quarta-feira, junho 09, 2010

MARCO DA RESISTÊNCIA EUROPEIA AO INVASOR MUÇULMANO - BATALHA DE TOULOUSE

Há quase mil e trezentos anos, o governador do Al-Andalus, Al-Samh ibn Malik al-Khawlani, reuniu um poderoso exército para conquistar a Aquitânia, zona sudoeste da actual França. A Aquitânia estava formalmente sob a soberania dos Francos, mas na prática era um ducado quase independente. O líder muçulmano cercou a principal cidade da Aquitânia, Toulouse. O duque Odo da Aquitânia, também conhecido como Eudes, partiu de imediato para encontrar auxílio.
Toulouse estava prestes a render-se quando Eudes retornou, três meses depois de partir, e atacou de surpresa as tropas muçulmanas no dia 9 de Junho de 721, dando-se então a Batalha de Toulouse.
A vitória dos resistentes aquitanos foi total e Al-Samh ibn Malik al-Khawlani mal conseguiu fugir, com apenas uma fracção das suas forças, apenas para morrer pouco depois.

Há quem considere que a Batalha de Toulouse foi realmente a batalha mais decisiva na derrota e derrocada do Al-Andalus, em vez da mais famosa e posterior Batalha de Tours, ou de Poitiers, em 732, visto que este triunfo de Eudes viria a dar tempo aos Francos de Carlos Martel para se prepararem para o embate seguinte contra as forças da Moirama, do qual saíram, como se sabe, vencedores.

Eudes viria a cair em batalha no massacre de Bordeaux, em que ele e sua gente foram mortos pelos invasores muçulmanos, mas, como acima se diz, nesse mesmo ano o confronto dos Francos com os muçulmanos foi decisivo.

Glória a Eudes e aos seus bravos, injustamente esquecidos, que merecem o seu lugar na constelação dos heróis da Europa.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

:D

CATURO,

ELEIÇÕES NA HOLANDA:

PVV (GEERT WILDERS) - 22 LUGARES


:D :D

10 de junho de 2010 às 14:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

“I always say that parents everywhere in the West sleep well at night because parents in Israel lie awake at night - because their children are fighting the jihad.”

10 de junho de 2010 às 14:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

24 lugares

10 de junho de 2010 às 14:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

DO QUE ADIANTOU OS FRANCESES ORIGINAIS TEREM LUTADO TANTO SE OS "FRANCESES" ATUAIS JOGARAM TUDO NO LIXO..??

10 de junho de 2010 às 20:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
DO QUE ADIANTOU OS FRANCESES ORIGINAIS TEREM LUTADO TANTO SE OS "FRANCESES" ATUAIS JOGARAM TUDO NO LIXO..??

10 de Junho de 2010 20h37min00s WEST



só os dhimmis!

11 de junho de 2010 às 11:10:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home