segunda-feira, agosto 31, 2009

«CHRISTIANS GO HOME» - OS DEUSES ANTIGOS RETORNAM AO LESTE EUROPEU

Moderna representação de Perun, Deus Eslavo do Trovão


Um longo e profícuo trabalho, este - “Christians! Go home”: A Revival of Neo-Paganism between the Baltic Sea and Transcaucasia (An Overview), ou «Cristãos, vão-se embora!»: Um Retorno do Neo-Paganismo entre o Mar Báltico e a Transcaucásia.
Trata-se de um estudo do Neo-Paganismo entre os Lituanos, os Letões, os Eslavos orientais (Russos, Bielorrussos, Ucranianos), os povos nativos do Volga, os Abcazes, os Arménios e os Ossetas, estudo este cuja versão original foi entregue na Conferência Internacional sobre «Religião na Rússia Pós-Soviética», realizada no King’s College Research Centre, da Universidade de Cambridge, em Setembro e Outubro de 1997. A versão final foi completadas graças ao apoio da Iniciativa de Escrita e Pesquisa do Programa sobre Segurança e Sustentabilidade Global da MacArthur Foundation.

No essencial, o que afirma é isto: no âmbito do crescimento rápido de novos movimentos religiosos da era democrática pós-soviética, destaca-se o Neo-Paganismo, movimento de larga escala cuja emergência parece coincidir ironicamente, mais coisa menos coisa, com o aniversário do baptismo da Rússia (há mil anos) e do surgimento do próprio Cristianismo.
O movimento Neo-Pagão desafia os valores cristãos no que respeita à ética, às atitudes perante o ambiente, à versão da História e à abordagem da variedade cultural. O impacto neo-pagão no leste está enraizado no Nacionalismo étnico, o que constitui um fenómeno comum do início dos anos noventa. O Neo-Paganismo prefigura-se pois como uma fonte de recursos espirituais para fazer face ao vazio ideológico que afecta o mundo eslavo - e, em geral, todo o Ocidente.
Ora sendo plural o Neo-Paganismo, plural é também o modo como ressurge no mundo actual - diversas são por isso as formas de religião neo-pagã, desde os rituais às designações que os diferentes grupos dão a si mesmos.

Observa este estudo que o Movimento envolve sobretudo pessoas urbanizadas e particularmente letradas, em vez de gente do campo, onde o Paganismo se aguentou mais tempo contra a invasão cristã. E este reviver do Paganismo, que umas vezes se baseia largamente em especulação mas noutras assenta sobre o folclore local, tem lugar sobretudo em regiões dominadas pelo Cristianismo («talvez» porque em terras do Islão a repressão anti-pagã seja maior...).

O estudo postula também, e acima de tudo, que a ascensão do Neo-Paganismo está no Leste europeu intrinsecamente ligada ao brotar dos nacionalismos étnicos. Da explicação desta ligação, salienta-se a passagem mais clara e lógica:
«Em busca da sua identidade autêntica, o Nacionalismo étnico, se deseja ser consistente, tem de romper com as religiões cosmopolitas e arranjar uma religião genuína.»

Isto é, de resto, a concretização religiosa do que já o russo Berdyaev dizia no início do século XX, como aqui foi comentado no que continua a ser o principal artigo do Gladius: que os novos Nacionalismos da época contemporânea eram na realidade um sintoma do ressurgir da mentalidade pagã, politeísta, que tinha sido sobrepujada pelo Cristianismo – e quanto mais o Cristianismo enfraquecia, mais se fortaleciam os Nacionalismos, que constituem, a seu ver, um culto pagão à Nação. Agora, esta tendência pagã passa do simples «estilo», por assim dizer, para o estágio seguinte: o culto declarado, já não apenas à Nação, mas também aos Deuses da Nação. E não é só de agora, pois que ao mesmo tempo que Berdyaev escrevia, nascia na Letónia um novo paganismo nacionalista, elaborado para uma Nação que acaba de alcançar a sua independência, mas que logo a seguir iria voltar a perdê-la, desta feita perante o imperialismo soviético que, significativamente, perseguiu o Paganismo no Báltico...
Ora uma vez caído o último grande universalismo no leste, o Comunismo,
voltam à tona os antigos cultos ancestrais, pois que, como diz o Povo, a verdade vem sempre ao de cima.

E este é, caros leitores, o mais forte motivo pelo qual o leste europeu continua a constituir a mais credível esperança da nossa estirpe, a raça árica.


Cena de culto a Stribog, Deus do Céu e dos Ventos, na Ucrânia

11 Comments:

Blogger Silvério said...

Assim é que se fala. :D

31 de agosto de 2009 às 23:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A BBComprada DIVULGA UMA PESKISA PRO-SIMIOS EM MOSCOU, MAS NADA DAKELA DOS EUA SOBRE OS 3,5% X 45% DAS DIFERENÇAS DE CRIME INTER-RACIAL..88

OU SEJA, MOSCOU NÃO VINGA NEM 1% DOS NOSSOS AGREDIDOS AKI NO O..88

1 de setembro de 2009 às 00:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MORTE AOS CRISTÃOS 1.0-2.0 E JUDEUS..88

1 de setembro de 2009 às 00:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

TENHO TANTO NOJO DE CRISTÃO KE MATARIA MEUS PARENTES CRISTÃOS..88

1 de setembro de 2009 às 00:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

QUE COMENTÁRIO DE MERDA,ZUCA!

1 de setembro de 2009 às 01:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isto é só malucos...

1 de setembro de 2009 às 06:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NA VERDADE TINHA UM PLANO DE EXPLODIR UMA BOMBA NA CEIA DE NATAL, POIS TENHO NOJO DOS CÃES DE PAVLOV DA MINHA FAMILIA E EUGENICS COMEÇA EM CASA, NÃO SÓ NA RUA..88

1 de setembro de 2009 às 16:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

TENHO UMA TIA LESBICA, UMA ESPIRITA, OUTRA PROTESTANTE E POR AI VAI; ODEIO ESSA FAMILIA LIBERAL COMUNISTIZADA E CRISTÃ..88

1 de setembro de 2009 às 16:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Estás completamente xoné, caps!

1 de setembro de 2009 às 22:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Estás completamente xoné, caps!

AFINAL, O KE É XONÉ..?

2 de setembro de 2009 às 01:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É uma ovelha do Pavlov.

2 de setembro de 2009 às 10:39:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home