SOBRE O JULGAMENTO DO CASO DO CONCORDE
Começou ontem em Pontoise, arredores de Paris, o julgamento do acidente com o Concorde da Air France, que, em 25 de Julho de 2000, caiu sobre um hotel junto ao aeroporto Charles de Gaulle, matando as 109 pessoas que seguiam a bordo e mais quatro que estavam em terra.
A investigação concluiu que o acidente, que marcou o fim da aviação comercial supersónica, ocorreu após o Concorde ter pisado, quando ia levantar voo, uma lâmina metálica de 4,5 kg e 43 cm, largada minutos antes na pista por um DC-10 da Continental Airlines. A lâmina rebentou os pneus e os estilhaços perfuraram um dos tanques de combustível. No banco dos réus está a Continental Airlines e mais cinco pessoas.
A investigação concluiu que o acidente, que marcou o fim da aviação comercial supersónica, ocorreu após o Concorde ter pisado, quando ia levantar voo, uma lâmina metálica de 4,5 kg e 43 cm, largada minutos antes na pista por um DC-10 da Continental Airlines. A lâmina rebentou os pneus e os estilhaços perfuraram um dos tanques de combustível. No banco dos réus está a Continental Airlines e mais cinco pessoas.
História esquisita, esta... o Concorde foi um sucesso tecnológico e comercial durante mais de vinte anos e, só por ter um acidente e por causa do terrorismo e tal... é posto de parte.
Será que incomoda especialmente os Americanos? Efectivamente, o projecto é exclusivamente europeu, construído por um consórcio anglo-francês e usado exclusivamente pela British Airways e pela Air France; curiosamente, os Ianques estiveram anos sem permitir que tal aparelho sobrevoasse o seu território, alegando que era demasiado poluente...
5 Comments:
na altura que acabaram, disseram que era por nao ser rentavel, tinha altos custos.
Nao disseram que era por causa do acidente.
O projecto Concorde começou antes da crise do petróleo de 1974. A partir dessa altura tiveram de travar fortemente a exploração do supersónico, grande cunsumidor de kerozen.
No que diz respeito ao processo, há quem testemunhe que o Concorde já estava pegando fogo bem antes de chegar ao ponto onde estava a lâmina metálica.
No que diz respeito aos americanos, houve na altura do projecto supersònico, uma competição entre os anglo-franceses e os americanos.
E de facto, os americanos perderam essa competição, não sendo capazes de levar a cabo o projecto de um avião comercial supersónico.
polui muito
certos ambientalistas ja dizem que nem se devia usar avioes ou apenas usar em caso de necessidade e nao para ferias lazer, etc. por causa do aquecimento global
ESTAMOS EM TEMPO DE JUNTAR OS POVOS BRANCOS DE TODO O MUNDO E NÃO DE FICAR COM TEORIAS MALUCAS PARA SEPARAR-LOS MAIS ANIDA!
Enviar um comentário
<< Home