérios numéricos, é por si atentatória contra a dignidade humana.
Se é verdade que a decisão do Ministério, neste caso, foi travada e adiada em virtude da mobilização das populações afectadas, actuação esta com a qual o PNR se solidariza e aplaude, não deixa de ser também verdade que a ameaça destas políticas de razia e encerramentos paira sempre no ar e merecem a vigilância atenta dos portugueses.
O PNR repudia tais políticas de encerramentos, pois defende a Vida e a sua qualidade acima de tudo, rejeitando as “soluções” fáceis e insensíveis.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«Circularam nos últimos dias informações oficiosas em alguns concelhos, nomeadamente em Aljustrel e Almodôvar, que o Serviço de Atendimento Complementar (SAC) dos respectivos centros de saúde pode ser encerrado permanentemente. Deste modo, a solução é encaminhar os doentes para Castro Verde, coisa que já acontece agora no período entre as 20 e as oito horas da manhã. Ou então para o hospital de Beja!
Por mais que as autoridades sempre tenham negado, há muito que se desconfiava deste desfecho. Trata-se, obviamente, de um atentado muito grave contra as populações que, deste modo, vão ser privadas de um serviço básico e imprescindível. Se se compreende o fecho durante a noite, porque as ocorrências são diminutas e faz sentido concentrar o serviço num sítio mais central, já este fecho permanente não se aceita de maneira nenhuma. E, pegando nas palavras do presidente da Câmara de Almodôvar, é bom que as populações não se resignem e "encaixem" de ânimo leve esta decisão. Muito pelo contrário, devem organizar-se, protestar e mostrar com veemência o seu descontentamento.
Não só porque perdem este serviço elementar, mas também porque foram feitos investimentos significativos nestes dois concelhos para construir novos centros de saúde, mais apetrechados e competentes. Agora, investido o dinheiro que é de todos, o Governo segue uma via economicista e manda fechar as urgências. Isto fará algum sentido? Claro que não faz e contra isso devemos levantar a nossa voz...»


http://correioalentejo.com/index.php?go=editorial&id=195

30 de junho de 2010 às 21:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Almodôvar manifestou-se contra fecho de Urgências

Cerca de 1.200 almodovarenses corresponderam ao apelo da Câmara de Almodôvar e compareceram esta terça-feira, 29, ao final da tarde, junto ao Centro de Saúde da vila para se manifestarem contra o anunciado encerramento do Serviço de Atendimento Complementar (vulgo Urgências).
Satisfeito pela presença maciça da população, o autarca António Sebastião prometeu não baixar os braços na "luta" por manter este serviço de saúde no concelho.
Recorde-se que o SAC de Almodôvar, que actualmente funciona todos os dias das 08h00 às 20h00, vai ser substituído por uma consulta de recurso, que, a partir de Julho, irá funcionar de segunda a sexta-feira das 08h00 às 20h00 e aos fins-de-semana e feriados das 09h00 às 15h00.
A medida vai também ser aplicada nos centros de saúde de Aljustrel e Ourique e permitirá, segundo a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, gerir melhor os horários dos médicos e poupar dinheiro em horas extraordinárias e que pode ser canalizado para o atendimento domiciliário também ao fim-de-semana.


http://correioalentejo.com/?diaria=4707

30 de junho de 2010 às 22:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

“Não fomos informados do fecho das Urgências”


Correio da Manhã – Porque estão a população e a edilidade contra o encerramento das Urgências em Almodôvar?

António Sebastião – O serviço de Urgências deve ser mantido porque o centro de saúde foi construído numa política nacional que englobava o direito à saúde em todas as valências. Atendendo a esse aspecto e à colaboração da autarquia com as autoridades regionais de saúde, é incompreensível que se procure alterar este serviço sem que seja dada uma explicação ou haja uma conversação sobre isso.

– Mas o executivo não foi consultado da decisão?

– Não foi. Por sermos uma instituição com responsabilidades administrativas e eleita directamente pelas pessoas, devíamos ter sido informados do encerramento.

– Quando foi informado?

– Só depois de convocarmos o protesto é que recebemos a informação oficial do encerramento.

– Que prejuízos traz o fecho deste serviço de saúde para o concelho de Almodôvar?

– Além das grandes distâncias que os utentes terão de percorrer para ir a outro centro de saúde, a medida provoca um retrocesso ao desenvolvimento da região. Não podemos estar a dizer às pessoas que temos oportunidades em Almodôvar e que há possibilidades de escolherem o concelho para desenvolver as suas actividades profissionais e económicas e depois, em termos de saúde, termos estas limitações.

– Depois da manifestação de ontem ponderam outras formas de luta?

– Vamos analisar os passos futuros com outras entidades, desde os profissionais de saúde aos bombeiros e juntas de freguesia.

– Acredita num recuo da decisão da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo?

– Tive uma conversa com o presidente do conselho de administração e poderá haver alguma evolução nesse capítulo.



http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/nao-fomos-informados-do-fecho-das-urgencias

30 de junho de 2010 às 22:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Almodôvar manifesta-se contra encerramento de Urgências
A população do concelho de Almodôvar foi convocada pela autarquia local para se concentrar hoje, ao final da tarde, de forma a manifestar-se contra o anunciado encerramento do Serviço de Atendimento Complementar do Centro da Saúde da vila.

Fechar este serviço “é inaceitável”, diz o autarca António Sebastião, esperando uma adesão maciça dos utentes almodovarenses para a manifestação agendada para as 18h30, apesar de uma hora depois se realizar o Espanha-Portugal dos oitavos-de-final do Mundial da África do Sul.

A oposição do presidente da Câmara Municipal de Almodôvar à decisão da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo tem por base o facto do concelho ser atravessado pela Auto-estrada do Sul (A2) e ter uma população idosa e muito dispersa ao longo dos 777 quilómetros quadrados do seu território, na sua maioria em plena serra e com acessos difíceis.

Além de Almodôvar, também os centros de saúde de Aljustrel e Ourique vão ficar sem Serviço de Atendimento Complementar, que será substituído por uma consulta de recurso entre as 08h00 e as 20h00 de segunda a sexta-feira e das 09h00 às 15h00 no fim-de-semana e feriados.

Os casos urgentes serão encaminhados para o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Castro Verde.


http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=175780FE-217C-4314-BCF0-A2BD9AD93B20&channelid=F48BA50A-0ED3-4315-AEFA-86EE9B1BEDFF

30 de junho de 2010 às 22:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?t=Urgencia-pediatrica-de-Amarante-encerrada-durante-meses-de-Verao.rtp&headline=20&visual=9&article=355197&tm=2


Urgência pediátrica de Amarante encerrada durante meses de Verão
As crianças de Amarante que precisem de ser internadas vão a partir de hoje ser encaminhadas para o Hospital Padre Américo, em Penafiel. O serviço de Internamento Pediátrico do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, encerra durante os meses de Verão. A medida insere-se numa redistribuição de recursos de um serviço que tinha uma taxa de ocupação muito baixa.

30 de junho de 2010 às 22:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

encerramento das Urgências do Centro de Saúde em Santana

30 de junho de 2010 às 22:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/215997/madeira/216000-e-para-morrer-pelo-caminho

30 de junho de 2010 às 22:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

New census will hide white ethnic cleansing and replacement

--------------------------------------------------------------------------------

Genealogists slam new restrictions on census information


A door to Canada's past has slammed shut, leaving future Canadians with very little information about their own families and the country's history, in a move the government says was prompted by privacy concerns.


Statistics Canada has quietly made major changes to the country's census in time for the upcoming round of national sampling in 2011. The long census questionnaire that provided information on a broad range on such topics as ethnicity, education, employment, income, housing and disability has been eliminated. Instead, those questions will be asked on a new, voluntary National Household Survey (NHS) and the results will never be released, in contrast with the treasure trove of census data that currently becomes public after 92 years.

1 de julho de 2010 às 01:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

o link

http://www.vancouversun.com/technology/Genealogists+slam+restrictions+census+information/3217316/story.html#ixzz0sNTFIGMJ

1 de julho de 2010 às 01:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
o link

http://www.vancouversun.com/technology/Genealogists+slam+restrictions+census+information/3217316/story.html#ixzz0sNTFIGMJ

1 de Julho de 2010 01h47min00s WEST

VAI VIRAR AUTO-DECLARAÇÃO A BOSTIL EM QUE OS INDIANOS DO SUL E SANADA PODERÃO SE DECLARAR COMO QUISEREM E OS AFRO-ARABES DO SUDÃO IDEM..JEJE!!

O CANADÁ ESTÁ MORRENDO; FOI DOS ULTIMOS PAÍSES A DECAIREM, MAS ESTÁ SENDO UM DOS MAIS RAPIDOS NO DECAIMENTO..!!

1 de julho de 2010 às 14:20:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home