sexta-feira, junho 25, 2010

CELEBRAÇÃO DO SOLSTÍCIO DE VERÃO EM STONEHENGE




Na planície britânica de Salisbury, onde se localiza o famoso monumento megalítico de Stonehenge, reuniram-se a 21 de Junho cerca de vinte mil convivas, sobretudo pagãos, para festejar, dançar, cantar e, claro, celebrar o ritual do Solstício de Verão.
A festa, que durou toda a noite, culminou no surgimento dos primeiros raios solares da manhã, às 4:52, na Heel Stone, um dos pilares megalíticos que se alinha directamente com o Sol nascente. Consta que desta vez não houve nuvens a obscurecer o primeiro brilho matutino do Astro-Rei, o que é raro.
Nesse momento, uma mulher trepou ao alto de uma rocha no círculo central do monumento e fez soar um corno, dando assim as boas vindas ao mais longo dia do ano. Tambores e saudações ecoaram por toda a zona.

«Isto significa muito para nós... sendo nós Britânicos e seguindo as nossas raizes pagãs», disse uma das mulheres presentes, com o cabelo ornado por flores.

A celebração incluiu fogueiras e danças em torno do mastro.

As origens de Stonehenge, que remontam a 3000 a.c. (embora tenha evoluído até 1600 a.c.), continuam envoltas na bruma do mistério - dizem uns que seria um grande calendário astronómico, outros que se destinaria ao culto solar; sabe-se que, de qualquer modo, foi usado como cemitério de cremação (coincidindo com as arcaicas tradições indo-europeias) desde o seu início.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://2.bp.blogspot.com/_suD1pzsRnwE/TCTjWUrKt6I/AAAAAAAAERk/r0TGsAxREJs/s400/StonehengeV.jpg

ISSO FEDE A NEW AGE..!!

26 de junho de 2010 às 16:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

EU QUERIA ME DESCULPAR PELO ULTIMO COMENTARIO, POIS NA VERDADE NOTEI QUE APESAR DAQUELA POSER PSY-TRANCE, A ULTIMA FOTOÉ BASTANTE ELUCIDATIVA, JÁ QUE EVIDENCIA SER UM MOVIMENTO AUTENTICAMENTE ETNICO, VIDE QUE NÃO SE ACHA UM SÓ ALOGENO INFILTRADO NA FOTO, MAS SOMENTE NATIVOS..!!

27 de junho de 2010 às 19:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

27 de junho de 2010 às 20:02:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home