sexta-feira, novembro 28, 2008

CONTOS DE LUZ DE NATAL DE LISBOA - 2008

Notícia do início do mês sobre algo que está agora à vista do público: Este ano, as iluminações de Natal de Lisboa aparecerão em forma de “Contos de Luz” no dia 15 de Novembro em 24 ruas e 15 praças da cidade. O projecto foi apresentado hoje pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e pelo presidente da MOP (Multimedia Outdoors Portugal), a empresa vencedora do concurso lançado pela autarquia para execução deste trabalho.
A partir do conceito “Contos de Luz”, as iluminações irão reproduzir os clássicos contos de Natal, transformando o Rossio na praça central da iniciativa com o Quebra-Nozes e reproduzindo quatro temas principais (História, Natureza, Sonho e Inclusão Social) nos quatro principais eixos da cidade a iluminar, respectivamente a zona ribeirinha entre Belém e a Ribeira das Naus, o eixo central entre a zona de Alvalade e Santa Apolónia, das Amoreiras até à Rua Castilho, e a tradicional área de grande iluminação entre a Baixa-Chiado e a Av. da Liberdade.
Para além de marcar “a ruptura” com o modelo que vigorava há muitos anos na CML (parceria entre a Câmara e a União dos Comerciantes de Lisboa paga integralmente pela autarquia), este projecto, segundo António Costa, permitirá “ter mais ruas iluminadas sem encargos para o município”.
Para “proporcionar um Natal mais colorido e animado a todos os lisboetas”, o autarca anunciou, ainda, a atribuição de apoio financeiro às juntas de freguesia, na ordem dos 200 mil euros, “para que possam complementar esta concessão e as iluminações que já costumam fazer nos seus bairros”.
Segundo Vasco Perestrelo, a proposta da MOP, que contou com os serviços da Blachère (um dos maiores especialistas mundiais em iluminações) e da agência Euro RSCG Design & Arquitectura, distingui-se das concorrentes por “conseguir integrar num mesmo conceito o espírito de Natal, os objectivos da Câmara de Lisboa e a presença dos patrocinadores”.
O investimento da MOP e respectivos patrocinadores (entre cinco e sete marcas) ronda os 3 milhões de euros e assenta num modelo de patrocínio em que os sponsors ficarão com algumas praças da cidade para decorar e animar. Para além da iluminação, haverá um programa de animação que contempla a realização de actividades diversas como concertos de Natal, teatro, jogos, etc.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Porquê que o tema não é o próprio Natal?

4 de dezembro de 2008 às 22:16:00 WET  

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