segunda-feira, agosto 31, 2009

SOBRE A LIBERTAÇÃO DE UM TERRORISTA LÍBIO

A polémica em torno da libertação de Abdelbasset al-Megrahi, o bombista líbio condenado pelo atentado que em 1988 matou 270 pessoas em Lockerbie, Escócia, ganhou ontem novos contornos depois de um jornal acusar o governo britânico de ter negociado com a Líbia a entrega do prisioneiro a troco de um negócio de petróleo.
O ‘The Sunday Times’ revelou cartas de 2007 do ministro da Justiça, Jack Straw, nas quais o antigo titular dos Negócios Estrangeiros aceita incluir Megrahi numa lista de presos líbios a libertar e repatriar.
O jornal mostra que Straw parece ter mudado de opinião devido às dificuldades que estavam a travar um negócio para exploração de petróleo e gás natural entre a britânica BP e o governo Líbio, num valor de quase 900 mil milhões de euros.
Numa carta de Dezembro de 2007, Straw escreveu: "As negociações com os líbios estão num ponto crítico e, tendo em conta os imensos interesses do Reino Unido, aceitei que neste caso (a acordada transferência de presos) deve seguir o curso normal."
Straw veio agora a público negar a notícia, afirmando que fez tudo junto do governo escocês para manter a libertação de Megrahi fora do negócio. A justificação foi repetida pelo primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, que decidiu libertar o bombista, no passado dia 20, alegando que Megrahi sofre de cancro terminal. Straw e Salmond insistiram que as razões para isso foram humanitárias.
Recorde-se que os ingleses se tinham distanciado da libertação, condenada pelos EUA, alegando que se tratou de uma decisão exclusivamente escocesa.

SAIBA MAIS

VOO 103
O atentado de Lockerbie ficou assim conhecido porque o voo 103 Londres-Nova Iorque, da Pan Am, explodiu e caiu a 21 de Dezembro de 1988 sobre essa localidade escocesa.
2001 é o ano em que um tribunal da ONU condenou o líbio Abdelbaset Ali Mohmed Al-Megrahi a prisão perpétua por envolvimento no atentado que matou 270 pessoas num voo da Pan Am.

LÍBIA CULPADA
A Líbia aceitou formalmente, em 2003, a responsabilidade pelo atentado de Lockerbie e comprometeu-se a abandonar o terrorismo e acedendo a indemnizar as famílias das vítimas.
Nesta história, houve algo mais que o Correio da Manhã não referiu mas que se pode ler no Telegraph: Straw achou que os Líbios mereciam «alguma coisa» em troca de desistirem do seu programa de armas nucleares, embora agora também o negue.
O facto de a Líbia ter tido (ou ainda ter...) um projecto para construir armas nucleares só testemunha o perigo que o mundo árabe constitui para o Ocidente. E o facto de um responsável governamental ocidental se dispôr a soltar um assassino de massas só para que um país árabe seja «bonzinho» só atesta o perigo e a indignidade que é para o Ocidente ser liderado pela actual elite politicamente correcta.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

SUICIDAMENTE CORRECTA..88

E POPULISTAMENTE GENO-SUICIDA E AS CUSTAS DO ADN ALHEIO, CLEAR..88

1 de setembro de 2009 às 00:47:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home