quarta-feira, fevereiro 18, 2009

JUSTIÇA RUSSA ADMITE OFICIALMENTE QUE A FAMÍLIA DO CZAR ERA INOCENTE


A Justiça tarda mas não falha (ou pelo menos não falha completamente): o Supremo Tribunal da Rússia declarou que o massacre bolchevique da família do czar Romanov foi puro assassínio por motivos políticos, pois que os vitimados pela chacina eram todos inocentes das acusações que oficialmente foram contra eles erguidas pelos revolucionários de 1917 que procuraram assim justificar o seu crime.
A família do czar foi pois vítima inocente do Comunismo.

Não é, de resto, novidade nenhuma, mas tem outra força a admissão oficial no país onde o caso se deu. Isto é particularmente verdade na Rússia, onde existe ainda um certo culto a Lenine e uma mitificação da Revolução de Outubro. Ora sendo o homicídio em causa um crime premeditado, ordenado pela chefia, não é difícil responsabilizar Lenine pelo sucedido, daí que o lendário fundador estatal do Comunismo possa ser visto como um cúmplice da matança. A decisão da Justiça russa está já a causar forte polémica no país, polarizando a sociedade.

Os actuais descendentes dos Romanov, por seu turno, embora não estejam em vias de recuperar os bens que lhes foram roubados na época, mostram de qualquer modo contentamento e satisfação moral pela admissão oficial da Rússia de que os seus antepassados eram inocentes.

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

comunas = assassinos

18 de fevereiro de 2009 às 13:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Foi uma brutalidade o que fizeram,sobretudo às crianças.Uma selvajaria e uma filhadaputice sem perdão!Não podia haver um julgamento,ao menos,num ambiente de justiça isenta?
Vergonhoso o que o governo leninista fez.
Amigo Caturo,viu o OCouraçado Potemkine"?

18 de fevereiro de 2009 às 14:44:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ainda não, caro camarada... (mas já agora, isso não é propaganda soviética?)

18 de fevereiro de 2009 às 14:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Creio que não...
O Eisenstein foi sempre um crítico activo,dissimulado é certo,do regime comunista,cedendo aqui e ali,por motivos óbvios,para salvar a pele.
O filme foi aplaudido pelo regime,mas no fundo,é um protesto anti-opressão,czarista neste caso.Vale por isso mesmo.
A Rússia foi humilhada pelo Japão em 1905,batida em toda linha e isso provocou o descontentamento popular.Ao pedirem o fim da guerra,receberam em troca,tiros.
Também a Rússia teve o seu "Domingo Sangrento",como a Irlanda,mas aqui foi bem pior.
O povo russo saíu de uma tirania para caír noutra,não menos brutal.
As artes eram rigorosamente vigiadas pela censura comunista,que só permitia exaltações a Estaline e bania tudo o resto.
O filme tem o valor de exaltar a camaradagem dos homens,juntos por uma causa,a ideia do realizador deve ter sido essa,camarada Caturo.

18 de fevereiro de 2009 às 15:03:00 WET  
Blogger Caturo said...

Até podia ser, mas se atacava com especial vigor o regime czarista, então fazia exactamente o jogo do Estado bolchevista. Porque boa parte da «legitimidade popular» do sistema comunista imposto em 1917 deriva da ideia de que os revolucionários de Outubro tinham acabado com uma horrenda opressão. Certo?

18 de fevereiro de 2009 às 15:08:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Sim.Acabar,acabaram,com essa opressão,e o facto é que a oposição ao czarismo não foi um acto isento nem independente:os teóricos marxistas já tinham conseguido manipular as massas camponesas e operárias,na sua esmagadora maioria,para se sublevarem contra o czar.
O cenário já estava,a bem dizer,montado pelos líderes bolcheviques,que acabaram por eliminar toda a oposição que encontraram:os mencheviques,os sociais-democratas bem intencionados,de Kerensky,os liberais,que,a princípio juntos na revolução,foram afastados e perseguidos,por serem considerados "Brancos",em oposição aos "Vermelhos".
Em suma,a sublevação veio a ser exclusivamente comunista,e instrumentalizou todo o descontentamento popular,em seu proveito.
Veja este clip de um filme que desconhecia,sobre a Batalha de Tsushima,que opôs os almirantes Gennadi Rozhdestvensky e Heihachiro Togo,e que saldou pela maior derrota naval da história russa.A guerra era impopular e onerosa para o Império,agora desafiado por um novo poder emergente na Ásia,que já tinha ivestido contra a China.
Desconheço créditos ou outras informações do filme.


http://www.youtube.com/watch?v=Sr5foWKctuI

18 de fevereiro de 2009 às 15:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Em 1917,mas desta feita na sequência da 1ª Guerra Mundial,os maus resultados militares russos contra os Impérios Alemão e Austro-Húngaro levaram à 2ª Revolução Comunista,numa manobra habilidosa das células marxistas,que se tinham infiltrado de tal forma nos meios de produção russos,que foi um pequeno passo para se imporem e tomar o poder.
Novamente,os russos,agora soviéticos,voltaram às armas,mas para expulsarem os estrangeiros que ocupavam territórios cedidos pela paz de Brest-Litovsk,e instauraram uma terrível ditadura marxista-leninista.

18 de fevereiro de 2009 às 15:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Almirante Zinovy Rozhdestvensky : )

18 de fevereiro de 2009 às 16:10:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

alguem sabe se hoje ainda sobra algum descendente dessa familia, a quem possa-se dar o titulo de descendente da familia real, apesar de nao ser oficial, tal e qual o nosso actual rei duarte de bragança.

18 de fevereiro de 2009 às 18:02:00 WET  
Blogger Caturo said...

Sim, o último parágrafo refere-se precisamente a esses descendentes.

19 de fevereiro de 2009 às 12:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Mas era inocente do quê?

19 de fevereiro de 2009 às 17:29:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home