terça-feira, agosto 05, 2008

NA CROÁCIA - GRUPOS ANTIRRAS PERSEGUEM CANTOR POR FAZER SAUDAÇÃO PATRIÓTICA EM PÚBLICO

Três associações croatas apresentaram recentemente uma queixa formal contra um cantor do mesmo país, Marko Perkovic, que durante um concerto organizado pelos veteranos da guerra de independência da Croácia de 1991-1995 fez a saudação do regime Ustasha perante sessenta mil pessoas, aliado da Alemanha Nacional-Socialista.
Os ditos esbirros da Nova Inquisição exigem que se instaure uma acção legal contra o artista, conhecido pelo nome de «Thompson», por discriminação contra as comunidades judaica, cigana e sérvia. E, juntamente com o presidente da câmara de Zagreb Milan Bandic, denunciam a passividade dos agentes policiais que guardavam o evento perante a ostentação de símbolos alegadamente nazis.

Tinha piada que algum grupo se dignasse, algum dia, nalgum ponto do Ocidente, a proceder do mesmo modo censório contra um artista que ostentasse uma camisa do assassino Che Guevara, por exemplo...

A alcunha «Thompson» vem do nome duma pistola-metralhadora e é também o nome da banda, que se tornou conhecida e polémica pelas suas letras patrióticas suspeitas do crime hediondo de Fascismo: ao centro, estão Deus, a Pátria e a Família. Os «Thompson» foram banidos em vários países europeus devido à suspeita da sua simpatia para com os Ustachas.
A sua música é um hard-rock com influências folclóricas. O vocalista diz-se por outro lado um apreciador de bandas de Heavy Metal tais como Nightwish, Iron Maiden, AC/DC, DreamTheatre, entre outras.

Fica aqui um bom exemplo da música dos Thompson, que pode e deve ser promovida no seio do Movimento Nacionalista e não só - o som da banda é bastante agradável e inspirador, épico até: