terça-feira, junho 18, 2024

ÍNDIA - MUÇULMANOS DISPARAM CONTRA PROCISSÃO RELIGIOSA HINDU EM JAMMU

Nota: «Yatra» significa «peregrinação»

Um terrorista foi morto num tiroteio em andamento na área fronteiriça de Hiranagar, no distrito de Kathua, depois de ultras atacarem uma casa na vila de Saida Sukhal, disse um oficial da polícia.
A operação de busca está em andamento para prender outro terrorista, disse Anand Jain, Director Geral Adicional da Polícia (ADGP),  Jammu.
“Eles também dispararam contra civis. Um terrorista foi morto e uma busca pelo outro está em andamento”, disse ele.
O ADGP  de Jammu disse ainda que o ataque parece ser uma manobra para perturbar o  Amarnath Yatra.
“À medida que Amarnath yatra se aproxima, isto parece ser uma estratégia para perturbar o yatra. Um civil está ferido e não há situação de reféns”, disse Jain.
Enquanto isso, o Ministro da União Jitendra Singh também foi ao seu X oficial e postou: “Estou em contacto online contínuo com DC Kathua Rakesh Minhas após um ataque terrorista a uma casa na vila de Saida, no sector de Hiranagar, perto da fronteira internacional. Também estou em contacto com o PES Kathua Sh Anayat Ali Choudhary, que está no local. O dono da casa atacada (nome não divulgado) também está em contacto pelo telemóvel Uma operação conjunta policial e paramilitar está em andamento. Um terrorista neutralizado até agora. Eu e meu escritório estamos em contacto constante e acompanhando de perto os desenvolvimentos.”
Anteriormente, depois de tiros serem ouvidos na vila de Saida Sukhal, perto de Koota Mode, sob a área da esquadra de polícia de Hiranagar, em Kathua, na noite de Martes, o oficial da esquadra (SHO) Hiranagar e o polícia subdivisional (SDPO) correram para o local.
Segundo a polícia, os terroristas pediram água a algumas casas das quais os aldeões ficaram desconfiados e fecharam-lhes as portas. Os terroristas entraram em pânico e dispararam aleatoriamente para o ar e também contra os aldeões que passavam.
Um terrorista foi morto enquanto lançava uma granada contra o grupo policial enquanto a busca pelo outro terrorista estava em andamento, disse a polícia.
Entretanto, dois civis feridos em disparos de terroristas em Hiranagar foram inicialmente levados ao hospital de Hiranagar para tratamento. No entanto, eles foram transferidos para o Kathua Government Medical College (GMC) para tratamento adicional.
A polícia, com a ajuda da CRPF, isolou a área. Um grupo de busca está a limpar as casas uma por uma. Até agora, uma família composta por marido e mulher foi evacuada para o hospital.
A polícia  de Jammu e Caxemira também instou os cidadãos a esperar por informações autênticas e a não se permitirem espalhar diferentes narrativas não verificadas. Citando isso como um desafio à segurança nacional colocado por elementos hostis de todo o mundo, a polícia disse em comunicado: “Solicita-se aos cidadãos que ajudem e cooperem com a polícia na conclusão da operação de forma lógica e bem-sucedida, para que os terroristas sejam mortos e, simultaneamente, os feridos ( se encontrados) sejam evacuados para tratamento.
Notavelmente, dois encontros estão a acontecer agora, um em Hiranagar, em Kathua, e outro em Chattergala  Baderwah, no distrito de Doda.
“A união do #Exército e da #Polícia Naka envolveu #terroristas na área de Chattargala de #Doda. O tiroteio está a acontecer. Mais detalhes a seguir”, disse o ADGP em publicação no X.
*
Fontes:
https://www.opindia.com/2024/06/jammu-adgp-calls-kathua-terror-attack-ploy-to-disturb-amarnath-yatra/
 https://www.jihadwatch.org/2024/06/india-muslims-open-fire-on-civilians-attempt-to-disrupt-hindu-pilgrimage

* * *

O território já foi de maioria hindu...
O que será que motiva esta intolerância musla, será do Trump, do racismo branco, da deslocação do eixo da Terra ou do aquecimento climático?, se calhar é mesmo do profeta original...