quarta-feira, dezembro 03, 2025

ALEMANHA - PELA PRIMEIRA VEZ, A MAIORIA DO POVO NÃO REJEITA A POSSIBILIDADE DE VOTAR NA AFD, QUE É, PARA JÁ, O PARTIDO QUE TEM MAIS SIMPATIZANTES

Uma nova pesquisa mostra que, pela primeira vez, a maioria dos Alemães não descarta completamente votar no partido Alternativa para a Alemanha (AfD), marcando um importante passo para o partido.
Embora os média e o sistema tenham travado uma campanha incessante contra o grupo de Direita, essa campanha parece ter fracassado, pelo menos até agora. A empresa de pesquisas Insa constatou que 49% dos Alemães descartam votar no AfD, enquanto o restante poderia, em teoria, considerar votar nele.
Isto, no entanto, também precisa de ser contextualizado. O partido AfD ainda é o pior partido em termos de número de pessoas dispostas a votar nele. Por outras palavras, embora o Partido Verde, por exemplo, tenha uma percentagem de votos muito menor do que o AfD, ainda há mais alemães que dizem que poderiam imaginar-se a votar nesse partido do que alemães que dizem que poderiam imaginar-se a votar no AfD.
“Pouco menos da metade das pessoas descarta completamente votar no AfD. Este ainda é o pior resultado entre todos os partidos na 'pergunta negativa de Soles', mas o melhor resultado já registado nesta categoria para o AfD”, disse o chefe da Insa, Hermann Binkert, ao jornal Bild, conforme relatado pelo Tagesspiegel.
Ainda assim, o resultado demonstra um progresso significativo para o AfD e pode complicar ainda mais os esforços para proibir o partido.
A última pesquisa do Insa também constatou que o AfD continua a ser o partido número um do país, embora por uma margem estreita. O AfD aparece com 26% das intenções de voto, seguido de perto pelo CDU e CSU, ambos com 25,5%. O SPD está com 15%.
O facto de o AfD não ser apenas o partido número um, mas também estar a ganhar cada vez mais espaço entre os Alemães, continua a ser retratado como uma catástrofe para o sistema, que está desesperado para sabotar o partido.
Notavelmente, o AfD alcançou a primeira posição nas pesquisas apesar das ameaças de proibição e da vigilância em massa a que os seus membros estão sujeitos. Ao mesmo tempo, um império midiático financiado pelos contribuintes, alimentado por biliões de euros em pagamentos obrigatórios das famílias alemãs, tem publicado propaganda incessantemente contra o partido.
Então, porque é que, apesar de todas essas medidas, os Alemães estão-se a mostrar mais receptivos à possibilidade de votar no AfD? Há muitos factores potenciais. No entanto, muitos analistas apontam para algumas realidades fundamentais: uma economia em deterioraçãogastos sociais exorbitantes com imigrantes, impulsionados por dívidas, moradias cada vez menos acessíveis e espaços públicos, comboios, autocarros e metros perigosos. Estes factores estão-se a mostrar insuportáveis ​​para uma parcela cada vez maior da população alemã.
Além disso, as atualizações quase semanais sobre a deterioração das escolas, incluindo violência e insegurança, em grande parte devido à imigração em massa, estão a fazer com que muitos alemães questionem a guinada do país em direcção à abertura das fronteiras e sua cultura "acolhedora".
Questões como o aumento exorbitante dos custos das tradicionais feiras de Natal alemãs, decorrentes de medidas anti-terroristas e arcados por cidades e municípios com dificuldades financeiras, evidenciam ainda mais as falhas das políticas de segurança e imigração do país.
Isto significa que, apesar dos biliões investidos em propaganda, os Alemães estão-se a tornar mais receptivos às principais mensagens económicas, de segurança e anti-imigração do AfD. Os média e o governo alemão têm limitações quanto à censura e ao controle de danos.
*
Fonte: https://rmx.news/article/for-the-first-time-fewer-than-50-of-germans-categorically-reject-voting-for-the-anti-immigration-afd-party/

* * *


Roma e Pavia não se fizeram num dia... e a Democracia mostra, cada vez mais, que é aliada natural do Nacionalismo. Décadas de incitação ao ódio contra os nacionalistas, contra o «racismo!», contra o seu próprio passado, tudo isso tem menos força do que o impulso vital da Estirpe, que vai acordando a pouco e pouco. Logo se vê se o despertar ainda acontece a tempo.