quarta-feira, fevereiro 18, 2009

CORÕES ACIMA DOS OUTROS LIVROS NAS LIVRARIAS DA VELHA ALBION...

No Reino Unido, as livrarias estão a receber ordens de um organismo estatal para colocar os livros sagrados nas prateleiras do topo.

E porquê?

Porque os muçulmanos não gostaram de ver tantas vezes o seu livro sagrado, o Alcorão, em prateleiras mais abaixo...
Portanto, quando os muçulmanos estão incomodados, é preciso contentá-los e depressinha. Na melhor das hipóteses, o que se pode fazer é garantir que outras obras de carácter religioso, como a Bíblia, sejam postos ao mesmo nível que o Alcorão (por enquanto).

Já anteriormente se tinha dado aqui a notícia de que na universidade de Butler, foi dito aos alunos que sempre que carregassem pilhas de livros incluindo o Alcorão, este tinha de ser transportado em cima dos outros todos. Agora o mesmo princípio passa de uma biblioteca universitária para todas as livrarias de um dos maiores países do mundo ocidental. É obra...

Os que criticam esta novidade passam perto do essencial ao afirmarem um princípio laico: uma livraria não tem de reger-se por regras religiosas.
Parece-me, como não podia deixar de ser, que o problema é as livrarias de um país europeu terem de obedecer às sensibilidades de uma religião alienígena.

A esteira das críticas segue entretanto outro caminho - o de atacar a situação em que livros religiosos importantes fiquem fora de alcance das pessoas em geral, como na Idade Média, em que os católicos não podiam ler a Bíblia. Aproveitam os críticos para lembrar o papel da Reforma Protestante em colocar o referido livro ao alcance de todos os crentes e passam rapidamente a considerações de ordem prática sobre a facilidade em aceder, numa livraria, ao livro santo do Cristianismo.

Ora pôr a Bíblia em prateleiras de baixo facilita decerto o acesso à dita, mas os muçulmanos ou muito me engano ou ficam felizes da vida... suspeito que a questão prática não lhes interessa muito, pois que um devoto muçulmano vai buscar o seu Alcorão a qualquer prateleira do universo.
O que querem o que realmente querem, é ver o seu livro sagrado acima dos outros todos. Do mesmo modo que gostam de ver uma mesquita a erguer-se acima de todos os outros edifícios à volta (na Alemanha já se lhes topou a ambição e Merkel deixou claro que tal coisa não poderia ser permitida), do mesmo modo que numa sociedade regida pela charia, nenhuma igreja pode ser mais alta do que as mesquitas.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu tinha um em casa, mas num aperto... numa caganeira...

18 de fevereiro de 2009 às 20:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

quando se acaba o papel higiénico e ainda não fez a reposição do mesmo devido à crise financeira... lá se foram umas páginas...

20 de fevereiro de 2009 às 08:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

errata--

também tinha um, quer dizer, inteiro...
quando se acaba o papel higiénico e ainda não se fez a reposição do mesmo devido à crise financeira... lá se foram umas páginas...

20 de fevereiro de 2009 às 08:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

piss on the koran

20 de fevereiro de 2009 às 08:50:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home