ORGANIZAÇÃO CRISTÃ QUER PROCESSAR CAMPANHA ATEIA
No Reino Unido, uma organização cristã, a «Christian Voice» (CV), ou Voz Cristã, está a querer proceder legalmente contra uma campanha ateia que, gerada nos EUA, chegou agora a Inglaterra (e a Espanha também) - trata-se de um cartaz colocado em autocarros a dizer «Provavelmente, Deus não existe, portanto pare de se preocupar e goze a vida». Alega a CV que o anúncio falha em termos de «veracidade» e de «substanciação», pois que a seu ver não há absolutamente indício nenhum de que Deus não exista.
Em contraposição, um filósofo veio a terreno defender o ateísmo, dizendo que a base para afirmar a existência de Deus é a mesma que para acreditar que há fadas no quintal - se não se acredita nestas, não se deve acreditar Naquele.
Não gosto do ateísmo nem acho nada positivo que este se dissemine. Até concordo, neste ponto, com o ponto de vista de que a crença na inexistência de Deus não está assente sobre quaisquer provas científicas, ao contrário do que muitos dos seus apoiantes argumentam. Mas a liberdade de expressão é como o Sol, quando nasce é para todos, só assim é que a expressão que a designa tem verdadeiro sentido. E isto é coisa que sempre custou muito e pelos vistos continua a custar muito a certos militantes da Cristandade...
Quanto ao argumento aduzido pelo ateu, acima referido, é realmente sintomático de como não apenas o racionalismo esterilizante mas também a própria Cristandade engendraram o ateísmo actual, seja por agressividade materialista, num caso, ou por competição fanática, no outro. E é a respeito deste segundo caso que vale a pena recordar que o Cristianismo veio dessacralizar a visão do mundo ocidental ao negar a sacralidade pagã na Natureza, ao atacar as crenças pagãs, considerando-as absurdas e remetendo o Divino para a esfera da transcendência separada deste mundo. Ora a mesma linha de raciocínio que aplicaram ao(s) Paganismo(s) aplica-se inevitavelmente ao Cristianismo: se é absurdo crer em espíritos vivos nas florestas, é igualmente absurdo crer que um judeu foi crucificado a uma sexta-feira e ressuscitou a um domingo para valente almoçarada com os amigos mais chegados.
Mais ainda: os cristãos troçavam dos ídolos pagãos, deitando-os abaixo sem que os ídolos se vingassem. Claro que mais tarde os cristãos também viriam a fazer ídolos, que podem ser destruídos com a mesma facilidade que todos os outros...
Ou seja, e como disse o próprio Galileu, «quem mata pela espada, pela espada morre», sendo que, neste caso, a «espada» é a tentativa de ridicularização dos Deuses alheios.
9 Comments:
"pois que a seu ver não há absolutamente indício nenhum de que Deus não exista."
lol mas também não há indicio absolutamente nenhum de que exista :)
"Não gosto do ateísmo nem acho nada positivo que este se dissemine."
não gostas porquê?
e porque é que não é positivo?
para a Europa até seria altamente benéfico libertar-se de religiões, de totalitarismos e começar a basear-se EXCLUSIVAMENTE pela lógica e pela racionalidade.
"Até concordo, neste ponto, com o ponto de vista de que a crença na inexistência de Deus não está
assente sobre quaisquer provas científicas"
LOLOLOL que ridiculo...então e o contrário? ou seja, a crença na existência de Deus...já está assente sobre provas cientificas? :))))
que barbaridade!!!
"Mas a liberdade de expressão é como o Sol, quando nasce é para todos"
concordo.
VIVA A EUROPA LIVRE E ATEIA !
VIVA A LIBERDADE DE ESPIRITO !
concordo com o ariano, o ateismo é o correcto
os deuses nao passam de invençao do homem para justificar e explicar o desconhecido.
"a própria Cristandade engendraram o ateísmo actual, seja por agressividade materialista,"
Olha que os cristãos é que culpam os pagãos disso :D. O cristianismo penso que pode ser responsavel pela separação do divino do material, o que conduz a uma dessacralização do material, o que no fundo é a mesma coisa.
Cada um acredita no que quer, mas a Europa tem na sua identidade a cristandade.
GOTT MIT UNS
"pois que a seu ver não há absolutamente indício nenhum de que Deus não exista."
lol mas também não há indicio absolutamente nenhum de que exista
Mas a crença é mais antiga do que a descrença, pelo que quem vem depois é que tem de ter uma razão para a alteração. :)
e porque é que não é positivo?
Porque dessacraliza o mundo, tirando-lhe vitalidade. E porque um povo religioso resiste melhor aos desafios da vida.
para a Europa até seria altamente benéfico libertar-se de religiões, de totalitarismos
Nem todas as religiões são totalitárias.
e começar a basear-se EXCLUSIVAMENTE pela lógica e pela racionalidade.
Lógicas há muitas, e certas racionalidades levam ao empobrecimento espiritual.
então e o contrário? ou seja, a crença na existência de Deus...já está assente sobre provas cientificas? :))))
Ninguém disse isso. O que acontece é que são os ateus que mais vezes reclamam espírito científico, e afinal nicles.
Vê a força dr espirito do hamas e percebe como este consegue vencer um dos melhores exercitos do mundo.
Todas as sociadades despiritualisadas serão vencidas.
Para mim, deus não existe.
Não passa de uma criação do ser humano, pois a sua capacidade de descernimento do Universo é tão reduzida que teve de arranjar um substituto. Neste caso, chamou-lhe deus!
Este é a minha opinião, tão boa como outra qualquer.
Mais, era mais lógico adorar um Sol, que nos aquece e dá a luz, ou qualquer outra coisa palpável que nos afecta directammente, do que um alá ou outro qualquer deus.
Ariano por acaso até há, por exemplo alguém lembrar-se que certa coisa pode existir é um indicio que pode realmente existir. Outra coisa que importa não esquercer, é que todos os povos, são religiosos, em qualquer cultura encontras deuses e afins.
Enviar um comentário
<< Home