segunda-feira, outubro 27, 2008

A NATUREZA E O SAGRADO


«Para o homem religioso, a Natureza nunca é exclusivamente «natural»: está sempre carregada de um valor religioso. Isto compreende-se facilmente porque o Cosmos é uma criação divina: saindo das mãos dos Deuses, o Mundo fica impregnado de sacralidade. Não se trata somente de uma sacralidade comunicada pelos Deuses, tal é o caso, por exemplo, de um lugar ou de um objecto consagrado por uma presença divina. Os Deuses fizeram mais: manifestaram as diferentes modalidades do sagrado na própria estrutura do Mundo e dos fenómenos cósmicos.
O Mundo apresenta-se de tal maneira que, contemplando-o, o homem religioso descobre os múltiplos modos do sagrado, e por conseguinte do Ser. Antes de tudo, o Mundo existe, está ali, e tem uma estrutura: não é um Caos, mas um Cosmos, portanto mostra-se como Criação, como obra dos Deuses. Esta obra divina guarda sempre uma transparência, quer dizer, desvenda espontaneamente os múltiplos aspectos do sagrado. O Céu revela directamente, «naturalmente», a distância infinita, a transcendência de Deus. A Terra, ela também, é «transparente»: mostra-se como Mãe e Nutridora Universal. Os ritmos cósmicos manifestam a ordem, a harmonia, a permanência, a fecundidade. No seu conjunto, o Cosmos é ao mesmo tempo um organismo real, vivo e sagrado: ele descobre, do mesmo passo, as modalidade do Ser e da sacralidade. Ontofania e hierofania unem-se.
(...) É preciso não esquecer que, para o homem religioso, o «sobrenatural» está indissoluvelmente ligado ao «natural», que a Natureza exprime sempre qualquer coisa que a transcende. Como já dissemos: uma pedra sagrada é venerada porque é sagrada e não porque é pedra; é a sacralidade manifestada através do modo de ser da pedra que revela a sua verdadeira essência. É por esta razão que não se pode falar de «naturismo» ou de «religião natural» no sentido dado a estas palavras no século XIX; porque é a «sobrenatura» que se deixa apreender pelo homem religioso através dos aspectos «naturais» do Mundo.»

Mircea Eliade in «O Sagrado e o Profano», Colecção Vida e Cultura, Edição «Livros do Brasil», pág. 127-128.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sou ATEU e defendo uma Europa ATEIA livre de crendices.
defendo que devemos usar apenas a ciência e o racionalismo para explicar tudo o que acontece no Mundo.

de qualquer maneira, respeito quem tenha crenças pagãs e até tenho uma certa admiração por esses Deuses, rituais e culturas ORIGINAIS pré-cristãs desde que não levadas ao extremo e ao fanatismo (como fazem os muslos)
o fundamentalismo é para povos terceiro-mundistas.


já do Cristianismo, não posso dizer o mesmo. não tenho qualquer respeito por essa instituição judaica.
uma religião que se impôs na Europa pela força estúpida, inquisição, fanatismo cego e pela destruição dos costumes originais e ancestrais Europeus, não merece da minha parte, qualquer respeito.

ainda para mais, quando os ideais dessa "instituição" são , em larga escala, responsàveis pelo estado miserável em que vivemos e pelo fatidico "multi-culturalismo" e "universalismo" com os resultados que conhecemos.
resumindo, quem não respeitou a liberdade alheia, não merece agora ser respeitado.


Quem quiser ter crenças pagãs, que as tenha...
mas entendo ser melhor uma Europa ATEIA e sobretudo INDO-EUROPEIA e ARIANA


VIVA A EUROPA BRANCA, ATEIA E ARIANA !!!
VIVA A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL !!!

27 de outubro de 2008 às 01:04:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home