CELEBRAÇÃO DO SOLSTÍCIO DE VERÃO EM STONEHENGE
Na planície britânica de Salisbury, onde se localiza o famoso monumento megalítico de Stonehenge, reuniram-se a 21 de Junho cerca de vinte mil convivas, sobretudo pagãos, para festejar, dançar, cantar e, claro, celebrar o ritual do Solstício de Verão.
A festa, que durou toda a noite, culminou no surgimento dos primeiros raios solares da manhã, às 4:52, na Heel Stone, um dos pilares megalíticos que se alinha directamente com o Sol nascente. Consta que desta vez não houve nuvens a obscurecer o primeiro brilho matutino do Astro-Rei, o que é raro.
Nesse momento, uma mulher trepou ao alto de uma rocha no círculo central do monumento e fez soar um corno, dando assim as boas vindas ao mais longo dia do ano. Tambores e saudações ecoaram por toda a zona.
«Isto significa muito para nós... sendo nós Britânicos e seguindo as nossas raizes pagãs», disse uma das mulheres presentes, com o cabelo ornado por flores.
A celebração incluiu fogueiras e danças em torno do mastro.
As origens de Stonehenge, que remontam a 3000 a.c. (embora tenha evoluído até 1600 a.c.), continuam envoltas na bruma do mistério - dizem uns que seria um grande calendário astronómico, outros que se destinaria ao culto solar; sabe-se que, de qualquer modo, foi usado como cemitério de cremação (coincidindo com as arcaicas tradições indo-europeias) desde o seu início.
3 Comments:
http://2.bp.blogspot.com/_suD1pzsRnwE/TCTjWUrKt6I/AAAAAAAAERk/r0TGsAxREJs/s400/StonehengeV.jpg
ISSO FEDE A NEW AGE..!!
EU QUERIA ME DESCULPAR PELO ULTIMO COMENTARIO, POIS NA VERDADE NOTEI QUE APESAR DAQUELA POSER PSY-TRANCE, A ULTIMA FOTOÉ BASTANTE ELUCIDATIVA, JÁ QUE EVIDENCIA SER UM MOVIMENTO AUTENTICAMENTE ETNICO, VIDE QUE NÃO SE ACHA UM SÓ ALOGENO INFILTRADO NA FOTO, MAS SOMENTE NATIVOS..!!
*É
Enviar um comentário
<< Home