quarta-feira, setembro 03, 2008

BRITÂNICOS EMPREENDEM ATAQUE MEDIÁTICO CONTRA A ALCAIDA

Segundo diz ter descoberto o jornal «Guardian», uma unidade contra-terrorista do Estado britânico está a trabalhar na BBC e noutros média num projecto de propaganda designado «manchar a marca Alcaida».
O documento alegadamente descoberto mostra que os especialistas em contra-terrorismo de Whitehall tencionam explorar os meios oferecidos pela Internet para «canalizar mensagens através de voluntários em forums da Internet» como parte da sua campanha.
A estratégia está a ser conduzida pela RICU (Research, Information and Communication Unit, ou Unidade de Pesquisa, Informação e Comunicação), criada no passado ano para combater a propaganda da Alcaida no Reino Unido e além mar. Uma das actuações deste colectivo consiste por exemplo em disseminar informação a expor dissensões no seio da Alcaida e seus apoiantes. O pressuposto desta linha de acção é o de que a Alcaida está em decadência a nível mundial e pode aparecer como vulnerável em aspectos tais como o declínio da sua popularidade e a sua rejeição por figuras credíveis, especialmente as religiosas. Os detalhes das atrocidades cometidas por terroristas da organização são também mediaticamente úteis como arma de propaganda, evidentemente.

Mas será que se a Alcaida desaparecesse deixaria de haver terrorismo islâmico? É o islamismo que cria e sustém a Alcaida, não o contrário.