segunda-feira, maio 09, 2005

GALIZA CEIVE!



Sobre um novo partido galaico de linha ideológica identitária... e que promissor é o seu símbolo e as suas palavras: entendem a Galiza "como un espacio no soló geográfico sino también social, cultural, y ¿por qué no?, un espacio mítico".

(...)

"No creemos en los aislacionismos, todo lo que pasa en España y en Europa nos afecta, es nuestro deber como gallegos repensar España y repensar Europa desde aquí, no somos la periferia, somos el centro, porque aquí vivimos. Para dar respuestas a los desafíos actuales hay que ser originales, para ser originales hay que ser conscientes de nuestros origines. Denunciamos y rechazamos el autoodio hacia lo propio, tan común en Galicia, el etnomasoquismo actual de los europeos que se creen culpables de todos los males del mundo."

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Lá está esta gente com a suástica indiana, que coisa! È bom meter nestas cabecinhas, de uma vez por todas, que a suástica nunca passou de um simples símbolo geométrico na Europa, sem nada da carga que o mesmo tem no mundo indo-ariano. A inspiração é, assim, obviamente, o nazismo, uma vez que nada mais o pode justificar. Depois queixam-se da "censura politicamente correcta"!

9 de maio de 2005 às 04:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quem é que lhe garante que a suástica nunca significou nada na Europa? Quem é que pode dizer que os Indo-Europeus da Índia atribuíam um sentido sagrado a este símbolo e que tal sentido era inteiramente estranho aos Indo-Europeus do Ocidente?

Falta, no mínimo, um bocadinho de verosimilhança a esse raciocínio, sobretudo quando se sabe que a suástica estava relacionada, por exemplo, com Mjollnir, o martelo de Thor, arma máxima de protecção dos Deuses e dos homens contra as forças inimigas. Assim, tanto na Índia como na Escandinávia, a suástica está ligada à boa sorte e ao poder ígneo (Thor é o Deus do Trovão, logo, do Fogo dos Céus).


Porque seria que a suástica aparecia por todo o Ocidente, tanto na Grécia, como em Roma, como no mundo céltico, como no leste eslavo? Simples coincidência?
Quer-se fazer crer que povos iminentemente religiosos gravavam todos o mesmo símbolo, com variantes na forma, só por um mero sentido de estética?...

9 de maio de 2005 às 05:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Porque seria que a suástica aparecia por todo o Ocidente, tanto na Grécia, como em Roma, como no mundo céltico, como no leste eslavo? Simples coincidência?
Quer-se fazer crer que povos iminentemente religiosos gravavam todos o mesmo símbolo, com variantes na forma, só por um mero sentido de estética?..."

Não significou nada porque, se tivesse significado, nós bem o saberíamos hoje. A suástica aparece por toda a América ameríndia, na África e até entre os aborígenas na Austrália. Também está nos balneários romanos, nas ruínas de Conímbriga e daí em frente. Os únicos para quem esse símbolo teve e tem real significado são os Hindus, que por isso mesmo o usam para enfeitar os seus templos e casas há alguns milhares de anos. O Nazismo apropriou-se desse símbolo porque, entre alguma historiografia da época - que substituíra o mundo semita pelo indo-ariano como origem antiga da Europa - começara a utilizar o símbolo como sinal dos antigos Arianos, que seriam os antepassados dos europeus. Os Nazis inventaram as suas teorias raciais colocando-se na base dessas suposições e apresentando-se como os "verdadeiros arianos". O resto, como se sabe, é a história do horror que representou com o nazismo.

9 de maio de 2005 às 19:22:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Não significou nada porque, se tivesse significado, nós bem o saberíamos hoje.»

Não é uma conclusão lógica. A Suástica, no que respeita ao contexto da antiga Europa, não aparece avulso, mas sim em locais específicos, ligados ao fogo ou à saúde (naquela espécie de saunas que os povos castrejos tinham, por exemplo, na citânia de Briteiros). Na Irlanda, é um símbolo consagrado a Brigit, Deusa Ígnea e protectora da Irlanda. A suástica aparece também mesmo ao centro do escudo ritual de Battersea, e é grosseiro sugerir que para povos tão religiosos a colocação desse símbolo em partes privilegiadas do seu mundo material fosse mera coincidência ou algo de puramente estético. Como bem sabe qualquer estudante de História arcaica, nada na arte antiga é casual ou meramente estético.

A presença da suástica nas imagens que representam o martelo de Thor, a existência de broches germânicos em forma de suástica, até a gravação da suástica como símbolo único num anel de um rei visigodo da Ibéria, não serão certamente mera coincidência. A Suástica e derivados surge também em tumbas luso-romanas, indicando porventura um caminho do morto para um benévolo Outro Mundo.

No leste eslavo, entretanto, o Kolovrat, ou Suástica eslava, era símbolo de Perun que, curiosamente, é o equivalente eslavo do nórdico Thor... por alguma razão se encontraram vários amuletos em forma de suástica usados por Godos e por Eslavos.

É pois de aceitar que a Suástica tivesse na Europa antiga um significado similar senão mesmo igual ao que tinha na Índia.

9 de maio de 2005 às 21:44:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home