domingo, setembro 17, 2006

CENSURA FALHADA - VITÓRIA DA LIBERDADE NA ALEMANHA

Governo alemão rejeita nova tentativa de proibir partido de extrema direita

O ministro alemão do Interior, Wolfgang Schäuble, é contra uma nova tentativa de proibir o Partido Nacional Democrático da Alemanha (NPD), de extrema direita. O ministro democrata-cristão alertou que o serviço secreto não poderia vigiar o partido enquanto corresse um novo processo. Schäuble acha que a atuação do NPD poderia ser combatida através de um maior engajamento da sociedade civil.

O secretário geral do Partido Social Democrata (SPD), Hubertus Heil, também rejeita uma nova tentativa de proibição do NPD e exige que os políticos dêem mais importância ao problema do extremismo de direita.
Ele conclamou todos os eleitores a votar nos partidos democráticos. "Quem vota no NPD, não dá um voto de protesto e, sim, apóia os neonazistas e seus objetivos anti-humanos e anticonstitucionais", disse.
A exigência de proibição do NPD partiu recentemente do vice-presidente do Conselho Central dos Judeus da Alemanha, Dieter Graumann. Este havia feito um apelo, a fim de que o governo federal se empenhe mais uma vez em proibir o partido de extrema direita. Graumann considera ampla demais a liberdade dos extremistas e neonazistas no país.
Em 2003, o então ministro do Interior, Otto Schily (SPD), havia fracassado na tentativa de proibir o NPD. Após um longo processo, o Tribunal Constitucional Federal não considerou suficientes as provas de inconstitucionalidade do partido.