quarta-feira, setembro 09, 2009

CONSIDERAÇÕES DE INTELECTUAIS A RESPEITO DA VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE FRANCESA

Podeis não acreditar, mas parece que num programa de horário nobre da televisão francesa, uma série de intelectuais disseram mesmo coisas como as que se seguem a respeito da violência que se faz sentir na sociedade actual (vídeo):

Moderador: Bem-vindos. Vamos falar sobre o aumento do crime na sociedade francesa. Está a sociedade francesa a tornar-se mais e mais violenta, ou estamos nós a ficar menos tolerantes à violência?

Primeiro participante: Viajo muito e diria que comparado com países como o México, os países da América do Sul, ou a África do Sul, não se pode dizer que a violência em França está a crescer...

Historiadora Anne-Claude Ambroise-Rendu: Em geral, dos tempos antigos até à actualidade, tem havido um constante declínio da violência, mas ao mesmo tempo há um aumento na busca da segurança...

Escritor Antoine Bello: A sociedade francesa está menos violenta que no passado, concordo com os meus colegas nisso. Comparada com as épocas passadas, tal como a Idade Média, a Revolução Francesa, a Comuna (...), a sociedade francesa é muito menos violenta.

Artista Ivan de Montbrison: Concordo com os outros em que a sociedade francesa é menos violenta, comparada com o Paquistão...


A dada altura, refere-se o caso de um esfaqueamento numa escola secundária: um aluno de treze anos, que não é considerado problemático, ficou irritado com o castigo que lhe foi aplicado por não ter feito os trabalhos de casa e, quando a sala de aulas estava vazia, pegou numa faca, ameaçou de morte a professora e acabou por esfaqueá-la acima do peito esquerdo, causando-lhe uma hemorragia interna.

Comentários dos intelectuais:

Primeiro participante: Este estudante que esfaqueou a sua professora... acontece a toda a gente. Até há escritores que aceitam que se mate o próprio pai...

Artista Ivan de Montbrison: Penso que o rapaz que apunhalou a sua professora identificou a sua faca com um símbolo fálico... é a minha opinião. É completamente normal. Porque é que fez o que fez? Porque estava numa situação que o empurrou para fazer o que fez.

Terceiro participante (homem de longa barba, eventualmente um psicólogo): Bem, aqui também, houve um desejo de ser ouvido. Penso que a violência é frequentemente um meio de expressão mais do que uma acção. A violência é frequentemente um sinal de sofrimento. Penso que havia provavelmente um verdadeiro sofrimento neste jovem, uma maleita, e ele não pensou realmente no que estava a fazer. Estava deprimido...

Artista Ivan de Montbrison: A única violência que eu vejo é a do nosso querido presidente que expressa violência verbal todos os dias. É completamente desproporcional focar a atenção em apenas uma pessoa, ou neste jovem. Foi um fenómeno psicológico que o levou a apunhalar a sua professora. Foi uma espécie de confissão (?), uma necessidade de se purgar através da faca... mas é completamente desproporcional...

Quarto participante (jovem de barba escura): A reabilitação é de aplicar se possível. Penso que a violência é necessária. Quando levanto a voz é porque tenho algo a dizer. A violência é parte da vida. Quando és oprimido, é necessária... Pode acontecer durante uma guerra, durante uma greve (e é interrompido pelo primeiro participante, que insiste que uma greve não é violenta, mas uma purificação, uma espécie de experiência espiritual.) Se parares de trabalhar, há um conflito com o teu patrão. É a vida, se vives numa sociedade há sempre o risco da violência. O nascim,ento é violento. Certos sectores da sociedade institucionalizaram a violência: o sistema escolar, a polícia, o exército, etc..

Historiadora Anne-Claude Ambroise-Rendu: A ideia da tolerância zero para crimes menores (delinquência) é um absurdo. Toda a gente sabe que não existe tal coisa. Os crimes menores são um sinal de uma sociedade saudável.

Escritor Antoine Bello: Temos sorte na Europa. Não há muita violência.


Muitos dos ouvintes ficaram chocados com o que ouviram, chamando-lhe, genericamente, «idiotice».

Mas não é só uma questão de idiotia.
É, acima de tudo, um sinal de profunda degeneração ética, que leva a que, num exercício de relativismo moral visceralmente abjecto contra toda a decência, mesmo contra o mais elementar senso comum (é a desconstrução total da personalidade humana, fenómeno típico do estado avançado da lavagem cerebral), se tente desculpar a violência cometida contra tudo o que representa o Tradicional, seja a professora, mas também a polícia, etc., já se sabe onde vai dar... não foi por acaso que um dos intelectuais resolveu, completamente a despropósito, bater num presidente tido como direitista, e outro intelectual lembrou-se de dar a entender que a Escola, a Polícia e as Forças Armadas é que são violentas a sério...

E é nas mãos desta espécie de criaturas invertebradas que está boa parte do destino do Ocidente - porque quem controla a Cultura forma, ou formata, as elites dominantes do presente e sobretudo as do futuro.

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Gente/Interior.aspx?content_id=1355460

" O presidente do Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais , no Porto, tem uma invejável lista de países que visitou nos últimos oito anos. Hoje destaca-se no ranking dos mais viajados do Mundo.

Ocupa o centésimo lugar no ranking de pessoas mais viajadas do Mundo do "Most Traveled People" - www.most traveledpeople.com - com 153 países visitados.


...


As suas deslocações deixam-no cada vez mais céptico em relação ao que recebe da Comunicação Social. "Somos muito manipulados pelos media e não chegamos a ter um verdadeiro conhecimento da realidade cultural de muitos destes povos", lamenta.

...



"Sempre que vou à Ásia fico com maior percepção de que as religiões e as culturas separam os povos. Mas não podemos esperar que a democracia seja a evolução natural em muitos destes lugares"."

9 de setembro de 2009 às 15:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Primeiro participante: Viajo muito e diria que comparado com países como o México, os países da América do Sul, ou a África do Sul, não se pode dizer que a violência em França está a crescer..."

ja se sabe que esta gente tenta arranjar sempre desculpas.
Antes a França nao tinha violencia, hoje tem e dizem "ah nao faz mal, os piores paises do mundo sao piores que nós".
Faz lembrar um pouco os portugueses quando falam mal da economia e dela estar a piorar e dizem, "ah, mas angola ou o pior pais do mundo é muito pior que nos, la nem ha comida, morrem à fome".
quando transformam a europa em 3 mundo, ja gostam de comparar com paises do 3 mundo ainda piores que eles.


"Escritor Antoine Bello: A sociedade francesa está menos violenta que no passado, concordo com os meus colegas nisso. Comparada com as épocas passadas, tal como a Idade Média, a Revolução Francesa, a Comuna (...), a sociedade francesa é muito menos violenta.
"

este sabe bem que piorou imenso, mas vai comparar com a idade média.
em vez de comparar com o pos revoluçao industrial, com os ultimos 100, 200 anos, vai é comparar com o tempo das guerras onde nao havia leis.


"Artista Ivan de Montbrison: Concordo com os outros em que a sociedade francesa é menos violenta, comparada com o Paquistão..."

pois, o crime aumentou imenso, as violaçoes, assassinatos, etc, aumentou imenso nos ultimos 100 anos por causa da imigraçao, mas vamos comparar com os piores paises do mundo, o paquistao.


"Primeiro participante: Este estudante que esfaqueou a sua professora... acontece a toda a gente. Até há escritores que aceitam que se mate o próprio pai..."

as habituais desculpas, ah e tal acontece, é um caso isolado.
depois quando aparecem as estatisticas, ja dizem que é falso, que nao se pode publicar, que nao se pode analisar assim, ha outros motivos como a pobreza, etc.


"Artista Ivan de Montbrison: Penso que o rapaz que apunhalou a sua professora identificou a sua faca com um símbolo fálico... é a minha opinião. É completamente normal. Porque é que fez o que fez? Porque estava numa situação que o empurrou para fazer o que fez."

Pois claro. E os nazis expulsarem os estrangeiros todos para preservarem a sua raça? na situaçao em que estavam, nao foram empurrados para fazer o que fizeram? se nao, e agora que a europa esta toda lixada, nao estao os nazis numa situaçao para expulsar todos os imigrantes? É a minha opinião, é completamente normal que um povo defenda a sua identidade.


enfim cansei-me,
o resto é mais do mesmo, desculpa-se tudo.
já se um nacionalista fizesse metade, já era um monstro, nao tem direitos, o seu povo nao merece ser preservado, etc.

9 de setembro de 2009 às 16:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"
ja se sabe que esta gente tenta arranjar sempre desculpas.
Antes a França nao tinha violencia, hoje tem e dizem "ah nao faz mal, os piores paises do mundo sao piores que nós"."

Pois, por algum lado começam com a violência! Não acordam e passam da paz para a guerra civil.

9 de setembro de 2009 às 19:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Realmente, anónimo, esses exemplos de gente parva são mesmo para passar ao lado. Fala-se do problema em França e eles vão buscar o Paquistão... Não havia nada mais à mão? Além de que essa gente sabe perfeitamente que para se analisarem essas evoluções têm-se em conta sempre o mesmo objecto ao longo de um determinado período de tempo. Senão, tudo é relativo. Bom, se não sabem então mais valia terem ficado calados e irem ler teorias sobre o relativismo social e estatística, para a próxima não faziam tão má figura.
E outra coisa curiosa, ontem ouvi as novidades de um amigo que foi fazer um trabalho para a Sérvia durante 1 mês. Ele diz que primeiro, claro, só se vê sérvios na rua e quase ninguém fala inglês. Depois, que é um país bem mais seguro que certas zonas de Portugal. Diz que andava sozinho na rua à noite, de carteira e tlm na mão, havia muito policiamento, nada de desacatos... diz que andar assim em Lisboa em zona como a Amadora ou Telheiras, mesmo durante o dia, era impensável. Foi a todo o lado, Belgrado, norte...só não o deixaram ir para o sul por causa do Kosovo.
Ah, e que é tudo pobre, velho, a habitação é MUITO cara, há grande desigualdades sociais: tanto vês um Corvette e um Porsche carrera como a seguir vês um carro dos anos 70. O centro da cidades ainda tem prédios caídos por causa dos bombardeamentos de há 9 anos, e o salário médio (atenção que não é mínimo) ronda os 300€ quando as casas são mais caras que as de Portugal. Diz lá que esses não tinham a "desculpa" de ser uma autêntica Amadora em ponto grande? Afinal...
Ûma pessoa a pensar que aquilo era uma selva... Bom, o leste que se prepare para quando se desenvolver mais e começar a receber certa "malta".

9 de setembro de 2009 às 19:13:00 WEST  
Anonymous Thor said...

a isso chama-se...nivelar por baixo.

enfim, só dá para rir.
essa gente já está tão alienada que não tem remédio. é crónico.

9 de setembro de 2009 às 19:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É que nem sequer comparam entre países do mesmo espaço civilizacional ou geográfico... têm que recorrer a algo completamente diferente e radical para encontrar uma desculpa.
"Ah o Benfica jogou mal." "Deixa lá, os de Vila das Aves estão pior."

9 de setembro de 2009 às 19:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«diz que andar assim em Lisboa em zona como a Amadora ou Telheiras, mesmo durante o dia, era impensável. Foi a todo o lado, Belgrado, norte...só não o deixaram ir para o sul por causa do Kosovo.
Ah, e que é tudo pobre, velho, a habitação é MUITO cara, há grande desigualdades sociais: tanto vês um Corvette e um Porsche carrera como a seguir vês um carro dos anos 70. O centro da cidades ainda tem prédios caídos por causa dos bombardeamentos de há 9 anos, e o salário médio (atenção que não é mínimo) ronda os 300€ quando as casas são mais caras que as de Portugal. Diz lá que esses não tinham a "desculpa" de ser uma autêntica Amadora em ponto grande? Afinal...»


CONCLUSÃO: a Europa a sério, rica ou pobre, é sempre um luxo...

9 de setembro de 2009 às 19:55:00 WEST  
Anonymous Thor said...

"Ah o Benfica jogou mal." "Deixa lá, os de Vila das Aves estão pior."


LOLOL podes crer.
eles cada vez são mais criativos nas desculpas que arranjam.

9 de setembro de 2009 às 20:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

PSEUDO-INTELECTUAIS DAS PSEUDO-CIENCIAS SOCIAIS 2.0 = LIXO

10 de setembro de 2009 às 00:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

EU NEM CONSEGUI LER ATÉ O FIM TANTA MERDA SÓ BASEADA EM DOGMAS RED-POPULISTAS 2.0..

10 de setembro de 2009 às 00:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

um luxo...

9 de Setembro de 2009 19:55:00 WEST

ISSO FICOU MEIO..LOL

10 de setembro de 2009 às 01:03:00 WEST  
Blogger Rio sur Seine said...

Isso è mesmo o exemplo flagrante de nihilismo por parte desses montes de merda esquerdistas.

As comparações mais que duvidosas !

A França menos violenta do que o Mèxico ?

Ainda bem, querias que fosse mais violenta ?

Ainda por cima são mentirosos, mesmo a televisão de propaganda, toda a gente constata que a violencia està em crescimento constante.

Vejam, que não fazem a comparação com os Estados Unido, porquê ?

Porque a França, por habitante ultapassou os US em crimes e delitos.

Sò não ultrapassa nos crimes de sangue. Somente isso tambem està em aumentação constante, porque hoje não passa uma semana em que não haja ajustes de contas, gente baleada em guerra de gangues para o contrôle do mercado da drogua.

O desenvolvimento e a generalização da criminalidade organizada, das violencias às pesssoas sem motivos etc...

Jà tinha visto esse programa, mas parece sempre absolutamente incrivel.

10 de setembro de 2009 às 10:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Porque a França, por habitante ultapassou os US em crimes e delitos.

DETALHE: NEGROIDES SÃO 15% DOS EUA..

E FORA A CHICANADA..

12 de setembro de 2009 às 00:23:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home