quarta-feira, dezembro 03, 2008

ALEMANHA PODERÁ MUDAR A SUA CONSTITUIÇÃO PARA GARANTIR QUE O ALEMÃO É A LÍNGUA DA ALEMANHA

Porque, em tempos de caos, torna-se mister afirmar o evidente, para quer algo permaneça claro. Perante o caminho que a actual sociedade teutónica está a tomar, do qual o tópico anterior é sinal significativo, os membros da chancelaria de Angela Merkel votaram fortemente a favor de uma mudança na Constituição de maneira a assegurar a primazia da língua alemã na Alemanha, apesar de a liderança do seu partido, CDU (União Democrata-Cristã), votar contra.
Se a medida conseguir aprovação parlamentar, a Constituição do país passará a ter a seguinte declaração: «A língua da República Federal da Alemanha é o Alemão.»

A ideia foi prontamente condenada por grupos de imigrantes e associações anti-discriminação... o que, só por si, já é sinal de que tal alteração deve realmente ser feita.

A Alemanha tem hoje mais de três milhões de turcos e mais de dez milhões de imigrantes.

O líder do Estado alemão de Saarland, Peter Mueller, que está por trás desta iniciatva, afirmou que a CDU deve clarificar «os valores da Nação» e acrescentou que se as pessoas não falam Alemão, a promessa de mobilidade social é «vazia». Declarou também que a sua ideia é «tanto um convite como uma exigência. Há um problema aqui, é que algumas partes das comunidades imigrantes não têm um acesso apropriado à língua alemã.» Lembrou ainda que as constituições de França, da Áustria e da Suíça têm declarações de princípios similares à que ele quer implementar. Admitindo que a mudança não terá um efeito prática, negou todavia que se tratasse de um ataque político contra os imigrantes.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito bem.

3 de dezembro de 2008 às 16:44:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Não percebo porque é que há quem refile... ursos

3 de dezembro de 2008 às 16:52:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home