quarta-feira, novembro 30, 2005

MAIS UMA OBRA DO IMORTAL VATE DO MOVIMENTO NACIONALISTA

Do Diário de Notícias:

É amanhã apresentado no Círculo Eça de Queirós, em Lisboa, às 19.00, o livro póstumo do poeta e ensaísta Rodrigo Emílio, Pequeno Presépio de Poemas de Natal, editado pela Antília. A obra inclui 85 poemas de Natal escritos pelo autor de Serenata a Meus Umbrais entre 1959 e 2003, acompanhados por um estudo intitulado "O Tema da Natividade na Poesia Portuguesa - a nacionalização poética do Natal e a reliogiosidade e regionalidade inscritas no mesmo, enquanto motivo de inspiração criadora".

A apresentação do livro está a cargo de António Manuel Couto Viana, que também assina a introdução de Pequeno Presépio de Poemas de Natal, escrevendo a certa altura "o génio poético português deleita-se com a ternura milagrosa do presépio, desde Gil Vicente, Frei Agostinho da Cruz, Jerónimo Baía, Almeida Garrett, Castilho, António Sardinha, Augusto Gil, João de Deus, António Corrêa d'Oliveira, Régio, Torga, António e Álvaro Feijó, até a David Mourão-Ferreira que, como o autor destas linhas, deu à estampa um volume inteiramente dedicado ao assunto. É Rodrigo Emílio o terceiro a fazê-lo".

Poeta, ensaísta, crítico e polemista, Rodrigo Emílio morreu em Março de 2004, em Lisboa, aos 60 anos. Deixou uma vasta obra poética, parcialmente reunida em colectâneas como Primeira Colheita ou Serenata a meus Umbrais.