quarta-feira, janeiro 07, 2009

BBC ALBA - NOVO CANAL TELEVISIVO CELTA


«Alba» é o nome céltico da Escócia. O canal é todo falado em Goidélico ou Gaélico, língua céltica comum à Escócia, à Ilha de Man e à Irlanda.

E, por mais extraordinário que possa parecer, não há em toda este vídeo um só rosto não branco... isto, caros leitores, é Europa.

32 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em contrapartida, por cá, já é oficial, isto é mesmo para ser a África da Europa. Isto já não é Portugal.

http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain2.
asp%3Fdt%3D20090107%26page%3D4%26c%3DC

7 de janeiro de 2009 às 19:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

sim, é efectivamente interessante. quer as paisagens, quer as caras que aparecem no video ;)
e até poderia ser um bom refugio para os fugitivos da ocupação afro-musla que se adivinha na Ibéria a qualquer instante.
mas, temo que mesmo a Escócia venha a ficar igual ao resto :(

já diz o ditado: "podes fugir, mas não te podes esconder"

de qualquer das formas...Alba independente do Reino Unido já !!!!

7 de janeiro de 2009 às 19:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

independencia para Escócia, Ilha de Man, Irlanda Norte e Gales.


Caturo, o Goidélico também não existe em Gales? Acho que te esqueces-te de referir quando falaste dos vários países.

7 de janeiro de 2009 às 20:00:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não, caro anónimo. Em Gales a língua nacional é igualmente céltica, mas doutro grupo, o britónico.

Celtas goidélicos ou gaélicos são os Escoceses, os Manqueses e os Irlandeses.
Celtas britónicos são os Galeses, os Córnicos e os Bretões (noroeste de França).

7 de janeiro de 2009 às 20:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Era capaz de não ser má ideia exportarmos o Ariano para lá.

7 de janeiro de 2009 às 20:19:00 WET  
Blogger Caturo said...

já diz o ditado: "podes fugir, mas não te podes esconder"

É o que certos separatistas, como o Punam, não percebem.

7 de janeiro de 2009 às 20:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"É o que certos separatistas, como o Punam, não percebem."


o problema não é o separatismo. porque a questão do separatismo, punha-se sempre. com ou sem imigração.
haveria sempre alguém a defender a sua verdadeira cultura, história, etnia, etc...

o problema é que isto começa a ganhar contornos dramáticos e, mais dia menos dia, podemos ser obrigados a refugiar-nos nalguma montanha ou sitio isolado...

7 de janeiro de 2009 às 20:50:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ariano, quando o Caturo fala em separatismo refere-se a uma ideologia que por aí pulula, segundo a qual deviam criar-se reservas naturais para Europeus dentro da Europa, porquanto é inevitável a sua deglutição pela maralha estrangeira. Ideia invalidada à partida pelos argumentos que aduziste.

7 de janeiro de 2009 às 23:04:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o problema é que isto começa a ganhar contornos dramáticos e, mais dia menos dia, podemos ser obrigados a refugiar-nos nalguma montanha ou sitio isolado..."

nao estou a ver que isso seja possivel.
naturalmente que até as montanhas estarao incluidas no territorio mestiço
estares na montanha ou na planicie vai-te dar ao mesmo. Então se tens um governo muçulmano na europa.. de nada te vale a montanha, até porque muitos deles gostam de as usar.

7 de janeiro de 2009 às 23:33:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«
Anónimo disse...
Em contrapartida, por cá, já é oficial, isto é mesmo para ser a África da Europa. Isto já não é Portugal.

http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain2.
asp%3Fdt%3D20090107%26page%3D4%26c%3DC

Quarta-feira, Janeiro 07, 2009 7:32:00 PM»



O link não abre. É sobre o quê? Obrigado.

8 de janeiro de 2009 às 00:12:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«nao estou a ver que isso seja possivel.
naturalmente que até as montanhas estarao incluidas no territorio mestiço
estares na montanha ou na planicie vai-te dar ao mesmo. Então se tens um governo muçulmano na europa.. de nada te vale a montanha, até porque muitos deles gostam de as usar.»



http://www.usatoday.com/news/washington/2003-07-11-alqaeda-fire_x.htm
«The FBI alerted law enforcement agencies last month that an al-Qaeda terrorist now in detention had talked of masterminding a plot to set a series of devastating forest fires around the western United States.»


http://start.claimsdirect.co.uk/p/2
«BURNING HATRED IS NEW TERRORIST PLOY
ISLAMIC extremists are threatening an environmental disaster by sparking a series of catastrophic wild fires.

Western intelligence agencies fear that Al Qaeda terrorists are planning a “global fireball” in a new departure in its war on the West.»

8 de janeiro de 2009 às 00:30:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Duarte, olha que essa ideologia do pvnam não está mal vista de todo.

8 de janeiro de 2009 às 10:05:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Então se tens um governo muçulmano na europa.. de nada te vale a montanha, até porque muitos deles gostam de as usar."


anónimo, está mais que visto que sabes muito pouco de como se processou o processo de conquista (re-conquista para muitos)

8 de janeiro de 2009 às 10:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Afinal,um celta inglês é como?
Moreno e baixo,como o saudoso autor Dudley Moore,o inefável Rowan (nome puramente bretão) Atkinson,ou ainda o genial músico Kevin Rowland,ou é mais para a "bisarma-grande-e-loira",tipo David Beckham ou Paul Scholes?
Estes parecem mais serem descendentes dos Anglo-Saxões,penso eu.
Ó excelente Caturo,gostaria muito que me pudesses elucidar para este tema,s.f.f.
Obrigado.

8 de janeiro de 2009 às 10:47:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.withfriendship.com/user/images/212/rowan-atkinson.jpg

Vendo bem esta fotografia,não restam dúvidas de que se trata dum autêntico Bretão.

8 de janeiro de 2009 às 10:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

http://www.platinum-needles.co.uk/images/stranglers.jpg

Este excelente grupo rock inglês vem de Guildford,sul de Inglaterra,e não tem nada de anglo-saxónico.
Trata-se de Bretões aculturados pelos invasores?
Uma vez subjugados,foi-lhes imposta uma nova cultura,e os que depois daí vieram esqueceram as suas raízes célticas,passando a ser Ingleses,apenas.
Caturo?

8 de janeiro de 2009 às 10:59:00 WET  
Blogger Caturo said...

Afinal,um celta inglês é como?

Boa pergunta...

Formalmente falando, celta é uma coisa, inglês é outra. Nas ilhas britânicas há várias nações - todas são célticas, excepto a Inglaterra, que é germânica.

Por outro lado, houve naturalmente misturas e migrações. Acresce que a própria região de Inglaterra não estava desabitada quando foi ocupada pelos invasores germânicos (Anglos e Saxões).
Há quem diga que se encontram mais morenos nas regiões insulares onde os Ingleses exerceram menos influência (zonas ocidentais da Irlanda e de Gales), mas acaba por haver mediterrânicos e nórdicos em todas estas nações. Beckam é galês, mas galeses são também Rachel Welch
http://www.theage.com.au/ffximage/250rachel,0.jpg
Catherina Zeta-Jones, Tom Jones, Terry Jones...

8 de janeiro de 2009 às 11:06:00 WET  
Blogger Caturo said...

Anónimo de cima, concordo.

8 de janeiro de 2009 às 11:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

No sul de Inglaterra,bem como no oeste e sudoeste,encontram-se muitos morenos.
Já a Marion Zimmer Bradley se referia a esta gente,nos seus livros,como o "povo pequeno de cabelos negros", muito diferentes dos Saxões e dos Anglos.Curioso,de facto,Caturo.
São autóctones das Ilhas?Ou os misteriosos Bretões?
Excelente Caturo,que dizes disto?

8 de janeiro de 2009 às 11:15:00 WET  
Blogger Caturo said...

Ora aí está uma das magnas questões da etnicidade europeia, caríssimo anónimo... os morenos da Europa Ocidental são de origem céltica ou pré-céltica? E se são de raiz genética pré-céltica, são ainda assim de origem indo-europeia (Sarmento chamava-lhes Ligures) ou nem isso, mas sim gentes pré-indo-europeias?
Alguns autores antigos descreveram os Celtas como pertencendo ao tipo nórdico, mas nas zonas mais puramente célticas abundam os morenos... e, como assinalou Tácito, havia na região da actual Gales uma tribo que ele, Tácito, considerava aparentada com os ibéricos: tratava-se dos Silures, baixos e morenos, de cabelo encaracolado.

8 de janeiro de 2009 às 11:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelo esclarecimento,Caturo.

8 de janeiro de 2009 às 11:21:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Este nome de uma cidade em Hertfordshire,Inglaterra,é celta ou germânico,Caturo?

"Welwyn Garden City."

8 de janeiro de 2009 às 11:28:00 WET  
Blogger Caturo said...

Não leio nenhuma língua céltica, mas parece-me que «Welwyn» é tipicamente galês.

«Garden» é germânico.

E «city» é inglês de origem latina...

8 de janeiro de 2009 às 12:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

o Paul Scholes é claramente de origem anglo-saxónica.

8 de janeiro de 2009 às 12:55:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"o Paul Scholes é claramente de origem anglo-saxónica."

E o Sting.

8 de janeiro de 2009 às 14:35:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Beckam é galês, mas galeses são também Rachel Welch, Catherina Zeta-Jones, Tom Jones, Terry Jones..."

As far as I know, David Beckham is a Londoner.

8 de janeiro de 2009 às 14:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Silures usually had a dark complexion and curly hair. Tacitus hinted that they may have crossed over from Spain at an earlier date due to their appearance. Genetic studies carried out by the University College of London and Oxford University have suggested that most Welsh and Irish Celts share in part (Y-chromosomes, mtDNA) with the Basque people who originated in northern Iberia during the Paleolithic. But it is still unclear whether the link is specific to the Celts and the Basques, or whether they are both simply the closest surviving relatives of the early population of Europe.

8 de janeiro de 2009 às 14:58:00 WET  
Blogger Caturo said...

As far as I know, David Beckham is a Londoner.


Melhor ainda, bate mais certo.

8 de janeiro de 2009 às 15:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"o problema é que isto começa a ganhar contornos dramáticos e, mais dia menos dia, podemos ser obrigados a refugiar-nos nalguma montanha ou sitio isolado..."

Isso, ariano! Vai andando, para não perderes o lugar, que a malta depois aparece!Refugia-te já, e quanto mais isolado, melhor! Faz boa viagem ;)

8 de janeiro de 2009 às 19:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"o problema é que isto começa a ganhar contornos dramáticos e, mais dia menos dia, podemos ser obrigados a refugiar-nos nalguma montanha ou sitio isolado..."

Isso, ariano! Vai andando, para não perderes o lugar, que a malta depois aparece!Refugia-te já, e quanto mais isolado, melhor! Faz boa viagem ;)

8 de janeiro de 2009 às 19:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Isso, ariano! Vai andando, para não perderes o lugar, que a malta depois aparece!Refugia-te já, e quanto mais isolado, melhor! Faz boa viagem ;)


É isso mesmo.

Este é dos que vai para a Sibéria ou para as Astúrias para daí fazer uma reconquista?

8 de janeiro de 2009 às 22:39:00 WET  
Blogger Caturo said...

Quer vá para a Sibéria, quer vá para as Astúrias, vai com certeza melhor do que quem vai para a meretriz que em má hora o pariu por preferir trair o seu sangue.

9 de janeiro de 2009 às 00:47:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home