terça-feira, dezembro 21, 2004

MEMÓRIAS DE SEMPRE

Nesta temporada natalícia, tem havido produtos culturais bem apropriados para a época, o que nem sempre acontece.
Registou-se, não só a repetição do espectáculo de Carmina Burana, obra que em boa hora representa figuras pagãs entre as quais Vénus, de modo assaz esplendoroso, diga-se, mas também a exibição, em 20 e 21 do corrente, de uma mini-série em dois episódios (o segundo será exibido dia 21, no canal 1 pelas 22.15) que conta uma das sagas mais importantes da tradição germânica, a de Siegfried/Sigurd e de Brynhild/Brunilde, o Anel dos Nibelungos.

E, feliz coincidência, esta recordação das raizes pagãs germânicas, parte da tradição europeia, é emitida precisamente no dia em que, na tradição nórdica, se inicia o «período perigoso» em que Odin, partindo do Valhalla (literalmente «Palácio dos Caídos», isto é, dos heróis falecidos em batalha) lidera a atroadora e aterradora Cavalgada Selvagem pelos ares da noite tempestuosa, acompanhado pelas suas Valquírias e pelos fantasmas dos guerreiros mortos em combate.

A partir desta data e por mais doze dias, as pessoas deixavam a mesa posta depois de comerem, para o caso de Odin resolver aparecer de noite e poder deste modo servir-se... estará porventura nisto a origem da tradição de deixar a mesa posta na noite de Natal...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »

7 de março de 2007 às 07:40:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home