terça-feira, agosto 26, 2025

GAZA - ONU DIZ 3553 CAMIÕES ENTRARAM EM GAZA, ISRAEL AFIRMA QUE NA VERDADE DEIXOU ENTRAR EM GAZA 9200 CAMIÕES

Houve “graves discrepâncias nos relatórios” feitos pela ONU quanto à quantidade de ajuda que chegou a Gaza, disse a agência israelita COGAT (Coordenação de Actividades Governamentais nos Territórios), afirmando que quase 6000 camiões de ajuda que entraram em Gaza desde Maio foram omitidos dos relatórios da ONU.
Desde Maio, segundo dados da ONU, apenas 3553 camiões entraram em Gaza.
Na realidade, Israel facilitou a entrada de quase 9200 caminhões, 2,5 vezes o volume de ajuda que a ONU afirma ter realmente relatado.
“Os dados da ONU sobre o volume de ajuda, juntamente com declarações e relatórios repetidos de membros seniores da comunidade internacional, são frequentemente apresentados como uma verdade absoluta indiscutível”, disse o COGAT.
“No entanto, os mecanismos de documentação e monitorizamento da ONU são deficientes e apresentam uma imagem enganosa, parcial e, às vezes, imprecisa da situação humanitária na Faixa de Gaza.”
O painel não inclui a ajuda entregue por outros actores do sistema humanitário, incluindo vários Estados, outras organizações internacionais, o sector privado, lançamentos aéreos e os centros de distribuição da empresa americana Gaza Humanitarian Foundation, explicou o COGAT.
*
Fontes:
https://www.jpost.com/middle-east/article-864701
https://jihadwatch.org/2025/08/un-says-3553-aid-trucks-have-entered-gaza-since-may-when-israel-actually-facilitated-entry-of-9200-trucks