quarta-feira, fevereiro 04, 2009

MAIS VIOLÊNCIA URBANA EM LARGA ESCALA NO BRASIL

Pode ver-se e ouvir-se aqui um curto vídeo sobre os motins que estão a deixar a cidade brasileira de São Paulo «a ferro e fogo», conforme diz a notícia.
O conflito eclodiu na segunda maior favela da região.

E todavia a imigração vinda desses cantos do Atlântico continua a entrar em Portugal sem qualquer precaução da parte das autoridades portuguesas.

Não há dúvida de que a iminvasão terceiro-mundista continua a prometer maravilhas ao País, como se já não bastassem as maravilhas que já trouxe...

91 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quem está no fogo é para se queimar. Não vieram os senhores incomodar-nos há 500 anos? Estávamos muito bem. Podíamos não ter nada de civilizado mas vivíamos felizes mesmo assim.

4 de fevereiro de 2009 às 10:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

Já há computadores na Amazónia? E os índios já escrevem na Internet? Fantástico...

4 de fevereiro de 2009 às 11:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sí, ya existen los ordenadores en Amazonia! Y los indios ya escriben en Internet. Que nosotros no despreciamos el progreso. Pero cada uno en su vivienda.

4 de fevereiro de 2009 às 12:03:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Quem está no fogo é para se queimar. Não vieram os senhores incomodar-nos há 500 anos? "


vieram não. eu não era nascido há 500 anos. nem eu, nem os meus pais, avós, etc

portanto, se os outros erraram ao pensar (ingenuamente) que educavam e civilizavam uma cambada de simios, eu não tenho nada a ver com isso.
não fui eu, não tenho culpa e não tenho nada que pagar pelos erros dos outros.

4 de fevereiro de 2009 às 12:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

enfim .... depois vêm para Portugal estas figurinhas fazerem-se de esquisitos... nem há palavras para esta gentinha.

4 de fevereiro de 2009 às 12:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Quarta-feira, Fevereiro 04, 2009 12:29:00 PM

Não adianta, é deixar estar aquela gentinha a remoer os ressentimentos, lá longe, muito longe e evitar que venham para Portugal em busca da vingança - a cobrança como chama a escumalha brasuca. Como se não bastassem os brasucas ressabiados ainda instigam outras comunidades alienígenas a revoltarem-se contra Portugal e os Portugueses, na lógica do dividir para reinar. A esta escumalha brasuca ressabiada interessa é destruir e queimar a Identidade e a coesão de Portugal.

4 de fevereiro de 2009 às 12:38:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

También no quiero pagar por errores de los otros, pero la vida es así. Europa ya no tiene más influjo ningún desde el final de la segunda guerra mundial. La crisis de los misiles por primera vez dejó a los europeus en temblores de miedo.

El mundo será gobernado por nosotros los símios, los brasileños, mexicanos, indianos, chinos. El siglo Veinte uno será nuestro. Ustedes están irados porque sienten que Europa ya no conta más. Los gobernantes europeus están en busqueda de alianzas con los emergentes.

El racismo es cosa de mentes retrasadas.

Escribo en español por ser una lengua casi mundial, y que nosotros los brasileños estamos a hablar cada vez en mayor número.

Saludos.

4 de fevereiro de 2009 às 13:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A propósito Angola nos quer muito melhor do que a vocês. Não só Angola, como Moçambique, o Timor, Cabo Verde, São Tomé, Guiné-Bissau.

4 de fevereiro de 2009 às 13:04:00 WET  
Blogger Caturo said...

Óptimo - fiquem todos juntos LONGE de Portugal.

4 de fevereiro de 2009 às 13:26:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sí, ya existen los ordenadores en Amazonia!

Pois, mas olha que o Castelhano TAMBÉM foi levado para aí pelos Europeus... :)

Os Índios que querem reclamar a sua identidade falam Castelhano como língua nacional?...

4 de fevereiro de 2009 às 13:28:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ustedes están irados porque sienten que Europa ya no conta más. Los gobernantes europeus están en busqueda de alianzas con los emergentes.

Pois, pois... deixa lá um dia a Europa vir a ser dominada pelos Nacionalistas e verás o que é que conta «más», se é o terceiro-mundo ainda a morrer de fome ou se é a união das potências europeias... Rússia, Alemanha, Inglaterra, França, Itália... :)

4 de fevereiro de 2009 às 13:29:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

A propósito Angola nos quer muito melhor do que a vocês. Não só Angola, como Moçambique, o Timor, Cabo Verde, São Tomé, Guiné-Bissau.
Quarta-feira, Fevereiro 04, 2009 1:04:00 PM
Caturo said...
Óptimo - fiquem todos juntos LONGE de Portugal.
Quarta-feira, Fevereiro 04, 2009 1:26:00 PM

É exactamente esse o espírito. Os minhótimorenses é que não devem estar muito contentes. Coitaditos, armados em cicerones dos brasucas, os quais por sua vez estão convencidos que têm alguma significado no Mundo. É uma piada assistir a este circo, ao longe, sem ter que aturar as hordas de brasucas na minha terra.

4 de fevereiro de 2009 às 13:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Óptimo - fiquem todos juntos LONGE de Portugal.

Quarta-feira, Fevereiro 04, 2009 1:26:00 PM
Blogger Caturo disse...

Sí, ya existen los ordenadores en Amazonia!

Pois, mas olha que o Castelhano TAMBÉM foi levado para aí pelos Europeus... :)

Os Índios que querem reclamar a sua identidade falam Castelhano como língua nacional?...

Quarta-feira, Fevereiro 04, 2009 1:28:00 PM

Os ressabiados não têm noção do ridículo.É um autêntico circo, só é de lamentar ter que os aturar na minha terra, porque até era capaz de assistir a isto na televisão, para me rir.

4 de fevereiro de 2009 às 13:46:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Veritas Dura Veritas."
A verdade é que cada vez menos os europeus se reproduzem,e vamos lá a ver o que acontece daqui a 20 manos.
Não temos culpa que os europeus sejam frouxos a ponto de terem que deixar o trabalho reprodutivo para os que vêm de fora.
É uma tristeza.Estamos mesmo a envelhecer e morrer mais e a nascer menos.
Em contrapartida,os africanos,os brasileiros e os islâmicos continuam com taxas elevadas de natalidade.
É o fim da Europa e a profecia de Babilónia.

4 de fevereiro de 2009 às 14:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=qCyZV0GZfHU

E ainda nos chamam BURROS,a nós Portugueses???

4 de fevereiro de 2009 às 14:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
Quem está no fogo é para se queimar. Não vieram os senhores incomodar-nos há 500 anos? Estávamos muito bem. Podíamos não ter nada de civilizado mas vivíamos felizes mesmo assim.

Quarta-feira, Fevereiro 04, 2009 10:47:00 AM



Não és descendente de colonos?

4 de fevereiro de 2009 às 15:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Escribo en español por ser una lengua casi mundial,


Se queres uma resposta aos teus comentários, escreve Português.


No Brasil há gente a quer que seja o Italiano ou o Espanhol... a lingua do Brasil. Ou seja, os descendentes de colonos Espanhois ou Italianos.

4 de fevereiro de 2009 às 15:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

errata:
«Escribo en español por ser una lengua casi mundial,»


Se queres uma resposta aos teus comentários, escreve Português.


No Brasil há gente a querer que seja o Italiano ou o Espanhol... a lingua do Brasil. Ou seja, os descendentes de colonos Espanhois ou Italianos.

4 de fevereiro de 2009 às 15:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

[sarcastic mode on]

É mesmo!! Os indíos deviam ter bloqueados as fronteiras para não deixar que os alienígenas entrassem no Brasil!
Desde que começou a imigração européia, deu no que deu! Ondas de violência, estupros de brancos sobre as nativas e tudo mais!

[sarcastic mode off]


Ahahahahahaha! Pimenta no cu dos outros, é refresco! :)

4 de fevereiro de 2009 às 15:54:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não bloquearam as fronteiras porque NÃO PUDERAM...

Mas nós PODEMOS.

4 de fevereiro de 2009 às 15:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas nós PODEMOS.

Quarta-feira, Fevereiro 04, 2009 3:59:00 PM

Sim... depois aparecem eles com as conversas do país irmão etc e tal das ligações históricas entre dois povos irmãos e amigos, se houver boa vontade do pais irmão há para todos e patati patata. Depois de infiltrados, revelam a verdadeira face como se tem lido por aqui.

4 de fevereiro de 2009 às 16:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Quem está no fogo é para se queimar. Não vieram os senhores incomodar-nos há 500 anos? Estávamos muito bem. Podíamos não ter nada de civilizado mas vivíamos felizes mesmo assim."

fala como um indio puro mas provavelmente quem disse isto não é um indio, é um miscigenado, cujos antepassados incomodaram os indios.
Este gajo devia era suicidar-se ja que esta tao descontente com o que os antepassados dele fizeram.

4 de fevereiro de 2009 às 16:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Quem está no fogo é para se queimar. Não vieram os senhores incomodar-nos há 500 anos? Estávamos muito bem. Podíamos não ter nada de civilizado mas vivíamos felizes mesmo assim."

fala como um indio puro mas provavelmente quem disse isto não é um indio, é um miscigenado, cujos antepassados incomodaram os indios.
Este gajo devia era suicidar-se ja que esta tao descontente com o que os antepassados dele fizeram.

4 de fevereiro de 2009 às 16:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pelo contrário, creio que esse Anônimo, seja como eu e tenha muito orgulho de seus antepassados, sejam indígenas, africanos, portugas, italianos etc...
Eu pelo menos me orgulho muito da miscigenação de meu país, e não trocaria ele por nenhum outro! Muito menos por Portugal (fiquem tranquilos). :)

Mas tanto o Anônimo quanto eu, percebemos a mesma coisa: que os europeus que hoje reclama da imigração ilegal e da violência (supostamente) causada por ela, não percebem que já fizeram isso a outros países. Que os alienígenas europeus também mataram, estupraram, roubaram...

E sabe o que é mais fantástico? Mesmo que tenham causado tanto mal para as populações nativas, a miscigenação trouxe coisas muito boas. Misturamos as tecnologias da Europa com o caráter nativo e nos transformamos num povo único. :D

4 de fevereiro de 2009 às 18:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

José ... ainda bem que são unicos, fiquem é ai na vossa terra cheia de alegria, carnaval, mestiçagem nojenta e criminalidade incontrolável. Parabens


Portugal aos portugueses

4 de fevereiro de 2009 às 18:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

''Não és descendente de colonos?''

Si, soy descendiente de colonos no solo portugueses como españoles, italianos y negros. Soy también descendiente de los indígenas. Y es su voz que estoy ahora a recordar.

''Não bloquearam as fronteiras porque não puderam''


Eso es un tipico lenguaje imperialista.

4 de fevereiro de 2009 às 18:42:00 WET  
Blogger Caturo said...

Pois, a verdade dói... ehheheheheh...

Aliás, o primeiro anónimo manifesta precisamente uma repulsa pela presença dos Europeus, ao contrário do que o José quer dar a entender:

«Não vieram os senhores incomodar-nos há 500 anos? Estávamos muito bem. Podíamos não ter nada de civilizado mas vivíamos felizes mesmo assim.»

Pois então voltem para a selva em vez de virem para cá...

4 de fevereiro de 2009 às 18:47:00 WET  
Blogger Caturo said...

Mas tanto o Anônimo quanto eu, percebemos a mesma coisa: que os europeus que hoje reclama da imigração ilegal e da violência (supostamente) causada por ela, não percebem que já fizeram isso a outros países

Isto já foi explicado toneladas de vezes, mas a cassete anti-europeia não deixa espaço na cabeça brasuca para ouvir ou ler seja o que for.

De facto,
1 - Os filhos não podem ser considerados culpados pelos crimes dos pais, pelo que os Europeus de hoje não têm de levar com a presença de criminosos alienígenas;
2 - Mas se pode haver dívidas históricas, então toda a humanidade está ETERNAMENTE EM DÍVIDA para com a Europa, porque foram os Europeus que acabaram com a escravatura (esta parte é que os brasileiros e afins têm mais dificuldade em engolir, ehehrehheh, até quase que aposto que o José por exemplo vai outra vez fingir que não leu... :):):) )

4 de fevereiro de 2009 às 18:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"porque foram os Europeus que acabaram com a escravatura "


e não só por isso.
mas também porque trouxeram a civilização à Àfrica ou América. casas, estradas, carros, escolas, hospitais, medicamentos, medicina, ciência, educação, etc, etc...

não devemos a ponta de um grandessissimo corno a Brasileiro nenhum.

4 de fevereiro de 2009 às 18:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

''porque foram os europeus que acabaram com a escravidão''


Europeus? Estás a estender para toda a Europa um mérito que cabe apenas e tão somente à Inglaterra. Por este teu raciocínio até a Sérvia que em 1850 (data da Lei Eusébio de Queirós, lei brasileira)sofriam o jugo do Império Otomano e a Polônia, (que sofria o jugo dos czares russos) teriam méritos no fim da escravidão.

Se os outros países aceitaram acabar com a escravidão, isto foi graças às ordens de busca que o Parlamento Britânico autorizou, uma inclusive, em 1839 contra um país ibérico.

Fim do tráfico e fim da escravidão é mérito dos ingleses e acabou-se!

4 de fevereiro de 2009 às 19:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Só para completar: os ingleses são europeus. Mas empregar europeus em lugar de ingleses é estender a todos os europeus os méritos que só cabem aos ingleses. É roubar a História, é roubar os méritos alheios.

4 de fevereiro de 2009 às 19:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Quarta-feira, Fevereiro 04, 2009 6:42:00 PM

Dass não hão-de estas figurinhas andar à nora, sabem lá eles o que são, por isso lhes faz tanta confusão a nossa coesão, integridade, homogeneidade. Por isso eles querem 'exportar' esta maravilha multiculturalista, para o resto do Mundo. A única coisa que une aquele sitio é a lingua portuguesa, a unica coisa que lhe dá valor é a dimensão territorial, resultado do esforço dos Portugueses, mas ressabiados como são, cospem na herança dos portugueses e ainda pretendem vir para Portugal com pretensas cobranças, são uns tristes, uns falhados, um caso perdido, devem ser mantidos à distância.

4 de fevereiro de 2009 às 19:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

uma inclusive, em 1839 contra um país ibérico.

É e os navios negreiros brasucas

4 de fevereiro de 2009 às 19:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Navios brasucas e donos portugas.

4 de fevereiro de 2009 às 19:24:00 WET  
Blogger Caturo said...

Estás a estender para toda a Europa um mérito que cabe apenas e tão somente à Inglaterra

E com razão, porque foram vários os países europeus que aboliram a escravatura na sequência da Inglaterra, a qual não tinha força suficiente contra todos os outros países europeus se estes não tivessem aceitado o fim da escravatura.

Por isso, não é roubar História afirmar que os Europeus acabaram com a escravatura. E estar a desviar a conversa para a mesquinharia dos Ingleses vs. resto da Europa é mais um truque sujo de quem não está a gostar de ver as verdades a serem reveladas.

(Olha, o José calou-se mesmo, ehheheehhh...)

4 de fevereiro de 2009 às 19:29:00 WET  
Blogger Caturo said...

Já agora, até vai em Brasileiro e tudo:

«O primeiro ministro reformista Marquês de Pombal aboliu a escravidão em Portugal e nas colônias da Índia a 12 de Fevereiro de 1761, pelo que Portugal é considerado pioneiro no abolicionismo. Contudo, nas colônias portuguesas da América seguiu sendo permitida a escravidão. Junto com a Grã-Bretanha, no começo do século XIX proibiu a trata de escravos e em 1854 por decreto foram libertos todos os escravos do governo das colônias. Dois anos mais tarde, também foram libertos todos os escravos da igreja nas colônias. A 25 de Fevereiro de 1869 produziu-se finalmente a abolição completa da escravidão no império português.»

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abolicionismo

4 de fevereiro de 2009 às 19:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Claro, depois de ter seus navios varejados pelos inspetores da Marinha britânica, quem não se submeteria? O país ibérico só se submeteu depois do Bill Palmerston, de 1839.

4 de fevereiro de 2009 às 19:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E isto significa dizer que o fim da escravidão teve de ser imposto.

4 de fevereiro de 2009 às 19:34:00 WET  
Blogger Caturo said...

Claro, depois de ter seus navios varejados pelos inspetores da Marinha britânica

Parece ter dificuldade em compreender o que lê, mas eu ajudo:

O primeiro ministro reformista Marquês de Pombal aboliu a escravidão em Portugal e nas colônias da Índia a 12 de Fevereiro de 1761, pelo que Portugal é considerado pioneiro no abolicionismo.

4 de fevereiro de 2009 às 19:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sim, compreendi, mas porque não aboliu em todas? Por que as manteve para o Brasil e para a África? O que Pombal temia? depois de enfrentar e vencer a Nobreza e a Igreja?

4 de fevereiro de 2009 às 19:57:00 WET  
Blogger Caturo said...

Isso é outra conversa e pode haver mais de uma explicação. Não é por exemplo impossível que quisesse evitar o confronto imediato com quem explorava o negócio esclavagista nas outras colónias.

4 de fevereiro de 2009 às 20:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo... me admira você tentar usar psicologia infantil comigo. :) Quando eu posso, eu respondo... Mas eu tenho outros afazeres também!


Acabaram com a escravatura? Oficialmente quem acabou com a escravatura no Brasil foi a Princesa Isabel, que era descedente de portugas sim, mas brasileira de nascimento! Lembra o que eu falei na minha ultima mensagem sobre as vantagens da mistura cultural que há no Brasil?

Além disso, se os portugas realmente forem considerados responsáveis pelo fim da escravatura, não fizeram nada demais, afinal foram eles que COMEÇARAM a escravatura por aqui!

É como se eu começasse hoje a fumar, só para parar de fumar amanhã! E ainda por cima, eu querer que alguém me dê os parabéns por isso.

4 de fevereiro de 2009 às 20:08:00 WET  
Blogger Caturo said...

Acabaram com a escravatura? Oficialmente quem acabou com a escravatura no Brasil foi a Princesa Isabel, que era descedente de portugas sim, mas brasileira de nascimento!

No caso, vai dar precisamente ao mesmo.

Lembra o que eu falei na minha ultima mensagem sobre as vantagens da mistura cultural

Falou mal, porque a senhora em questão era de origem exclusivamente europeia, nada tinha de miscigenado. :)


Além disso, se os portugas realmente forem considerados responsáveis pelo fim da escravatura, não fizeram nada demais, afinal foram eles que COMEÇARAM a escravatura por aqui!

FALSO.
Leia:

Antes da chegada dos portugueses a escravatura já era largamente praticada no Brasil. Entre as tribos indígenas, a escravatura era infligida aos prisioneiros capturados nas guerras tribais. Esta não era a única forma de se obter escravos, os índios reduziam também à escravatura dos fugitivos de outras tribos a quem davam refugio. Entre as tribos que praticavam a antropofagia os escravos eram freqüentemente devorados durante os rituais. Com a chegada dos portugueses os índios passam a vender muitos dos seus prisioneiros em troca de mercadorias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_no_Brasil

Portanto, é só aos Europeus, mas EXCLUSIVAMENTE aos Europeus, que o Brasil deve o fim da escravatura.

4 de fevereiro de 2009 às 20:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Lembra o que eu falei na minha ultima mensagem sobre as vantagens da mistura cultural que há no Brasil?

Tu queres o mesmo para Portugal?

4 de fevereiro de 2009 às 20:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, ela não era miscigenada racialmente, mas culturamente. Seguindo exemplo de seu pai Pedro II.

Quanto a escravidão entre os índios, ela realmente existia; Aliás era ponto comum em todo tipo de sociedade, tanto americanas, quanta africanas e européias.
Mas a escravidão imposta aos negros no Brasil teve características distintas e proporções bem maiores.

E Titan... pouco me importo com Portugal...

4 de fevereiro de 2009 às 21:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Titan... pouco me importo com Portugal...

Mas no entanto dás palpites sobre como Portugal devia ser.

4 de fevereiro de 2009 às 22:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

José, eu concordo com tua resposta ao Titan. Pouco me importo com Portugal. Se quero conhecer a história do Brasil, já está na Internet a documentação do Arquivo Histórico Ultramarino. Se eu quero pesquisar minha genealogia, já existem freguesias com seus registros publicados na WEB pela Universidade do Minho e pelo Centro de Conhecimento dos Açores. Se quero ver outras freguesias, existem os Centros de História da Família, dos Mórmons. Então para que vou me preocupar? Deixemo-los, e não discutamos com eles. Todos têm o sagrado direito de crer até em Papai Noel [Pai Natal]. Só não posso concordar que lancem para mim estes epítetos de símios, como o Ariano, pois não estou em Portugal. Estou no meu País, e dele não quero sair.

Aliás, isto de crer que Portugal está à beira do abismo já existia no século XIX, quando quase não havia brasileiros em Portugal. Quem lê Jùlio Diniz, ''Os Fidalgos da Casa Mourisca'', vê o diálogo entre Dom Luís e Frei Januário, ambos tecendo considerações desairosas sobre o futuro de Portugal, nas mãos de espanhóis ou ingleses. Predições que não se confirmaram.

4 de fevereiro de 2009 às 22:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E depois este blog só comenta notícias do Brasil quando estas servem às suas convicções pessoais. As que não lhe servem, são deixadas à margem. Não só com o Brasil, mas com Angola, Moçambique, África do Sul, Venezuela e agora, os Estados Unidos.

4 de fevereiro de 2009 às 22:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Não és descendente de colonos?»

Si, soy descendiente de colonos no solo portugueses como españoles, italianos y negros. Soy también descendiente de los indígenas. Y es su voz que estoy ahora a recordar.



Então tu é que és descendente das pessoas a quem queres mandar umas bocas.

5 de fevereiro de 2009 às 06:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Misturamos as tecnologias da Europa com o caráter nativo e nos transformamos num povo único. :D

Se estás contente, para quê a reclamação, cara?

5 de fevereiro de 2009 às 06:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«porque foram os europeus que acabaram com a escravidão»


Europeus? Estás a estender para toda a Europa um mérito que cabe apenas e tão somente à Inglaterra.



É um mérito Europeu. A escravatura ainda existe mas não existe na Europa. E se quiseres reclamar, é com o allah, não é com os Europeus. Duvido é que tenhas cojones.

5 de fevereiro de 2009 às 06:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Anônimo disse:
Se estás contente, para quê a reclamação, cara?

E quem disse que eu tou reclamando?
Pelo contrário, estou muito feliz com o multi-culturalismo! :)

5 de fevereiro de 2009 às 11:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Só não posso concordar que lancem para mim estes epítetos de símios, como o Ariano, pois não estou em Portugal. Estou no meu País, e dele não quero sair."


caro amigo. lamento se ofendi. mas só chamei "simios" aos brasileiros, porque um compatriota teu veio aqui mandar palpites e provocar.

se dizes que estás no Brasil e queres ficar lá...pois ainda bem. melhor assim.
eu não te desejo mal nenhum, por isso sê feliz.

5 de fevereiro de 2009 às 11:17:00 WET  
Blogger Caturo said...

Caturo, ela não era miscigenada racialmente, mas culturamente.

Culturalmente como... dançava samba e praticava Candomblé?...


Quanto a escravidão entre os índios, ela realmente existia;

Então afinal não foram os Portugueses que para aí levaram a escravatura, ao contrário do que disseste.


Mas a escravidão imposta aos negros no Brasil teve características distintas e proporções bem maiores.

E quem com ela acabou também foram os Portugueses. Quanto à dimensão do fenómeno, correspondia evidentemente à dimensão da economia portuguesa. É uma questão de tamanho, apenas, não de ética.

5 de fevereiro de 2009 às 11:35:00 WET  
Blogger Caturo said...

E depois este blog só comenta notícias do Brasil quando estas servem às suas convicções pessoais.

Comento notícias quando estas interessam a Portugal do ponto de vista ideológico do blogue. O que aqui se quer combater é a imigração e por conseguinte interessa ter uma ideia de como é a violência num dos países donde é oriunda grande parte da massa migratória que vem parar a este país.

5 de fevereiro de 2009 às 11:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo disse:
Culturalmente como... dançava samba e praticava Candomblé?...

Não seja imbecil! Historicamente nem o samba nem o Candomblé existiam nessa época! Era só o que me faltava mesmo!!

Além disso, eu mesmo não danço samba e não pratico o Candomblé, mas mesmo assim sou miscigenado culturalmente.

Há relatos de época que descrevem tanto o comportamento de Pedro II quanto de Isabel Cristina e por estes relatos é possível perceber o quão familiarizados estavam com os costumes brasileiros.

Além disso, Caturo disse:

E quem com ela (a escravatura) acabou também foram os Portugueses.

Foi a elite abolicionista, formada principalmente por brancos de origem portuguesa, mas não exclusivamente.

E por certo deveria ser assim; afinal como os negros, que constituiam uma minoria em termos de poder político e eram vítimas da escravatura, poderiam ter acabado com ela??

Oras bolas... e depois se acham superiores intelectualmente... :)

5 de fevereiro de 2009 às 16:36:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não seja imbecil! Historicamente nem o samba nem o Candomblé existiam nessa época! Era só o que me faltava mesmo!!

Isso sei eu, cretino... :) mas você, de facto, vem cheio de ironias e depois não tem afinal nenhum poder de encaixe quando lhe espetam com uma ironia em cima. Mau desportista... :)



Há relatos de época que descrevem tanto o comportamento de Pedro II quanto de Isabel Cristina e por estes relatos é possível perceber o quão familiarizados estavam com os costumes brasileiros.

Mas quais costumes? Pode ao menos precisar?


Além disso, Caturo disse:

E quem com ela (a escravatura) acabou também foram os Portugueses.

Foi a elite abolicionista, formada principalmente por brancos de origem portuguesa,

Ah bom. Ponto assente.


mas não exclusivamente.

Quem mais?...


E por certo deveria ser assim; afinal como os negros, que constituiam uma minoria em termos de poder político e eram vítimas da escravatura, poderiam ter acabado com ela??

Bem, poderiam ter acabado com ela em África, ou poderia acontecer que hoje já não houvesse escravatura em várias regiões africanas... :)
O que interessa frisar é que, de todos os povos civilizados - árabes, chineses, japoneses - só os Europeus resolveram acabar com a escravatura. Nunca esquecer. Portanto, quando nos vêm atirar à cara as alegadas atrocidades cometidas no passado, nós obrigamo-vos a engolir as acusações todas. Com juros.


Oras bolas... e depois se acham superiores intelectualmente...

Bem, gajos como você parecem apostados em nos fazer sentir assim... :)

5 de fevereiro de 2009 às 19:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Citando Kurt LOEWENSTAMM em 'Imperador D. Pedro II: O hebraísta no trono do Brasil': "Em um período onde era comum o entendimento científico de que existia de fato uma separação racial entre brancos, negros e amarelos, o Imperador sempre demonstrou um profundo ceticismo quanto a tal teoria e nunca se deixou convencer pela tese de diferenciação racial"

Além disso, em alguns outro livros e relatos que não possuo em mãos agora, é mencionado que Dom Pedro II tinha como alguns de seus melhores amigos alguns negros.
Dom Pedro II vivia aqui em condições diferentes de Portugal e comia comida típicamente brasileira, ouvia as músicas brasileiras etc. Ou seja, miscigenado culturalmente.

Você faz questão que eu fale da Princesa Isabel também? A princesa que abriu mão do seu poder monárquico em função da abolição da escravatura?


E por falar em Abolição, realmente uma grande parte era formada por brancos de origem portuguesa, mas também por mulatos e negros ex-escravos, como o importantíssimo advogado Luís Gama.

E também não podemos atribuir "heroísmo" aos brancos pela abolição, pois a grande maioria dos brancos portugueses ainda eram a favor da escravatura.
Devemos atribuir sim aos abolicionistas, sejam brancos, negros ou mulatos, por sua batalha pessoal contra esse crime chamado escravidão.


Aliás... se tem uma coisa que eu realmente me envergonho como brasileiro é de um dia esse país ter tido escravos.

5 de fevereiro de 2009 às 19:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Dom Pedro II vivia aqui em condições diferentes de Portugal e comia comida típicamente brasileira, ouvia as músicas brasileiras etc. Ou seja, miscigenado culturalmente.

E qual era o estilo dessa música?
E qual era essa comida típicamente brasileira? Não vai dizer que ele comia picanha e brigadeiro? lol

5 de fevereiro de 2009 às 20:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Devemos atribuir sim aos abolicionistas, sejam brancos, negros ou mulatos, por sua batalha pessoal contra esse crime chamado escravidão.

E a maioria dos abolicionistas não era branco?

5 de fevereiro de 2009 às 20:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

que os europeus que hoje reclama da imigração ilegal e da violência (supostamente) causada por ela, não percebem que já fizeram isso a outros países. Que os alienígenas europeus também mataram, estupraram, roubaram...

E sabe o que é mais fantástico? Mesmo que tenham causado tanto mal para as populações nativas, a miscigenação trouxe coisas muito boas. Misturamos as tecnologias da Europa com o caráter nativo e nos transformamos num povo único. :D

MAS OS EUROPEUS NÃO ROUBARAM NADA , ATE PORQUE A TERRA NÃO ERA DOS INDIOS ELES NÃO TINHAM NOÇÃO DE TERRRITORIO ,NA CABEÇA DELES AS ALDEIAS E NADA MAIS LHES PERTECIAM .
DO MESMO JEITO QUE OS EUROPEUS OS MATARAM TAMBEM ELES OS INDIOS MATARAM OS QUE NA AQUELA TERRA ESTAVAM ANTES DELES E A MAIORIA DOS INDIOS MORRERAM DE DOENÇAS .

CARACTER DOS NATIVOS ? MAS QUE CARACTER ,PELO QUE EU SEI AINDA HOJE INDIOS USAM DESSE CARACTER PARA MATAR CRIANÇAS GEMEAS POR ACREDITAR QUE SÃO OBRAS DE DEMONIOS !

6 de fevereiro de 2009 às 02:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Titan, assim que você começar a argumentar, eu te responderei.

Anônimos, tens uma típico pensamento moralista-cristão; ou seja, tudo que foge das teus conceitos de moral, estão errados. Esse que é o problema! És portador de uma intolerância burra e com gente assim, não discuto.

É por isso que eu gosto do Caturo; apesar de falar bobagens só pra defender suas idéias (algumas por pura teimosia), pelo menos escreve posts inteligentes.

6 de fevereiro de 2009 às 11:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Uma das grandes armas que se usa contra as vítimas dos massacres na colonização é precisamente esta: que eles eram assassinos, e, portanto, tinham de morrer, a bem da sociedade.

No território que hoje constitui o Brasil havia por volta de 1500, cerca de 3 milhões de indígenas, outros dizem que eram 5 milhões. São cálculos baseados em estimativa de densidade demográfica. Suponhamos que sejam verdadeiros, e quem os calculou haja acertado. Pois bem, a população indígena do Brasil é de 300.000 almas, ou seja, 10% do total.

Em 1551 no Peru, a população era de 8.255.000. Por obra e graça dos espanhóis, viu-se reduzida no início do século XIX a 1.700.000.

Agora quem trouxe as doenças para os índios?

6 de fevereiro de 2009 às 11:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

José disse...
Titan, assim que você começar a argumentar, eu te responderei.

A maioria dos abolicionista era branco e por isso foi devido aos europeus que a escravatura acabou no brasil.
A comida que Dom Pedro II comia era mesma que se comia em qualquer corte europeia. Quanto à música, naquele tempo sem ser o sotaque a música brasileira não era diferente da portuguesa.

6 de fevereiro de 2009 às 11:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É por isso que eu gosto do Caturo; apesar de falar bobagens só pra defender suas idéias (algumas por pura teimosia), pelo menos escreve posts inteligentes.

Se é assim tão bobagem aquilo que o Caturo diz porque é que não consegues refutar os argumentos dele?

6 de fevereiro de 2009 às 11:28:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Titan,
E onde arrumavam os ingredientes pra comida européia? Cada coisa que eu leio aqui! Ehehehehe...

A culinária por aqui na época já era a base de farinha de mandioca, fubá de milho, feijões (feijoada) etc. Com certeza bem diferente de qualquer corte européia.

E quanto a música, apesar de haver influência da europa, o rococó brasileiro mostrava as caras, formando irmandades de músicos (isso já pelo século XVII), com forte presença de negros e mulatos (algumas formadas só de afro-descendentes).

Te proponho que façamos o seguinte: vamos falar apenas do que entendemos, para não falarmos bobagens. Evite falar da cultura brasileira sem vivenciá-la; vai te poupar de passar vergonha! :)

E quanto eu não conseguir refutar o Caturo, tem um simples motivo: teimosia! Mesmo que meus argumentos sejam bons, nem ele nem seus asseclas dariam o braço a torcer.
Não estou aqui tentando ganhar uma disputa. Simplesmente quero mostrar outro ponto de vista.

Sabe como é... multiculturalismo!

6 de fevereiro de 2009 às 12:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O José tem razão. Creio que não podemos falar sobre a cultura do outro sem conhecer. Eu, por exemplo, não me animo a discorrer sobre a música portuguesa, porque não a conheço. Sei apenas do Roberto Leal, a quem nós brasileiros ''escarumbas'' demos uma viabilidade que ele só teria em Portugal. Graças a nós do Brasil, de cançonetista português ele passou a ser uma estrela da música internacional. Ele promoveu a cultura portuguesa no Brasil com músicas como Lisboa antiga, caninha verde, o bate o pé, e outras.

Por isso é recomendável que não tomem o Brasil pelo que acontece no Rio de Janeiro, e achem que todo o Brasil é só samba,futebol e carnaval, porque não é.

6 de fevereiro de 2009 às 13:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Titan,
E onde arrumavam os ingredientes pra comida européia? Cada coisa que eu leio aqui! Ehehehehe..."

As galinhas, as vacas, os porcos, os coelhos, o sal, as especiarias (foram os europeus que as foram buscar) vieram da onde?
Quanto ao fubá, à farinha de mandioca, à feijoada, a alta nobreza não costumava comer comida de pobres.

"E quanto a música, apesar de haver influência da europa, o rococó brasileiro mostrava as caras, formando irmandades de músicos (isso já pelo século XVII), com forte presença de negros e mulatos (algumas formadas só de afro-descendentes)."

E como o Dom Pedro II era uma pessoa comum ia assistir a esses concertos de rococó brasileiro. HEHEHEheheehehe

"Te proponho que façamos o seguinte: vamos falar apenas do que entendemos, para não falarmos bobagens. Evite falar da cultura brasileira sem vivenciá-la; vai te poupar de passar vergonha! :)"

Eu também proponho-te que não fales de como Portugal devia ser já que não és português.

"E quanto eu não conseguir refutar o Caturo, tem um simples motivo: teimosia! Mesmo que meus argumentos sejam bons, nem ele nem seus asseclas dariam o braço a torcer."

Não, tu é que és teimoso ao não aceitar que quem acabou com a escravatura no Brasil foram os europeus pois a maioria dos abolicionistas era branco.

6 de fevereiro de 2009 às 13:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sabe como é... multiculturalismo!

Que no teu caso significa facciosismo.

6 de fevereiro de 2009 às 13:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Titan... sem comentários...
Não dá pra comentar quem argumenta com teorias que só existe em sua cabeça e ignora os historiadores...

Como já disse, quando você usar bons argumentos, gasto meu tempo contigo!

E aí Caturo? Responde aí! Está tedioso discutir com esse Titanzinho!

6 de fevereiro de 2009 às 16:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Titan... sem comentários...
Não dá pra comentar quem argumenta com teorias que só existe em sua cabeça e ignora os historiadores...

Aonde é que estão esses historiadores que comprovam as tuas teorias? Que comprovam que o Dom Pedro II comia fubá, feijoada e farinha de mandioca?
E que comprovam que o Dom Pedro II ia a assistir a concertos de rococó brasileiro?

"Como já disse, quando você usar bons argumentos, gasto meu tempo contigo!"

Sempre podes gastar o teu tempo noutro lado.

"... com esse Titanzinho!"

Titanzinho é a tua prima.

6 de fevereiro de 2009 às 16:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Oh José, esse teu Dom Pedro é Nacionalismo Brasileiro. És Nacionalista para o que interessa. LOL

6 de fevereiro de 2009 às 17:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«E quem disse que eu tou reclamando?
Pelo contrário, estou muito feliz com o multi-culturalismo! :)»


Então agradece aos colonizadores, não reclames.

6 de fevereiro de 2009 às 17:25:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Interessante: quando os polos opostos parecem trocar de posição...

http://www.portugal-linha.pt/opiniao/CAlexandrino/cron5IV.html

Parte de um post que encontrei num blog de índole mais ou menos salazarista / fascista:

”Soubemos no Brasil, há anos, da campanha que o Partido Comunista Português moveu contra a crescente adoção da gíria e maneira de falar e escrever o Português dos brasileiros divulgados pelas novelas da empresa supra citada, considerando desnacionalizante esse fenômeno!

Também um comunista do Partido Comunista do Brasil (PC do B), deputado federal, apresentou recentemente uma proposta de lei, que infelizmente foi aprovada, proibindo no Brasil a adoção de estrangeirismos, mormente "americanismos" (anglicismos, aliás) que "desnacionalizem" a língua portuguesa falada e escrita. Heródes e Pilatos...

E nós, defensores do lema globalizante "ONE PLANET, ONE PEOPLE", da cidadania mundial (por ora uma utopia mas que há de vingar no nosso planeta, inevitavelmente), que julgávamos que os partidos comunistas, marxistas, deviam ser... internacionalistas!!!”

6 de fevereiro de 2009 às 17:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Aliás... se tem uma coisa que eu realmente me envergonho como brasileiro é de um dia esse país ter tido escravos.»


Não te envergonhas por não dizeres nada contra a escravatura actual?!

6 de fevereiro de 2009 às 17:30:00 WET  
Blogger Caturo said...

Além disso, em alguns outro livros e relatos que não possuo em mãos agora, é mencionado que Dom Pedro II tinha como alguns de seus melhores amigos alguns negros.

E isso é ser miscigenado culturalmente?

Continua a não responder...


Dom Pedro II vivia aqui em condições diferentes de Portugal e comia comida típicamente brasileira, ouvia as músicas brasileiras etc. Ou seja, miscigenado culturalmente.

Fraco argumento, como o Titan mostrou. E quando o Titan o confrontou com isso, você veio falar em ingredientes... :) É que não tem mesmo qualquer noção do ridículo. CLARO que os ingredientes teriam de ser maioritariamente encontrados em terra brasileira, não se estaria à espera de que toda a comida consumida pelos Portugueses no Brasil viesse de Portugal. Só mesmo em brutal desespero argumentativo é que se podia dizer o que o José disse agora.


Você faz questão que eu fale da Princesa Isabel também?

Fale sim, para ver se pela primeira vez consegue apresentar algum argumento de jeito... :)


E por falar em Abolição, realmente uma grande parte era formada por brancos de origem portuguesa, mas também por mulatos e negros ex-escravos, como o importantíssimo advogado Luís Gama.

Mais um argumento ridículo e infantil, pois que todos esses escravos e ex-escravos eram educados NA CULTURA EUROPEIA. E a ideia da abolição da escravatura não foi deles, eles só agiram em proveito próprio... :)


também não podemos atribuir "heroísmo" aos brancos pela abolição, pois a grande maioria dos brancos portugueses ainda eram a favor da escravatura

Tem você provas disso? Alguma sondagem conduzida na época? :)

Tome nota: se não podemos atribuir heroísmo aos brancos pela abolição do racismo, então também não podemos culpar os brancos seja pelo que for, porque também não foi a maioria dos brancos que escravizou os negros mas apenas os dirigentes e alguns negreiros.

6 de fevereiro de 2009 às 18:10:00 WET  
Blogger Caturo said...

Anônimos, tens uma típico pensamento moralista-cristão; ou seja, tudo que foge das teus conceitos de moral, estão errados. Esse que é o problema!

Pois - o anónimo não pode julgar os outros a partir da sua própria moralidade, mas tu podes julgar gente de há duzentos anos com a tua moralidade de agora, não podes, brasuca... :)

6 de fevereiro de 2009 às 18:12:00 WET  
Blogger Caturo said...

Agora quem trouxe as doenças para os índios?

Foram os Europeus que pensaram «Eh pá, vamos contaminar os índios com as nossas doenças para ver se eles morrem depressa...»

De facto, o ridículo dos anti-europeus não tem limites.

6 de fevereiro de 2009 às 18:14:00 WET  
Blogger Caturo said...

(feijoada) etc. Com certeza bem diferente de qualquer corte européia.

Por acaso a feijoada é um prato típico português, ehehehhh...


E quanto a música, apesar de haver influência da europa, o rococó brasileiro mostrava as caras,

O rococó é uma música de origem inteiramente europeia. Podia quando muito haver mulatos brasileiros a tocá-la à sua maneira, e claro que o rei português teria de os ouvir, até lhe ficava mal recusar um testemunho de europeização da população... isso nada, rigorosamente nada tem a ver com miscigenação cultural.

Por conseguinte, continuo à espera de exemplos...

6 de fevereiro de 2009 às 18:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

eu adoro feijoada.

e, não, brasileira é que ela não é.

6 de fevereiro de 2009 às 18:20:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sei apenas do Roberto Leal, a quem nós brasileiros ''escarumbas'' demos uma viabilidade que ele só teria em Portugal. Graças a nós do Brasil, de cançonetista português ele passou a ser uma estrela da música internacional.

Também não é verdade.
Ele só começou a cantar no Brasil. E canta com pronúncia brasileira. E está longe de ser um artista adorado pela população brasileira.

De resto, é curioso que os artistas realmente portugueses e feitos em Portugal sejam quase desconhecidos no Brasil actual, apesar da «irmandade» e tal...

6 de fevereiro de 2009 às 18:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Roberto Leal é brasileiro.
qual é a dúvida?

não queremos cá, na Europa, gentinha desse país que tem uma grande probabilidade de trasportar consigo sangue negro, indío e outros.

6 de fevereiro de 2009 às 18:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«E onde arrumavam os ingredientes pra comida européia? Cada coisa que eu leio aqui! Ehehehehe...»


Grande parte dos ingredientes foram os Portugueses que levaram para o Brasil. Porque não agradeces?

6 de fevereiro de 2009 às 19:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"eu adoro feijoada. e, não, brasileira é que ela não é."

Feijoada à Transmontana, Feijoada de Búzios (Costa Alentejana), Feijoada de Marisco (Região de Setúbal), etc, etc. Tenho quase a certeza que a "Feijoada à Brasileira" é uma adaptação da "Feijoada à Transmontana" aos ingedientes existentes no Brasil...


"Roberto Leal é brasileiro."

Tanto quanto julgo saber, Roberto Leal é português, natural de Trás-os-Montes. E até é um daqueles portugueses de fenótipo mais ou menos nórdico.

Triste é quase nenhum artista português ser conhecido no Brasil. Uma das poucas excepções (e apenas pelo facto de ter vivido no Brasil desde criança) é Roberto Leal que, por acaso e elistismos à parte, representa um tipo de música muito virada para a "bimbalhada".

6 de fevereiro de 2009 às 20:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pelo visto o debate agora passou a ser sobre culinária. Uma nova culinária foi criada no Brasil com ingredientes da terra. A feijoada pode ser portuguesa, mas a variante dela é brasileira, porque não se deixaria de comer feijoada por faltarem os ingredientes portugueses. A inteligência das donas de casa fez com que se ampliasse o número de iguarias. Muitos doces foram inventados no Brasil, e português foi apenas o modo de fazer.

7 de fevereiro de 2009 às 02:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Quem trouxe as doenças para os índios não precisamos dizê-lo. Foram pessoas que já saíram de sua pátria doentes, pela falta de comezinhos hábitos de higiene. Pessoas que gripavam e transmitiam o vírus para os índios, que não possuíam nenhuma defesa orgânica. Não sei se a contaminação foi intencional. Isto só será conhecido no dia do Juizo Final, quando todos seremos julgados por nossas culpas. Mas que contaminaram, contaminaram. Não há o que duvidar.

Graças à peste que assolou os índios do Recôncavo Baiano no ano de 1564, despovoando as aldeias que os padres jesuítas haviam fundado, é que se incrementou a escravidão africana.

7 de fevereiro de 2009 às 02:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Concerteza vocês form contaminados e já contaminaram com constipações. Não me digam agora que vai todo o mundo ser julgado por isso no dia do juizo final! LOL!

7 de fevereiro de 2009 às 04:40:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

errata:
Concerteza vocês foram contaminados e já contaminaram com constipações. Não me digam agora que vai todo o mundo ser julgado por isso no dia do juizo final! LOL!

7 de fevereiro de 2009 às 04:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Só posso responder uma coisa ao anônimo português. Que vocês atribuem aos arianos todas as boas invenções do mundo, e por isso creem-se por mais inteligentes. Logo, as coisas ruins foram inventadas por nós brasileiros, africanos, asiáticos e tudo que não seja ariano de raça ''superior''. Riam bastante. Coloquemos a discussão noutro sentido.

Pergunto: quem inventou as armas de destruição em massa que podem destruir a humanidade? Foram os brasileiros? Respondo que não. Foram os cérebros arianos de raça ''superior''.

Quem inventou a guerra bacteriológica? fomos nós? Respondo: foram vocês arianos de raça ''superior''.

Quem inventou a bomba atômica? fomos nós? Respondo: foram vocês de raça ''superior''.

Quem inventou a bomba de nêutrons? fomos nós os brasileiros? Não foram vocês os arianos de raça ''superior''.

Estou aguardando as diatribes dos arianos, a dizerem que estão a rir das colocações, que sou ignorante, que sou atrasado mental. Mas prefiro ser ignorante e atrasado mental do que responsável pela destruição da humanidade.

7 de fevereiro de 2009 às 12:01:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

anónimo, sim, é verdade. inventámos isso tudo. e depois?
o facto de a inteligência, por vezes, ser utilizada para mal, não significa que deixa de ser inteligência.
é verdade que é uma inteligência "distorcida" mas, ainda assim, é inteligência.

já agora, também inventámos a luz eléctrica, os computadores, a rádio, a televisão, comboios, carros, penicilina, etc, e muita coisa boa que TU, anónimo, utilizas TODOS os dias. incluindo a Internet.

e já agora, se inventar a "bomba de neutrões" é muito mau, agora imagina essa e outras armas, nas mãos dos países do 3º Mundo.
ia ser bonito, ia.

7 de fevereiro de 2009 às 16:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Até parece que a tecnologia ocidental não dá imenso jeito ao Brasil.

7 de fevereiro de 2009 às 18:47:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home