quarta-feira, janeiro 10, 2007

«AFINAL FOI BEM-FEITO PARA OS SACANAS DOS MAIAS...»

Fui ontem ver o filme «Apocalypto», de Mel Gibson.

É brilhante do ponto de vista da verosimilhança conseguida na sua tentativa de reconstrução histórica. Tenho para mim que, neste aspecto, todos os realizadores de filmes relativos a episódios da História antiga ou medieval deveriam ser como Mel Gibson no que toca à filmagem de toda a película nas línguas faladas no tempo e no lugar a que a acção se reporta. Já o anterior produto de Gibson, «A Paixão de Cristo», se tinha notabilizado por isso mesmo, uma vez que os actores só falavam Aramaico e Latim; e, em «Apocalypto», a única língua falada, do princípio ao fim, é a dos Maias. Pessoalmente, nada me agradaria mais, em termos de cultura e arte, do que ver a Ilíada e a Odisseia faladas em Grego antigo, a Eneida falada em Latim, os Eddas falados em Norso antigo, o Mabinogion falado em Galês antigo e o Cath Mag Tuireadh falado em Goidélico antigo...

Mel Gibson afirma querer lançar no seio da juventude da América Central a moda de falar em língua Maia com orgulho...

Quanto às cenas de acção, ao trabalho dos actores (todos desconhecidos do grande público ocidental, um pouco à semelhança do que sucedera no caso do filme sobre Cristo, isto com o intuito de que as personagens sejam encaradas como pessoas autênticas), ao guarda-roupa, ao argumento, ao enredo, o trabalho de Gibson é igualmente sem mácula. A obra recomenda-se especialmente a quem goste de violência e sangue a rodos sem atrasadices mentais pelo meio (coisa rara no cinema).

Mel Gibson, como realizador, é dificilmente ultrapassável, há que reconhecê-lo.

Sucede entretanto que este australiano com cara de bonzinho é um fundamentalista cristão. E os seus últimos filmes são, antes de mais nada, películas em prol do seu credo.
O caso torna-se mais agreste quando, além de promover a sua religião, o indivíduo vira baterias contra as dos outros. E é isso, quanto a mim, o que sucede em «Apocalypto»: a intenção parece ser a de denegrir a civilização pagã dos Maias, de maneira a tornar mais aceitável a conquista imperialista cristã da América central, feita por Castela, indefectível servidora da Igreja...

E porquê?

Talvez porque, na sociedade norte-americana, e, por extensão, anglo-saxónica, um dos maiores crimes que se costuma apontar aos cristãos é o do massacre eventualmente genocida perpetrado pelas hostes de Cristo contra as civilizações Maia, Asteca e Inca.
Em assim sendo, a reacção de certa intelectualidade cristã é a de tentar amenizar tal culpa, argumentando que essas três culturas viviam num ambiente excepcionalmente sanguinário, com matanças intertribais e horrendos sacrifícios humanos. A partir daqui, desvia-se a atenção dos abjectos e inenarráveis horrores cometidos pelos arautos do Crucificado contra os indígenas, porque, enfim, era preciso civilizá-los e fazer verter algum sangue para pacificar aquela gente... algum sanguezito, só um bocadito... como por exemplo aquela vez em que tropas castelhanas cortaram as pernas e os braços a uma data de revoltosos incas, deixando-os vivos, no chão, decerto mexendo-se como tartarugas voltadas ao contrário... mas pronto, aos revisionistas dos crimes cometidos pela Cristandade ninguém proíbe a expressão...

A intenção de Gibson parece ser a de fazer crer que a civilização Maia já estava em decadência antes dos invasores cristãos lá chegarem. E a frase introdutória do filme mostra isso mesmo, logo à partida - é qualquer coisa como «Uma civilização não é destruída por fora, mas sim por dentro.» Já houve nativos da América Central a denunciar isto mesmo.
Pelo meio, a violência incide nos aspectos da crueldade, por um lado, e do espírito de resistência por parte da vítima heróica, por outro, à semelhança do que já acontecera em «A Paixão de Cristo», quando Cristo é grotescamente torturado por obra de Romanos e de Judeus, e em «Braveheart», saga cinematográfica na qual a personagem interpretada por Gibson sofre como o caraças às mãos dos Ingleses. Nada melhor do que isto quando se quer incitar ao ódio e à repulsa por alguém ou por alguma ideia...

Confesso que já ia com ela fisgada, eu... assim que, há um ano ou mais, ouvi dizer que Mel Gibson ia filmar, ou estava a filmar, a civilização Maia aquando da chegada dos cristãos, percebi logo o que por aí vinha... confirmei de facto as minhas suspeitas.

O que é curioso é que as civilizações que «se destruíram por dentro» antes dos cristãos as converterem, foram as civilizações militarmente muito mais fracas do que a civilização que transportou o Cristianismo... de facto, os cristãos conseguiram converter pela força os povos da América, mas falharam na Índia, na China e no Japão, pois que, perante estas civilizações asiáticas, as tropas europeias cristãs não conseguiram, na altura em que disseminavam activamente o Cristianismo, não conseguiram, dizia, convencer os nativos a abandonar os seus Deuses Nacionais e a virarem-se para o Judeu Morto...

Portanto, os Maias, os Astecas e os Incas já estavam em decadência, ao passo que os Indianos, os Chineses e os Japoneses, muito mais civilizados, estavam ainda em ascenção... pois...

Será então que a vitalidade duma civilização se mede pela sua pujança bélica, derivada na maior parte ao seu nível de desenvolvimento tecnológico?...

Não há dúvidas de que a força bruta, guerreira e material teve a sua influenciazita nestas coisas de levar a fé da Paz e do Amor a toda(s) a(s) humanidade(s)...

48 Comments:

Anonymous Anónimo said...

os europeus eram muito mais evoluídos que os indianos e os chineses em termos militares, estás bastante equivocado... só não foram convertidos porque não havia números de Europeus suficientes nesses sítios...

lê as crónicas dos chineses sobre o medo que eles tinham dos canhões dos portugueses...

andas cada vez mais confuso, caturo. aconselho-te a largares as runas monhés e começares a ler merdas que não sejam completamente anti-cristãs mas sim imparciais.

11 de janeiro de 2007 às 00:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

os chineses com medo dos portugueses?!

essa é boa.

o que é certo é que a China o Japão e mais pintos do extremo oriente nunca se deixaram "caír".
Fizeram eles muito bem.
Não foram convertidos porque tinham determinação em defender a sua cultura.

Os japoneses, é de salientar, são vistos com simpatia (e até com amizade) por grande parte dos nacionalistas europeus.

11 de janeiro de 2007 às 03:41:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Gostei do artigo. É reposta pelo Autor alguma verdade dos acontecimentos do que se passou aquando a expansão do cristianismo fora de portas.

Fora de portas, sim!

Porque ele (cristianismo) deve ter nascido em algum lado.

Nas Américas não foi. Mas passou a ser depois do sangue escoado para a terra dos religiosos locais...

Mas, vendo bem as coisas, em Portugal também não foi. Mas passou a sê-lo, também depois de sangue escoado de novo para a terra...

E, também em Espanha, não foi. Mas foi depois. E novo sangue a entrar pela terra dentro...

...

A lista é grande!

Faz-me lembrar uma expressão Bíblica: vocês comem a "carne" mas o sangue mandam-no para a terra. É para mim. (confesso que as palavras não são estas. Mas são bem piores que estas)

A Verdade é que o Cristianismo acabou com todos os valores anteriores. Com todas as crenças. Com toda a religiosidade humana muito mais milenar que ele!

Acabou não. Porque muitos hoje (Porque já sabem e podem ler. Livres de Inquisições e perseguições) começam a pegar nos livrinhos. Na História. E, inevitavelmente percebem que foram enganados durante 2000 anos...

O Cristianismo deveria voltar para o sítio de onde veio. Para a sua terra. Deve ter. Em qualquer lado! Talvez até lá, na terra dele, seja preciso. Se não for para apaziguar os animos poderá ser pelo menos para acrescentar mais sangue ao sangue, já que o seu senhor é o senhor dos exércitos. E, é do que mais gosta.


Deixei de simpatizar com Mel Gibson exactamente por ter constactado a sua tendencia cristianíssima. O que para mim mostra falta de inteligencia. Por isso deixei de ver os filmes onde ele participa. São tendenciosos. E, eu também sou tendenciosa. Tenho esse direito!

Tenho todos os direitos que os cristãos têm! Por isso, não vejo os filmes dele.

Foi o que me restou da educação religiosa "Católica Apostólica Romana" que me ficou. Herança do cristianismo. Esta minha compreensão e amor. A ele (cristianismo) o devo.

Só ensina coisas boas. Tão boas... que logo que critico alguém lembro-me dos espantosos valores que me ensinaram lá!

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesma!

E, é o que eu faço! O que todos fazem! Nada do que dizem é levado à letra. Apenas a dissimulação e a hipocrisia.

Por isso retornar ao antes do cristianismo. Ao tempo em que o Paganismo, livre, existia na alma e no coração do homem, é o caminho de todo aquele que quer ser ele mesmo. Todo aquele que é o que é e não aquilo que outros querem que ele seja.

- Gostei do que o autor disse.
- Haja coragem pra se falar a verdade do que se pensa
- Haja coragem para lutar pela verdade daquilo que (alguns) ainda querem que permaneça escondida.

Obrigada!

11 de janeiro de 2007 às 07:52:00 WET  
Blogger Caturo said...

os europeus eram muito mais evoluídos que os indianos e os chineses em termos militares, estás bastante equivocado... só não foram convertidos porque não havia números de Europeus suficientes nesses sítios...

Fosse pelo que fosse, tratou-se duma questão de pura força militar, não de superioridade propriamente religiosa, ao contrário do que os cristãos querem fazer crer.

11 de janeiro de 2007 às 11:56:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O CRISTIANISMO FOI UMA INVENÇÃO DOS JUDEUS PARA DOMINAR O MUNDO.
MORTE AOS JUDEUS!
OS JUDEUS SÃO TODOS UNS FILHOS DAS PUTAS. NÃO ACREDITO NO HOLOCAUSTO. MAS SE FOSSE VERDADE, NÃO TERIA PENA NENHUMA, MESMO NENHUMA.AFINAL ELES NÃO SÃO HUMANOS, SÃO BICHOS.

11 de janeiro de 2007 às 11:58:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Fosse pelo que fosse, tratou-se duma questão de pura força militar, não de superioridade propriamente religiosa, ao contrário do que os cristãos querem fazer crer.

Não está em causa, caturo. Se a superioridade religiosa se contasse pelos números, então o islamismo estaria em grande vantagem devido ao crescimento que tem vindo a ter...

A verdade é que os povos dominadores impõem os seus costumes aos dominados. Se os dominados, como no caso dos Maias, forem de facto inferiores em termos civilizacionais, perdem a sua identidade. É por isso que os Japoneses não perderam a deles. Agora os chineses são outra história... já estiveram mais longe de a perder. A identidade e tudo o resto também.

11 de janeiro de 2007 às 14:55:00 WET  
Blogger Caturo said...

Se os dominados, como no caso dos Maias, forem de facto inferiores em termos civilizacionais, perdem a sua identidade.

Sucede que praticamente todos os dominados perdem a sua identidade, se forem dominados por tempo suficiente. Independentemente do seu nível civilizacional... não me venhas dizer que a civilização egípcia, ou que a civilização helenística do Egipto era inferior à cultura islâmica que o conquistou e sobrepujou oficialmente.

11 de janeiro de 2007 às 15:45:00 WET  
Blogger Caturo said...

Tinham - mas foram batidos, não por uma superioridade civilizacional, mas sim por uma superioridade organizacional-militar.

E não apenas batidos, mas ocupados por demasiado tempo.

11 de janeiro de 2007 às 18:51:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

não me venhas dizer que a civilização egípcia, ou que a civilização helenística do Egipto era inferior à cultura islâmica que o conquistou e sobrepujou oficialmente.

estás a perder qualidades caturo...

o Egipto entrou em decadência internamente, e isso deu uma oportunidade aos Gregos, em primeiro lugar, aos Romanos, mais tarde, e finalmente aos Árabes, de conquistarem e destruírem a sua civilização. Isto deveu-se, se bem sabes (ou devias saber), à sua exagerada expansão para sul...

Só por já estar em decadência pôde o Egipto, civilização milenar, ser ocupado e "sobrepujado"...

11 de janeiro de 2007 às 23:04:00 WET  
Blogger Arqueofuturista said...

Camarada Caturo, tomei a liberdade de responder a este teu postal no meu blog. Aguardo reacções.
Abraço.

12 de janeiro de 2007 às 00:21:00 WET  
Blogger Caturo said...

o Egipto entrou em decadência internamente, e isso deu uma oportunidade aos Gregos, em primeiro lugar, aos Romanos, mais tarde, e finalmente aos Árabes,

Nãp, não é assim. A civilização egípcia caíra já quando os Árabes chegaram, é certo, mas a civilização helenística do Egipto florescia. E a do Império Bizantino também, quando pereceu perante os Turcos. O poder militar tem realmente uma palavra forte a dizer.

12 de janeiro de 2007 às 14:14:00 WET  
Blogger Caturo said...

Certo, camarada Arqueofuturista, assim que puder respondo-te. Saudações.

12 de janeiro de 2007 às 14:15:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Cristianismo é de facto uma religião superior em tudo . gostem ou não .

- Amar o inimigo : Um autentico valor de Guerra
- Perdoar ... perdoar sempre : Um verdadeiro apelo as armas
- Guarda a espada pedro ! Quem pelas espada mata pela espada morre : Um hino às artes marciais
- Perante o adultério : Quem estiver livre de pecado que lance a 1ª pedra : Um verdadeiro hino inquisitorial
- A ser cruxificado : Pai perdoa-lhes ! Eles não sabem o que fazem - Um verdadeiro apelo à vingança e a Guerra

Enfim rapaziada ... muito maus argumentos os que habitualmente se usam contra o Cristianismo

13 de janeiro de 2007 às 23:27:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Só pode estar a brincar, "pedro caçorino"

Um cristão... (existem execpções... raríssimas!)

Traduzindo à letra essa "cabala" o poder da palavra escrita e falada.

Um Cristão

1 - Não ama o inimigo.
2 - Não perdoa
3 - E morre mesmo!
4 - São sempre os primeiros a lançar a pedra!
5 - Não pedem perdão por ninguém e sim vingança. (que chamam justiça)

O que dizem não é o que fazem o que põe por terra o que diz. Se é que não estava a ser irónico.
De qualquer modo não há quem não saiba, se quiser ser honesto, que é a religião do "olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço"

Em suma é a religião da hipocrisia!

Maus argumentos acaba o senhor de apresentar.

Para me não alongar, só o primeiro é claríssimo, não é um valor de Guerra, mas é guerra o que praticam diariamente com armas reais ou emocionais seja contra quem for. E nem precisa ser o inimigo. Entre si mesmos. Lei da sobrevivência! Boa desculpa para lixarem o próximo! Qual Amor qual quê! Muitos e muitos exemplos... Nem precisa recorrer à Bíblia que também está cheia deles! Aqui mesmo! Encontra-os a cada momento. Estão por todo o lado!

Não existe o que descreve!
Ninguém ama o inimigo!
No passado até os matavam ou queimavam descaradamente.
E... hoje... enfim!
Destroim psicologicamente
Cobiçam tudo

O cristianismo não é Amor
O cristianismo não é tolerância
O cristianismo não é perdão
O cristianismo não é nada universal
....................
O cristianismo é uma MENTIRA!

E só é superior em tudo quanto é mau. De facto, nisso, não são superados por ninguém!

(cristianismo igual a islamismo e judaismo) À árvore dos três troncos que se expandiu e contaminou o Planeta inteiro com a sua sordidez!

14 de janeiro de 2007 às 09:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Cara Solazul

Acaba de falar sobre todos os Cristãos como se tivesse feito algum estudo ou sondagem . Julgou-nos criticou-nos e generalizou injustamente . Admito que a sua esfera de conhecimentos a tenha levado a tirar essa conclusão . Se for o caso é lamentavel . De qualquer forma os pontos sobre o Cristianismo que enunciei são simplesmente descritivos do ideal Cristão . Não há dúvida de que é um ideal quase inalcançavel essa coisa épica e heroica de Amar o Inimigo, é aliás a batalha de uma vida, e porventura só alguns Santos o conseguiram; Mas uma religião é o que ela professa e não o que as pessoas no uso da Liberdade que Deus lhes deu fizeram . O Cristianismo é uma Religião Infinitamente Superior exactamente porque prega o quase inalcançavel, ou seja, um caminho para um homem perfeito e assim sendo uma comunidade de homens perfeitos .

A SolAzul escandaliza-se com o que dizem alguns Cristãos " Faz o que eu digo e nao o que eu faço ", mas isso é o resultado imediato de uma Religião que ousa pregar o impossivel ou seja a perfeição . O Cristão é aquele que aceita lançar-se nesse caminho para a perfeição mesmo sabendo que vai ser alvo de lhe apontarem o dedo exactamente da maneira como a Solazul aponta. Mesmo assim tem razão quando acusa muitos desvios, recordo-lhe que foi o proprio Jesus quem afirmou aos seus seguidores " Ai de voçes que sejam motivo de escandalo ! " . E é um verdadeiro motivo de escândalo quando um Cristão não ama o inimigo, não perdoa ou quando julga . Mas isso torna criticavel esse cristão e não o Cristianismo. A Historia está repleta de Cristãos pelo mundo a amar e a perdoar . Os Cristãos deram origem à maior obra social de sempre que são as freiras e os frades que se espalham pelo mundo inteiro, a troco de nada a acompanhar os que mais sofrem atraves das suas missões em todos os continentes, em teatros de guerra e circunstancias de precaridade terrivel . Por regra quando Unesco, Onu Medicos sem fronteiras e outras ONG decidem fugir de algum lado porque a insegurança a isso obriga, quem nunca foge e quem sempre fica são essas feirinhas e esses padres missionarios . As Igrejas Cristãs ficam sempre . E é por isso que o Cristianismo cresce sempre no mundo apesar dos erros que tambem já cometeu . A pensar nos Outros, ( Imagine-se o escandalo ... isso de se preocupar com os outros ), e disposta a qualquer risco estam sempre as Igrejas Cristãs.

Recordo para os dememoria selectiva que quando a MAdre Teresa de Calcutá morreu teve no seu funeral 1 milhão de Hindús . E porque ? Porque a sua vida é o exemplo de como o Cristianismo vivido em Pleno é a mais bela e verdadeira de todas as Religiões .

Saudações Nacionais e Cristãs a quem as quiser receber

14 de janeiro de 2007 às 17:29:00 WET  
Blogger Caturo said...

O Pedro Dias parecia de facto estar a brincar...

Ó Pedro, essa das artes marciais foi gira, mas serviria para desviar os atentos do essencial: é que o Cristianismo manda realmente dar a outra face ao inimigo; e manda até permitir que o inimigo lhe tire tudo...

Onde é que está a superioridade disto?...

É de tal modo inconcebível e inimigo até da vivência natural que nunca em momento algum pôde uma força cristã (país ou império) pô-la em prática.

Então para que tem servido?

Tem servido para, ao longo dos séculos, ir envenenando o Ocidental, convencendo-o, paulatinamente, a amar realmente o inimigo, a achar que o Outro tem sempre razão e a dizer aos nossos que têm o «dever moral» de dar a outra face quando agredidos.

É por isso que agora os Europeus enfrentam um perigo de morte, inédito na sua História.

14 de janeiro de 2007 às 21:17:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Tem servido para, ao longo dos séculos, ir envenenando o Ocidental, convencendo-o, paulatinamente, a amar realmente o inimigo ... "

Ou seja a Solaazul não tem razão quando afirma que o Cristianismo nao tenada andado a tentar que os homens sejam capazes de amar o Inimigo .

Quanto a isso ser fonte de fraqueza e razões dos males da europa, ja aqui afirmei muitas vezes que a legítima defesa é obviamente legítima no Cristianismo, mas que mesmo quando se combate em legítima defesa, se deve fazê-lo amando o Inimigo, ou no minimo não o Odiando .

Saudações Nacionais

14 de janeiro de 2007 às 21:54:00 WET  
Blogger Caturo said...

Já agora, em que passagem do Novo Testamento é que se autoriza a legítima defesa? O que Jesus diz é precisamente o contrário...

Quanto à Sol Azul, referia-se aos crimes cometidos em nome do fanatismo cristão, de impor a outrem as suas crenças.

Saudações Nacionais

14 de janeiro de 2007 às 23:19:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

" Já agora, em que passagem do Novo Testamento é que se autoriza a legítima defesa? O que Jesus diz é precisamente o contrário... "

Aquilo que é o Cristianismo não se resume à Biblia ! O Catecismo da Igreja Católica :

Ponto 2266 do Catecismo da Igreja Catolica : "Preservar o bem comum da sociedade pode exigir que se coloque o agressor em estado de não poder fazer mal. A este título, reconheceu-se aos detentores da autoridade pública o direito e a obrigação de castigar com penas proporcionadas à gravidade do delito, incluindo a pena de morte em casos de extrema gravidade, se outros processos não bastarem. Por motivos análogos, foi confiado às autoridades legítimas o direito de repelir pelas armas os agressores da cidade."

De qualquer maneira note-se que em nenhum lado onde se refere o direito a matar por legitima defesa do proprio ou da cidade, deixa de estar implicito o amor ao proximo . O Valor " Amar o próximo como assim mesmo " não menoriza o dever de se amar a si mesmo ; Assim sendo no mesmo catecismo, no ponto 2264, a Igreja afirma " O Amor para consigo mesmo é um princípio fundamental da moralidade. É portanto legítimo fazer respeitar o seu próprio direito à vida "

Saudações Nacionais


Saudações Nacionais

15 de janeiro de 2007 às 00:14:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caturo

De qualquer maneira esqueceste no filme a forma respeitosa e elogiosa como Mel Gibson tratou a tribo vítima e atacada pelos hediondos sacrificadores de vidas a um Deus Diabólico . Ambas as tribos tinham o sentido do religioso, do Divino e da vida eterna, mas tal como hoje uma das tribos, a vítima, tinha uma forma ordenada de viver, quiça menos civilizada e avançada tecnologicamente, mas pura na sua forma de ver os valores esssenciais . Vi na primeira das tribos pagãs valores muito proximos aos do Cristianismo . Provavelmente foram esses valores que os fizeram aceitar facilmente a religião do Judeu VIVO . A outra das tribos pagãs apresentada no filme uma forma de viver e encarar o divino absolutamente Diabólica e essa sim suponho que tenha entrado em forte conflito com o Cristianismo .

Saudações

15 de janeiro de 2007 às 00:24:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Caro Pedro caçorino, Saudações!

Em primeiro de tudo quero agradecer-lhe o não me ter deixado sem resposta e apresentar-lhe o meu respeito, pelo modo elevado com que me responde.

No entanto pessoalmente muito teria eu a "argumentar" em muitas das questões e afirmações que o Pedro caçorino faz.
Respeitando evidentemente a sua fé e crença no cristianismo, apesar de eu o não professar.

Mas como para mim todo e qualquer um tem direito a ter a fé que bem entender, respeito todos os seus pontos de vista, embora não concordando ou até acreditando em muitos deles.

Esta temática sobre o cristianismo e mesmo a sua legitimidade é algo muito discutido por quase todos ao longo dos tempos. Assim como já fez correr muita tinta e muito sangue. E, como da discussão sai a luz é sempre útil fazê-lo sem preconceitos ou ataques pessoais aos opositores de uma ideia.

Acabei por ter admiração no que escreve, não propriamente pelo conteudo (como disse) as minhas observações do mundo e da história, põe em causa, muito do que diz) mas principalmente o modo limpo com que me responde.

Gostaria de rebater ponto por ponto, mas o espaço, creio que não chegaria e também não lido muito bem com isto de blogs e tenho que andar para baixo e para cima a verificar o que escreveu.

Daí darei unicamente uma opinião sumária e deficiente a algumas das coisas que diz. Lamentando não o poder fazer melhor.

Respondendo na medida do possível

- Não, não fiz nenhum estudo ou sondagem, sobre o assunto. O que acontece é que ao longo do tempo vou observando os comportamentos humanos. E verifiquei sem margem de dúvida nenhuma tudo quanto afirmo.

Evidentemente, tem razão. Não se pode generalizar tudo. Mas acontece que no que refere ao Cristianismo, talvez de certo modo o possa fazer. Não é ele o Mentor ao longo destes últimos 2000 anos da fé sobre todo o nosso Planeta? Se não é, pelo menos arroga-se o direito de Universalidade ao dizer e impôr (mesmo a não católico, cristão, etc...) que todo o humano nasce por vontade de Deus, que todos são seus filhos, que têm uma origem única.

O próprio cristianismo generaliza tudo e todos como dono absoluto de toda a alma humana, supostamente, colocada aqui por Deus.

Se eu tomar à letra as convicções cristãs e de Deus, não faço mais que seguir-lhes o exemplo, genarilzando também aquilo que de facto não o deveria ser.

Porque pessoalmente tenho a certeza. (repare que eu digo: TENHO A CERTEZA que não existe um Deus único. E, para aqui não me alongar porque isto de tomarmos as palavras dos outros na medida exacta e proporcional aos nossos próprios conhecimentos e convicções leva a muita deturpação e má análise do próximo. É que não somos todos iguais. Daí ficarei só por isto. Rigorosamente pelo que afirmo. No que refere a Deus todos sabemos que sempre o homem amou vários deuses.

Muito antes de Deus chegar ao homem já este estava recheado de deuses.

Ora como a Terra tem milhões de anos de existência, eu pergunto-lhe onde estaria o Deus de quem fala e como é que todo o homem sobre a face da terra pode ser seu filho. Se já existiam muito antes de Deus chegar.

Não! Eu não criticaria o cristão ou cristianismo, se de facto ele correspondesse exactamente áquilo que apregoa. "se calhar até era cristã"

U mundo de Paz e Amor entre os homens, para mim é um sonho que com toda a certeza nunca vou ver! E, isto porque os homens que professam a/s últimas religiões da Terra mostram-me todos os dias claramente o contrário.

Se eu estiver à espera que o cristianismo, islamismo, judaismo (como sabe são os mesmos que ocupam as três vertentes humanas) terei que vir à Terra daqui a mais 2000 anos, para ver se conseguiram realizar o sonho que apregoam à 2000 anos. Que pelos vistos não chegou para coisa nenhuma. Muito pelo contrário!

Eu dar-lhes-ia a eles cristãos uma ajudinha. Talvez quem sabe gostarem menos de dinheiro. - As cupulas destas religiões. - Porque dão a ideia que o cristianismo só existe para isso mesmo! Daí ser um Ideal nunca atingido. Talvez porque não seja o Ideal o seu verdadeiro objectivo e sim o dinheiro! Acho que eles enganam fundamentalmente, os seus próprios crentes!


Sou uma pessoa unicamente com conhecimento de mim própria. Este é o único que vale para mim.
Quanto aos restantes conhecimentos tenho aqueles que todos têm, adquridos na existência e nas escolas e ainda na busca pessoal pela verdade.

O tema DEUS desde criança me chamou a atenção. Fui em busca da verdade. Não me conformei com tudo aquilo que me disseram. Fui ver com os meus próprios olhos se me mentiam ou falavam a verdade.

E, descobri que me mentiam descaradamente. E, ainda ando a aprender.

Faço-lhe notar que tudo quanto diz não caiu em "saco roto" costumo ouvir atentamente as argumentações de outros de modo a aperfeiçoar os meus prórios conhecimentos. - não sou dona da verdade nem de coisa nenhuma.

Diz Bem "Ideal Cristão" - Um ideal Pedro caçorino que nunca passou disso mesmo. Concorda? Ou pode apresentar-me algo de concreto que desminta a minha afirmação?

Não existem Santos. Se tiverem que existir, quase pode pôr a Humanidade inteira! Porque o sofrimento humano de Nascer, viver e morrer, é ilimitado. Por isso viver já é só por si, para muitos e muitos e muitos, um esforço impressionante!

Nem sei porque existem tão poucos santos quando o mundo está cheio deles.

Mas por falar em Santos. Porque são todos esses Santos.Refiro-me aos canonizados. Eu respobndo-lhe: Primeiramente porque são todos católicos. De contrário não seriam santos. Quem determina isto?! Não é Deus e sim um punhado de homens que se arrogam o direito de falar e decidir por ele. Aqueles mesmos que dizem que o amam.

Os Santos para mim não existem nem têm nenhum significado. Peço desculpa.

Quero dar-lhe um exemplo do Tomás de Aquino que depois de muito matar e se arrepender, a Igreja transfomou-o em Santo. É um pequenissimo exemplo do que é um santo na Igreja.

Os homens amam a Igreja. Não amam nenhuma Divindade!

Não uma religião não é o que professa é o que é! Ou não é!

Os frutos reconhecem-se pela árvore e vice versa.

Conhece? Então, o que temos aqui. Se o fruto é mau é porque a árvore é má.

Se a árvore é má o fruto também não presta.

Desculpe uma religião não é o que ela professa porque o corpo da Igreja são os deus crentes. Eles são a Igreja! Sem eles a Igreja não existiria. Assim sendo a raíz é a mesma assim como o seu fruto.

- Pelo menos é o que eles dizem.
- Se bem que não é bem verdade. Mas não me quero desviar...

A Liberdade que o homem tem de agir já nasceu com ele! Se deus deu a liberdade como diz e o homem na sua própria religião não a professa na íntegra, de que vale a Religião?! Para que serve ela?

Bem... é superior porque prega o inalcançável! Desculpe, isto é um tanto ao quanto, estranho....

Prega o que sabe que nunca vai acontecer e por isso é superior! Desculpe não entendo como posso considerar o que não existe superior ou até mesmo inferior. O Ideal é inexistente. Completamente! Para criar uma comunidade de homens perfeitos?! Senhor, dois mil anos de cristianismo não chegaram para a almejada comunidade aparecer?! Pelo menos vermos a ponta do seu cume! Porque perfeito, perfeito, perfeito.... não existe e nunca existirá! Pelo menos com a civilização que temos e que parte exactamente dessa mesma Religião.....

Agora que nestes dois mil anos existem um amontoado de bispos, arcebispos, padres, feiras, frades, cónegos, abades, pessoal auxiliar, contractado, etc.... que ocupam lugares de relevo e Poder com uma vivência abastada por conta de todos os outros cristãos, - os leigos - aqueles que esperam uma recompensa futura e vou agradando à Igreja e não ao senhor, porque este mnunca ninguém viu.. nem verá, porque será?!... depois de morto... eu sei... - outro assunto...

Esta foi a 1ª parte e ficou muito aquem.

As outras, pode ser, depende...

Quero contudo afirmar ao Pedro caçorino que tudo quanto escrevi é unicamente uma tentativa de explicar, argumentar, contra argumentar e debater os meus pontos de vista. Exactamente porque dei valor ao que escreveu.

No fundo. Verdade mesmo é que ambos somos unicamente humanos e tentamos acreditar em algo bom.

Eu por um lado o Pedro caçorino por outro. Mas, tentamos.

É melhor mesmo preocuparmo-nos não em nos aperfeiçoar... e sim saber a verdade... porque senão nunca lá chegaremos.

Porque nós somos o que somos, nada mais!

Com Respeito e Admiração pelo que escreveu.

Solazul

15 de janeiro de 2007 às 10:37:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Saudações Cara SolAzul

Obrigado pela sua resposta e pela consideração demonstrada . A SolAzul tem as suas convicções sedimentadas e não pretendo demove-la delas tambem . Ousaria apena fazer-lhe um comentario / desafio a esta sua afirmação :

" Não! Eu não criticaria o cristão ou cristianismo, se de facto ele correspondesse exactamente áquilo que apregoa. "se calhar até era cristã"

Comentario : Sabe ... se se dedicar a procurar razões para detestar o Cristianismo encontra-las-à aos milhares . Se se dedicar a encontrar razões para gostar do Cristianismo, e isso não é certamente nas fontes que me parece consultar, encontrará muitissimo mais razões ainda . Uma coisa é certa pela sua frase que recortei afirma que se fosse mesmo assim se calhar até era Cristã . Todos nós aplicamos o tempo como queremos .

Eu cá pela minha parte tento encontrar o que de melhor existe em cada um dos lados . Acho que é o melhor que se deve fazer . Torna-nos menos amargos, mais positivos .. e mais crentes no Homens e Mulheres

Respeitosas Saudaçoes

15 de janeiro de 2007 às 13:25:00 WET  
Blogger Caturo said...

Realço esta passagem da resposta da Sol Azul, que responde bem ao argumento ético do Pedro Caçorino Dias:

Não uma religião não é o que professa é o que é! Ou não é!

Os frutos reconhecem-se pela árvore e vice versa.

Conhece? Então, o que temos aqui. Se o fruto é mau é porque a árvore é má.

Se a árvore é má o fruto também não presta.

Desculpe uma religião não é o que ela professa porque o corpo da Igreja são os deus crentes. Eles são a Igreja! Sem eles a Igreja não existiria. Assim sendo a raíz é a mesma assim como o seu fruto.

- Pelo menos é o que eles dizem.
- Se bem que não é bem verdade. Mas não me quero desviar...

A Liberdade que o homem tem de agir já nasceu com ele! Se deus deu a liberdade como diz e o homem na sua própria religião não a professa na íntegra, de que vale a Religião?! Para que serve ela?

Bem... é superior porque prega o inalcançável! Desculpe, isto é um tanto ao quanto, estranho....


De facto... pela boca morre o peixe, como diz o Povo. E se o próprio Jesus disse que se deve julgar a árvore pelos seus frutos...

15 de janeiro de 2007 às 16:14:00 WET  
Blogger Caturo said...

Vi na primeira das tribos pagãs valores muito proximos aos do Cristianismo . Provavelmente foram esses valores que os fizeram aceitar facilmente a religião do Judeu VIVO

Quem disse que aceitaram?...

A História diz outra coisa: até os indígenas mais inofensivos foram exterminados em nome do Cristianismo.

http://www.truthbeknown.com/victims.htm


Saudações Nacionais

15 de janeiro de 2007 às 16:18:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Olá de novo, Pedro caçorino

Apraz-me dizer uma única palavra: Inteligente. Inteligente abordagem que faz, deixando-me, mais ou menos, sem resposta.

Mas... como eu já previa poder usá-la... desculpe, treino com alguns católicos. Alguns até beatíssimos. Talvez me possa explicar.

Mas antes, gostaria de lançar uma farpazita. Mais ou menos brincadeira, de contrário, isto fica muito sério!

Não é padre?! É que podia sê-lo, a argumentação final é brilhante, mas não completamente convincente.

Vejamos:

Nenhuma das minhas convicções é verdadeiramente sedimentada. E, isto porque, as certezas são deste mundo. e este mundo é um mundo que eu não sigo propriamente à letra.

Quer dizer, que só sei o que sei, depois de confirmar com todos os meus sentidos.

Existem muitas outras coisas para as quais eu escuto, rectifico (se for caso disso) exactamente pela minha ignorância sobre as mesmas. Sei muito pouco.

Sobre o tema em debate - além do que sei por mim mesma e confirmei e vou confirmando ou alguém ou alguma coisa resolveu tomar-me com carinho e mostrar-me, já que desde muito cedo almejei a verdade. Seja pelo que for, - existe ainda a História da Humanidade. De todos os POVOS que está aí para ser lida como é e nunca interpretada.

Eu creio que o Pedro caçorino. Estou convicta disso, sabe que a História FALA! E contra factos reais, não existem argumentos possiveis!

Quando eu digo "que até poderia ser cristã" digo-o e afirmo-o se cristianismo fosse de facto uma crença de Amor verdadeiro. É apenas uma crença que agrupa em torno de si uma comunidade. Mas de divino. Verdadeiramente divino. Não creio.

E eu volto a repetir. Que o não é! E, não é, exactamente por muito ou pouco do que lhe expus antes. Se olhar o mundo à sua volta, verificará isso mesmo!

Se nem o Pai ama os seus filhos como pode o Homem amar-se entre si?!

Não basta dizer AMO. É preciso AMAR de Verdade. E, sabe do que falo. Dizem que é uma religião de Amor que veio criar uma irmandade sagrada. Mas, não é verdade.

Nestes 2000 anos, temos exactamente o oposto disso. Como poderei acreditar em cristianismo?

Até porque sei que é algo que foi implantado só há 2000 anos. E, foi-o de modo cruel. Destruiu, aboliu, despersonalizou, tudo quanto lhe apareceu pelo caminho. Não respeitou POVOS nem a liberdade de ser de cada um.

Ainda hoje é dificil falarmos uns com os outros sem que um dos lados não saia melindrado. Quando não entram em guerras reais.

(por enquanto aqui, ainda somos excepção) é bom sinal!

Portanto eu seria cristã se.... o cristianismo não existisse. E, como ele não existe, se calhar até sou.

Desculpe, estas coisas saiem-me dos dedos. E, não sei se entendeu. Nem eu sei se entendi. Acho que sim!

Continuando:

É tão fácil demover-me como difícil! É tudo uma questão de me provarem que estou enganada. E, normalmente não sou muito exigente. Neste caso só mostrando-me que a História do homem mente quando afirma o que afirma sobre a Religião em causa. Só mostrando-me que a própria Bíblia mente. É que lá, lá mesmo, nesse livro tomando como exemplo, está lá preto no branco, a minha base de sustentação. Se é que tenho uma.

Até de deuses fala! Veja, como as coisas são! Veio o senhor e há que varre-los a todos, chegando a colocar-se à frente dos seus exércitos para combater o inimigo que já aqui habitava. E exigindo ser o único adorado. Não amado e sim adorado. Mesmo esses inimigos serem seus filhos não o impediu o os ter exterminado. e a Liberdade que lhes tinha dado para amarem quem quisessem, pelos vistos não lhe agradou.

Como posso eu entender tal coisa?!
Porque incomodava tanto o senhor os humanos amarem ou adorarem outros deuses?!
Não conheceria Ele o coração dos homens?
Se Ele não queria, porque demorou ele tanto?!!!!!! Foi o último Deus a chegar.
É estranho...

Lembro até de uma expressão no Antigo Testamento: "O Senhor deitava fogo pelas bentas"

- Isto é terrível! Como vê não é uma questão de má vontade. É uma questão de ler. Isso sim, uma das coisas que sei fazer.

Mas não é só aí que muita coisa põe por terra a suposta religião de amor. Também no Novo Testamento. Penso que Lucas ou Mateus escrevem, se é que escrevem esta coisa espantosa:

Cristo disse:

Não julgueis que vim trazer paz à Terra. E, sim a guerra. (de momdento não tenho comigo as frases exactas. mas estão lá)

Pôr pai contra o filho e o filho contra o pai. Mãe contra a filha e filha contra a mãe.

Quem não abandonar os seus e não me seguir não é digno de mim,
etc....


Percebe?! não é uma questão de enveredar por este ou aquele caminho. É uma questão de ver, sem vendas. Ter coragem para ver.

Eu não procuro as razões para detestar o cristianismo.Infelizmente elas estão demasiado à vista. Demasiado mesmo. Nem que eu quisesse tapar o meu Sol com uma peneira não o conseguiria. Eu procuro a verdade. Unicamente a verdade. E, não são os homens da Igreja que ma vão dar. Até porque vivemos um mundo de uma descomunal, mentira!


Quanto às minhas consultas. São todas. Boas, más, positivas negativas, do contra, a favor, do próprio seio... Só conhecendo por dentro é que nós sabemos o que tem o ovo.

Por isso não é por aí.

Quanto aos novos caminhos, vou trilhando de vagarinho.. Mas, dentro de mim existe algo que nenhuma religião me tirará. A Paz e o Amor que trago dentro de mim. E, posso dizer que não preciso de religião nenhuma para nada para ser verdadeiramente religiosa.

No entanto sempre estive perto mais do passado do que do presente. Como se o Passado me falasse e me dissesse: é a nós que tu amas. E, aqui, não é homem nenhum que mo diz. Nem religião. Costumo até dizer que sou arreligiosa.

Aplico o meu Tempo a existir. Fazendo assim que ele "corra".
Enquanto isso vou observando tristemente o quão longe todos estamos por causa de meia dúzia... longe da verdade tão ansiada por todos.

E, assim sendo, nunca saberemos o que andamos para aqui a fazer: a não ser viver até morrer.... filosofias... se calhar...

Concordo com a última parte. Plenamente. Também acho que devemos buscar os aspectos positivos de ambos os lados. Costumo fazer isso mesmo. No entanto não podemos descurar a realidade. E, no cristianismo só as palavras e nem todas são boas. Porque quanto ao restante ainda não vi! Mas pode ser que seja eu que vejo mal. Pode ser.
Alguns actos isolados. Mas esses todos nós os praticamos. Católicos ou não!


Espero não ter-lhe dado a ideia de ser uma pessoa amarga ou negativa. Porque de facto não o sou.

Quanto há crença nos homens e as mulheres do mundo. Confesso que ainda balanço muito sobre eles.

Pedro Caçorino, mais uma vez agradeço-lhe o "debate" religioso. Nem eu serei cristã algum dia nem o Pedro caçorino amará ou acreditará que exie algo mais para além do cristianismo...


Mas o que interessa é que ambos vamos fazendo o nosso melhor, em relação a tudo e todos.

E... amigos na mesma!!!

Cumprimentos. Espero não o ter decepcionado o não ter sido convertida! Sinceramente!

15 de janeiro de 2007 às 16:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

" Não é padre?! É que podia sê-lo,"

Hahaha ... não não sou Padre !

Para dizer a verdade em tempos pensei em ser tudo :

Militar : E comandar um dia uma revolta militar que Restaura-se a Grandeza de Portugal

Padre Missionario : E ir por esse mundo fora resolver todos os problemas da humanidade .

Acabei por casar e ser Pai de 7 filhos, contribuindo assim furiosamente para a preservação da Tribo Lusitana .

Cara Solazul ... não tentei nada converte-la ... quem converte é Deus e normalmente só o faz a quem tiver o coração aberto a isso. O proselitismo Cristão não é mais do que ser como um gravador que debita coisas . As palavras não convertem ninguem ... ! Como dizia alguém : " As palavras voam, a escrita permanece ... o exemplo arrasta " . Os maus exemplos arrastam tambem e no seu caso arrastaram-na para longe do CRistianismo . Apesar de ser filho de Cristãos, a realidade é que tambem eu fui de questionar tudo e todos e foi o exemplo de varios Cristãos que conheço que me arrastou a ser um Cristão convicto . Se um dia a Solazul encontrar um e um só verdadeiro Cristão e tiver o coração aberto a isso, verá que se deixará arrastar com gosto .


E claro está ... obviamente amigos como sempre .

Ah é verdade ... a SolAzul é uma camarada Nacionalista ?

Saudações Cristãs

15 de janeiro de 2007 às 21:16:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

" De facto... pela boca morre o peixe, como diz o Povo. E se o próprio Jesus disse que se deve julgar a árvore pelos seus frutos... "

Bom Caturo, e é exactamente por isso, por pensar que os frutos são excelentes, que eu sou Cristão . Eu penso isso e muito mais gente pensa isso . Aliás quem tanto duvida a existencia de um só Deus devia pensar se não se enquadra naquele caso da mãe que olhando para a marcha de um batalhão afirmava que iam todos de passo trocado menos o filho .

Saudações

15 de janeiro de 2007 às 21:48:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Foi lindo!

Gostei muito do seu humor, Pedro Caçolino: "Acho que digo o nome mal. Mas é sem intenção"!

Depois de um jantar... Soube-me bem lê-lo!

E foi a minha hora de sorrir. Só não dei a gargalhada. Mas estou a sorrir feliz, ao lê-lo.

Não é padre?! É pena (leva jeito) quase que me ia convertendo!

Coisa difícil, garanto-lhe!

Obrigada, por este instante.

É, também sonhei mais ao menos assim. Só que não tive os 7 filhos. Não faltava mais nada! Nem penso tê-los. Que outros continuem a prole Lusitana.

Amo Portugal e os Lusitanos estão no meu coração! Mas sou fraquita para acto tão grandioso!

Palavra que essa coisa assusta-me! Deve doer muito!

Teve 7 filhos? Teve não! Alguém os teve por si. Essa pessoa, sim é que é de louvar. Ela sim sofreu essas dores.

Sou muito medricas!

Fiquei só bem disposta. Acho até que é a primeira vez que me encontro neste mundo com alguém assim tão bem disposto. Nem ficou ofendido nem nada comigo.

Obrigada amigo.

Vamos lá ao que interessa.

- Comandar uma REVOLTA em PORTUGAL! Essa também me agradava. Até sonhei ser uma espécie de Maria da Fonte e arrastar todo o português por esse País fora. Até Lisboa e tirar os "senhores" ou direi "traidores"? de lá. A exemplo de como fizeram no tempo da ocupação Espanhola. Filipina...

Diga lá se não era bonito! Até iamos parecer os guerreiros de antigamente. Orgulhosos nos seus valores! Como eu ia adorar ver o Povo Português levantar-se em vez de olhar cabisbaixo a todas as atrocidades que lançam contra Nós e a nossa Nação!

Eu aliava-me a si! Juro! Estou farta de os ver a destruir o nosso solo!

Bem, deixeimo-nos de política, porque eu não sou política.

Agora é que o decepcionei.

(nem cristã, nem politica!)

Bem

Sou Uma Nacionalista convicta, sem cartão de identificação. Nunca gostei de cartões!

Isto tem muito a ver com o meu avô. Esse sim, Nacionalista mais do que convicto!

Eu sou Nacionalista mas muitas vezes os Nacionalistas decepcionam-me. Parecem-nme meninas. Com as suas guerrinhas intestinas. Portugal é o que interessa! Deveria estar sempre em Primeirissimo lugar!

E isto é para que a Nossa prole possa continuar! Senão... ninguém mais vai ter a sua coragem! 7 ?!!! A começar já por mim!


Defender a Nossa Pátria. Defender a Nossa Nação. Defender as nossas raízes. Defender a Nossa Cultura. Defender o Nosso Povo!... Enfim!...

Mas espante-se! Não me querem. É pena, sou Portuguesa de gema. Gemíssima. E, estarei ainda a fazer o que posso, quanto a isso.

Se é Nacionalista espero que o seja da Alma e não só de uma filiação!
Espero. Verdadeiramente.

Acho que leva jeito. Quase me convenceu!

Quase......

Até vou deixar a religião de parte, por agora! Acho que merece!

Por isso só uma coisinha. 7 filhos?! para contribuir para a nossa pequena mas forte tribo lusitana?

- Parasitas do Universo à solta é o que é. São tantos mas tantos, que podiam fecundar todas as mulheres europeias de uma vez só! Ouvi dizer. Que horror! Coisa poderosa! Estranha e macabra! As proles com estes aliados podem prelongar-se até à eternidade! -

Isto foi mesmo um aparte.

Gostei muito. Mesmo muito de si. Ou do que li. Falta saber! Mas tem espírito, sim senhora!

Obrigada. E a religião que se "lixe". Não me apetece "discutir" consigo.

Arrastada estou a ser agora. Não é que encontrei um cristão-nacionalista, simpático que se não ofende comigo?!

Obrigada Amigo!
Muito Obrigada!

Bem haja!

15 de janeiro de 2007 às 22:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Ai, desculpem, acho que me enganei!

Respondi a um Anónimo a julgar ser o Pedro caçolino.

Só vi agora!

Peço as minhas desculpas, pela precipitação! Agora, tá! Nada a fazer!

15 de janeiro de 2007 às 22:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Oh SolAzul

O anonimo era eu mesmo ... esqueci-me foi de assinar

Saudações e obrigado pela sua estima ! Asseguro-lhe que fiquei todo orgulhoso

15 de janeiro de 2007 às 23:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

pedro caçorino é mais um cristão com panca forte :))

15 de janeiro de 2007 às 23:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

cada vez mais simpatizo com o PNR.
Essa coisa das runas e dos deuses,feitos à nossa medida e circunstâncias, é coisa de adolescentes com crises de personalidade.Ou de adultos ressabiados e tristes, sózinhos em casa. Espelho meu! Espelho meu! Há alguêm mais feio(a) do que eu?

15 de janeiro de 2007 às 23:52:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Azul e Branco ... És o Pinto da Costa ... ? Ou nao serás a Carolina Salgado ?

16 de janeiro de 2007 às 00:00:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Nós somos os ultras
dos Super Dragões

Fodemos lagartos
Também lampiões

Nós vamos ao Sul
Os No Name humilhar
Por ti grande Porto
Nós vamos cantar

É a Pronuncia do Norte
Somos o Povo mais Forte !

la la la la la la
la la la la la

16 de janeiro de 2007 às 00:26:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Logo vi que eras mais um Bimbo ... :)))))

16 de janeiro de 2007 às 10:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

e com muito gosto!:)))
Biba o belenenses tb é azul e branco

Quem é que quer saber?
Quem nós somos?
Nós vamos dizer!
Quem nós somos?

Nós somos os Super Dragões,
somos anti-lampiões,
cantamos, gritamos
Força Porto és campeão !

clap clap clap

16 de janeiro de 2007 às 11:14:00 WET  
Blogger Caturo said...

Essa coisa das runas e dos deuses,feitos à nossa medida e circunstâncias, é coisa de adolescentes com crises de personalidade. Ou de adultos ressabiados e tristes, sózinhos em casa.

Sim, as civilizações grega, romana, hindu, asteca, inca, maia, japonesa, céltica, tudo isso foi feito por adolescentes com crises de personalidade... ou por adultos ressabiados e tristes, «sózinhos» em casa.

16 de janeiro de 2007 às 12:34:00 WET  
Blogger Caturo said...

Veio o senhor e há que varre-los a todos, chegando a colocar-se à frente dos seus exércitos para combater o inimigo que já aqui habitava. E exigindo ser o único adorado. Não amado e sim adorado. Mesmo esses inimigos serem seus filhos não o impediu o os ter exterminado. e a Liberdade que lhes tinha dado para amarem quem quisessem, pelos vistos não lhe agradou.
Como posso eu entender tal coisa?!
Porque incomodava tanto o senhor os humanos amarem ou adorarem outros deuses?!
Não conheceria Ele o coração dos homens?
Se Ele não queria, porque demorou ele tanto?!!!!!! Foi o último Deus a chegar.
É estranho...
(...)
Mas não é só aí que muita coisa põe por terra a suposta religião de amor. Também no Novo Testamento. Penso que Lucas ou Mateus escrevem, se é que escrevem esta coisa espantosa:
Cristo disse:
Não julgueis que vim trazer paz à Terra. E, sim a guerra. (de momdento não tenho comigo as frases exactas. mas estão lá)
Pôr pai contra o filho e o filho contra o pai. Mãe contra a filha e filha contra a mãe.
Quem não abandonar os seus e não me seguir não é digno de mim,
etc....



Bem visto.

16 de janeiro de 2007 às 12:40:00 WET  
Blogger Caturo said...

Aliás quem tanto duvida a existencia de um só Deus devia pensar se não se enquadra naquele caso da mãe que olhando para a marcha de um batalhão afirmava que iam todos de passo trocado menos o filho .

É curioso que os pagãos romanos diziam precisamente isso aos primeiros cristãos, que teimavam em opôr-se a toda a civilização pagã.

Saudações

16 de janeiro de 2007 às 12:42:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Camarada Caturo Luso-Ariano!Escrevi crises de personalidade, não crises de Identidade. :)) :»

Na minha parte , nunca leste, algo do genéro: «eu respeito todas as religiões mas quero o que paganismo se lixe» ou «o paganismo é sinónimo de ignorância, e de todos os males da humanidade».
Não quero, e aí sou fundamentalista, que os tempos da maçonaria/carbonária de afonso costa, reapareçam.
-Azul e branco, um Nacionalista Renovador que tem o poder misterioso e especial de respeitar os outros, desde que O respeitem.

Saudação de braço alto para todos os Nacionalistas

16 de janeiro de 2007 às 13:06:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Vai levar no cu, azul e branco, lambes o cu aos teus donos Mário Maluco e Vasco Leitão.

16 de janeiro de 2007 às 15:01:00 WET  
Blogger Unknown said...

Que decepção! Ainda em nome de Deus tecem estas grandes bobagens e se prendem a um estado filosófico nacionalista biltre. Venham assistir o que estas idéias européias fizeram a América Latina seus orgulhosos. Sou mais a Sol Azul. Não percebem o que está acontecendo ao redor, cabeças pequenas, a terra é uma só e está deteriorada. Fiquem pensando em seu nacionalismo barato, é um bom motivo para não ver e ir deixando tudo se acabar. Quanto da ignorancia de dogmas, dos canhões portugueses de antes e das falas de agora continuam deteriorando este planeta. As grandes civilizações desapareceram antes por chegarem a um grau superior de ciência e consciência maior do que tinham os barbaros e idiotas egocentricos que as invadiram.

22 de abril de 2007 às 19:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Radamés, bem podes limpar as mãos à parede com a tua «consciência universal» ou lá o que é essa merda que deves ter lido nalguma revistola «new age». Só o Nacionalismo é caminho para os Povos Europeus.

Quanto à América Latina, amanhem-se, que quase tudo o que aí têm de bom foi-vos deixado pelos Europeus.

23 de abril de 2007 às 14:51:00 WEST  
Blogger Radamés said...

A sua educação é diferente. Vocês deixaram a varíola, doença dos ..., que dizimou muito mais do que os biltres canhões. Milhões morreram enquanto toneladas de prata e ouro foram parar em algum lugar daí. Não esfregamos as mãos nas paredes, diferentemente de muitos daí, nem entendí o que isso sgnifica para você, porém todos os dias temos toalhas e banho, herança da cultura indígena Charrua, Guarany e etc... Culturas mais limpas que os rançosos que desembarcaram aqui. Sua varíola e higiene mostram o que fizeram de bom na América. Apesar de descendente de Portugueses e de cor branca, tenho vergonha desse seu nacionalismo. Será que a Europa precisa disso ainda? Creio que não, é muito maior e dá a ensinar por seus próprios erros. Esta história de nacionalismo lembra o que fizeram na Alemanha. Um nojo este tipo de limpeza. Em outras épocas fizeram isso aqui também e quanto tempo ainda vão levar para se limpar?

30 de abril de 2007 às 05:34:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A sua educação é diferente. Vocês deixaram a varíola,

Juntamente com os edifícios, as estradas, a administração, a medicina ocidental, a democracia, a ciência ocidental, as línguas europeias, enfim... praticamente tudo o que vocês têm em matéria de civilização.

Infelizmente, até vos pusemos aí e tudo.



Não esfregamos as mãos nas paredes, diferentemente de muitos daí,

Mas é isso que deves fazer, para ver se as limpas, às mãos, da sujidade em que as meteste com essa conversa idiota.



porém todos os dias temos toalhas e banho, herança da cultura indígena Charrua,

Ahahahah.... dantes, quem tinha deixado na Ibéria o hábito de tomar banho todos os dias tinham sido os Mouros, agora afinal foram os Índios da América que inventaram o costume de tomar banho todos os dias...
Que ridiculamente contraditório é o politicamente correcto imbecil e doentiamente anti-europeu.



Apesar de descendente de Portugueses e de cor branca, tenho vergonha desse seu nacionalismo

Não tens que ter vergonha disso, porque nada tens a ver com este Nacionalismo - tu terias de ter vergonha, isso sim, era de dizeres as atrasadices mentais que dizes, mas, como nunca vais perceber como desonestamente mentecapto o teu discurso, acabas por também não ter vergonha nenhuma.

30 de abril de 2007 às 11:16:00 WEST  
Blogger Caturo said...

m outras épocas fizeram isso aqui também e quanto tempo ainda vão levar para se limpar?

Não precisamos de nos limpar de coisa alguma - vocês é que pelos vistos não se sentem bem em ser de origem europeia. A bastardia que eventualmente têm no sangue multiplica-se na vossa mioleira, daí que só vos saiam aberrações quando tentam expressar aquilo que «pensam». Enfim, se não gostam de ser o que são, suicidem-se.

30 de abril de 2007 às 11:18:00 WEST  
Blogger Radamés said...

A sua educação é diferente. Vocês deixaram a varíola,

Juntamente com os edifícios, as estradas, a administração, a medicina ocidental, a democracia, a ciência ocidental, as línguas europeias, enfim... praticamente tudo o que vocês têm em matéria de civilização.

Resposta:
Você chama aquecimento global, o estilo Europeu e a destruição, de civilização? Estamos presenciando, mais uma vez, a sua cultura nacionalista de destruição em massa fazendo efeito em nosso próprio meio ambiente. Eu torço que seu lugar de moradia seja bem alto, porém é bom lembrar que nem todos terão esta sorte.

Infelizmente, até vos pusemos aí e tudo.

Resposta:
Foi o “excedente” da Europa. Não sabiam o que fazer e desovaram nas ditas “colônias” aquilo que “achavam” que não servia mais como gente. Os governos compravam terras, ou tomavam as terras e/ou destruíam famílias, roubavam e degredavam em nome de Deus para construir igrejas, mosteiros e castelos, além de financiarem as invasões. Também, em busca da prata e do ouro, foram explorar e destruir civilizações inteiras que caminhavam com usas próprias pernas, felizes com a dignidade que adquiriam a cada evolução em direção ao Supremo. São ”os interrompidos” por visões de exploradores e materialistas, que hoje perderam o sentido da vida e procuram psicólogos e psiquiatras para dirimir seus problemas na vida.

Não esfregamos as mãos nas paredes, diferentemente de muitos daí,

Mas é isso que deves fazer, para ver se as limpas, às mãos, da sujidade em que as meteste com essa conversa idiota.

Resposta:
Tudo que te afete deve ser idiota. Estou deixando estes últimos escritos e não retornarei mais aqui. Deixo você livre para não responder mais. Sugiro que procures pelo livro, ou já que gosta de filmes, o documentário da National Geografic acerca do título “Armas, Germes & Aço”. Também o documentário “O Arquiteto da Destruição”. Vais, com certeza, ampliar a sua cultura.

porém todos os dias temos toalhas e banho, herança da cultura indígena Charrua,

Ahahahah.... dantes, quem tinha deixado na Ibéria o hábito de tomar banho todos os dias tinham sido os Mouros, agora afinal foram os Índios da América que inventaram o costume de tomar banho todos os dias...
Que ridiculamente contraditório é o politicamente correcto imbecil e doentiamente anti-europeu.

Resposta:
Não sou anti-europeu, sou contra as suas idéias de social-nacionalismo. Os índios usavam os rios limpos e cheios de peixes, a floresta rica e a natureza e preservavam-na para as próximas gerações. Portanto, enquanto viviam em harmonia, outros homens de além mar procuravam invadir, doutrinar, expropriar e obter vantagens políticas e pessoais. A vida livre e natural é coisa que muitos Europeus ainda não tiveram o privilégio de conhecer. Felizmente vários Europeus são boas pessoas, pois tem cultura e valores. Também admiro os Mouros por sua sabedoria e cultura, que infelizmente, também foi arrasada e só ficou para a história, como você bem sabe.

Apesar de descendente de Portugueses e de cor branca, tenho vergonha desse seu nacionalismo

Não tens que ter vergonha disso, porque nada tens a ver com este Nacionalismo - tu terias de ter vergonha, isso sim, era de dizeres as atrasadices mentais que dizes, mas, como nunca vais perceber como desonestamente mentecapto o teu discurso, acabas por também não ter vergonha nenhuma.

Resposta:
Nacionalismo, um erro, atraso, desconexo, desespero, labirinto. Seu discurso é atabalhoado.

Segunda-feira, Abril 30, 2007 11:16:00 AM
Caturo said...

m outras épocas fizeram isso aqui também e quanto tempo ainda vão levar para se limpar?

Não precisamos de nos limpar de coisa alguma - vocês é que pelos vistos não se sentem bem em ser de origem europeia. A bastardia que eventualmente têm no sangue multiplica-se na vossa mioleira, daí que só vos saiam aberrações quando tentam expressar aquilo que «pensam». Enfim, se não gostam de ser o que são, suicidem-se.

Resposta:
Não é questão de “sentir-se bem em ser de origem Européia” ou não, mas sim de ouvir essa asneira de nacionalismo barato, sem elevada consistência, inteligência e justificativas, em detrimento do universo em que estamos inseridos e a missão que todos têm nesta terra. Acreditar em dogmas, que há um representante de Deus exclusivo na terra. A acreditar que são os melhores, que devem ser nacionalistas no nível atual da consciência humana. Isto tudo é brincar com a fé da existência de um Deus Supremo e que ele possa estar em todos os lugares, é ignorar que tudo que está aqui tem vida e foi criado por ele para a igualdade e união. Infelizmente algumas das invenções como máquinas de guerra e idéias políticas de separação foram desenvolvidas aí e em suas circunvizinhanças, ou seja, pelos maravilhosos, orgulhosos de seus canhões e exércitos.

Penso que estes assuntos e a forma como estão sendo discutidos não estão trazendo bons resultados. Conforme comentado anteriormente, não escreverei mais aqui em seu blog e faço sugestão para que limpes/apagues os textos, pois em nada contribuem para o desenvolvimento das pessoas/humanidade. É mais um sujeira que ficará disponível ao público da Internet. Tenho um e-mail, caso queira conversar outros assuntos, vou tentar descobrir o seu e encaminho o meu depois, caso queira manter algum contato futuro para troca de idéias construtivas.

Obrigado e tenha uma ótima semana.

30 de abril de 2007 às 16:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Juntamente com os edifícios, as estradas, a administração, a medicina ocidental, a democracia, a ciência ocidental, as línguas europeias, enfim... praticamente tudo o que vocês têm em matéria de civilização.

Você chama aquecimento global,

Aquecimento global que só está a ser combatido pelos Europeus ou pelos povos de origem europeia.



o estilo Europeu e a destruição, de civilização?

Sem dúvida que o estilo Europeu é civilização; e a destruição existe em todas as culturas.


Estamos presenciando, mais uma vez, a sua cultura nacionalista de destruição

Parvoíce. O Nacionalismo nada tem a ver com a poluição, não caia tanto no ridículo.



Foi o “excedente” da Europa

É graças a tal excedente que vocês existem. Se isso vos causa complexos de inferioridade, a culpa não é nossa.



Não sabiam o que fazer e desovaram nas ditas “colônias” aquilo que “achavam” que não servia mais como gente

Pelo contrário. Essa gente foi para aí porque quis. E um dia até alcançaram a independência. No caso do Brasil, nem sequer houve guerra.



Mas é isso que deves fazer, para ver se as limpas, às mãos, da sujidade em que as meteste com essa conversa idiota.

Tudo que te afete deve ser idiota

A idiotia desagrada-me, não me afecta.



A vida livre e natural é coisa que muitos Europeus ainda não tiveram o privilégio de conhecer

Que ridículo, vê-se mesmo que nunca saíste de Jacáré-Páguá do Sul... Sabes lá o que é a Europa ou como é que viviam a maioria dos Europeus ainda no início do século XX, deves pensar que isto aqui já nasceu industrializado e cinzento como as cidades espaciais da «Guerra das Estrelas».



Não tens que ter vergonha disso, porque nada tens a ver com este Nacionalismo - tu terias de ter vergonha, isso sim, era de dizeres as atrasadices mentais que dizes, mas, como nunca vais perceber como desonestamente mentecapto o teu discurso, acabas por também não ter vergonha nenhuma.

Resposta:
Nacionalismo, um erro, atraso, desconexo, desespero, labirinto. Seu discurso é atabalhoado


Resposta mais ataboalhada do que esta nunca vi, ahahahah.



em detrimento do universo em que estamos inseridos

Mas qual universo, brasileiro. O Universo não pertence a todos por igual. Se não queres o Nacionalismo Europeu, nada te obriga a vir para a Europa - é até conveniente que o não faças.



A acreditar que são os melhores, que devem ser nacionalistas no nível atual da consciência humana

Não há consciência humana a sério sem sentido de estirpe. Fixa esta.



Isto tudo é brincar com a fé da existência de um Deus Supremo e que ele possa estar em todos os lugares, é ignorar que tudo que está aqui tem vida e foi criado por ele para a igualdade e união

Era o que faltava. Até porque Deuses há muitos. Os seus não são os nossos.

30 de abril de 2007 às 18:21:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home