quarta-feira, dezembro 03, 2008

«A TOLERÂNCIA TEM LIMITES!»

O Cheque Muhammad Sayyed Tantawi, uma das maiores autoridades religiosas da universidade de Al-Azhar, meteu um processo em tribunal contra o jornal egípcio Al-Fajr por este ter escrito «coisas más e feias» a seu respeito. Pior, o jornal não se limitou a palavras, chegou ao cúmulo de usar uma imagem maximamente insultuosa: numa foto-montagem, apresentaram uma foto de Tantawi vestido de monge cristão com uma cruz ao peito... e é precisamente isto que o muçulmano considera além dos limites da tolerância. (Veja-se o vídeo aqui.)

Excerto de entrevista transmitida na televisão egípcia:

Entrevistador: Alguns intelectuais, incluindo o Dr. Mustafa Al-Fiqi (secretário do Comité dos Negócios Estrangeiros do Parlamento Egípcio), que testemunhou em tribunal, disse que a imagem do imã Tantawi vestido de padre ou de monge não constitui ofensa.
(...)
Tantawi: Podem vestir-me com roupas da religião cristã? Se ele disse mesmo isso, ele está errado, errado, errado!
Entrevistador: Na sua perspectiva, é uma ofensa vesti-lo com roupas cristãs?
Tantawi: Claro.
(...)
Tantawi: Quando vestem o cheque de Al-Azhar nestas roupas?! Foi isso que ele disse? Se ele disse mesmo isso, eu repito pela terceira vez: ele está errado, errado, errado! Pessoalmente lamento que ele tenha dito isso, porque significa ignorância. É inconcebível colocar uma imagem do Patriarca Shinoda sobre a minha, ou colocar uma imagem de fulano tal do Vaticano sobre a minha. O Patriarca Shinoda tem a sua própria vestimenta tradicional, o Vaticano tem a sua própria, e eu também tenho a minha. O que o Dr. Al-Fiqi disse é ilógico, ilegal e de mau gosto.
(...)
Entrevistador: O senhor representa a tolerância no Islão.
Tantawi: A tolerância tem os seus limites. Percebe? A tolerância tem os seus limites.
(...)

E é isto a autoridade espiritual máxima do maior centro intelectual muçulmano do planeta... e é isto que representa a tolerância muçulmana.

Choque de civilizações? Não, isso não existe, pois não....